A invenção (franciscana) da cultura munduruku: sobre a produção escrita dos missionários da Província de Santo Antônio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27321 |
Resumo: | Em 1911, franciscanos alemães recém-chegados ao Brasil, e, mais especificamente, ao Pará, fundaram a assim chamada Missão de São Francisco do rio Cururú, em meio ao território dos índios Munduruku. Juntamente com um equipamento missionário que procurava atender ao programa de civilização dos "selvícolas", os franciscanos também deixaram de herança uma documentação religiosa formada por diários, crônicas e ensaios pretensamente etnológicos, que permitiu que a construção de uma variedade de discursos religiosos que procuravam analisar a cultura indígena. E estes discursos, ao serem publicados, realizavam uma invenção da sociedade munduruku. |
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A invenção (franciscana) da cultura munduruku: sobre a produção escrita dos missionários da Província de Santo Antônio Franciscanos alemãesMundurukudiscurso missionáriocultura indígenadocumentação religiosaGerman FranciscansMundurukumissionary speechindigenous culturereligious documentation Em 1911, franciscanos alemães recém-chegados ao Brasil, e, mais especificamente, ao Pará, fundaram a assim chamada Missão de São Francisco do rio Cururú, em meio ao território dos índios Munduruku. Juntamente com um equipamento missionário que procurava atender ao programa de civilização dos "selvícolas", os franciscanos também deixaram de herança uma documentação religiosa formada por diários, crônicas e ensaios pretensamente etnológicos, que permitiu que a construção de uma variedade de discursos religiosos que procuravam analisar a cultura indígena. E estes discursos, ao serem publicados, realizavam uma invenção da sociedade munduruku. In 1911, German Franciscans who had recently arrived in Brasil, and, more specifically, in the State of Pará, founded a religious mission named Missão de São Francisco do rio Cururu, in the middle of the Munduruku territory. The Franciscans left behind not only a missionary equipment that tried to fulfill the missionary program of civilization for indians, but also a religious documentation, formed by diaries, chronicles and essays allegedly ethnological, that allowed the construction of a variety of religious speeches about the indigenous culture. And when these discourses were published, they invented a Munduruku society. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/2732110.1590/S0034-77012009000200006Revista de Antropologia; v. 52 n. 2 (2009); 633-676Revista de Antropologia; Vol. 52 No 2 (2009); 633-676Revista de Antropologia; Vol. 52 Núm. 2 (2009); 633-676Revista de Antropologia; Vol. 52 No. 2 (2009); 633-6761678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27321/29093Collevatti, Jayne Hungerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:01:52Zoai:revistas.usp.br:article/27321Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:01:52Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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