A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giumbelli, Emerson
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de antropologia (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345
Resumo: O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos.
id USP-55_c6e90c2296a93811e6577881c31abdcd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27345
network_acronym_str USP-55
network_name_str Revista de antropologia (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso ensino religiosoantropologia da religiãolaicidadereligious educationanthropology of religionsecularism O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos. This article examines some official curriculum guidelines and textbooks of some major publishers directed to religious education - a discipline offered by public schools in Brazil. The goal is to know what in this material is defined as "religion" and how it organizes the universe resulting from that definition - especially the way it tackles what it would be common and what it would be specific to the particular religious traditions and groups. The inspiration for the analysis comes from authors who explore the disputed status of the category "religion". The article also discusses part of that literature and proposes avenues for future studies. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/2734510.1590/S0034-77012010000100002Revista de Antropologia; v. 53 n. 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 No 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 Núm. 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 No. 1 (2010); 39-78 1678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345/29117Giumbelli, Emersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:01:34Zoai:revistas.usp.br:article/27345Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:01:34Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
title A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
spellingShingle A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
Giumbelli, Emerson
ensino religioso
antropologia da religião
laicidade
religious education
anthropology of religion
secularism
title_short A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
title_full A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
title_fullStr A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
title_full_unstemmed A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
title_sort A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
author Giumbelli, Emerson
author_facet Giumbelli, Emerson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giumbelli, Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv ensino religioso
antropologia da religião
laicidade
religious education
anthropology of religion
secularism
topic ensino religioso
antropologia da religião
laicidade
religious education
anthropology of religion
secularism
description O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345
10.1590/S0034-77012010000100002
url https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345
identifier_str_mv 10.1590/S0034-77012010000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345/29117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Antropologia; v. 53 n. 1 (2010); 39-78
Revista de Antropologia; Vol. 53 No 1 (2010); 39-78
Revista de Antropologia; Vol. 53 Núm. 1 (2010); 39-78
Revista de Antropologia; Vol. 53 No. 1 (2010); 39-78
1678-9857
0034-7701
reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de antropologia (São Paulo. Online)
collection Revista de antropologia (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br
_version_ 1797242186189766656