A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345 |
Resumo: | O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos. |
id |
USP-55_c6e90c2296a93811e6577881c31abdcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/27345 |
network_acronym_str |
USP-55 |
network_name_str |
Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso ensino religiosoantropologia da religiãolaicidadereligious educationanthropology of religionsecularism O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos. This article examines some official curriculum guidelines and textbooks of some major publishers directed to religious education - a discipline offered by public schools in Brazil. The goal is to know what in this material is defined as "religion" and how it organizes the universe resulting from that definition - especially the way it tackles what it would be common and what it would be specific to the particular religious traditions and groups. The inspiration for the analysis comes from authors who explore the disputed status of the category "religion". The article also discusses part of that literature and proposes avenues for future studies. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/2734510.1590/S0034-77012010000100002Revista de Antropologia; v. 53 n. 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 No 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 Núm. 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 No. 1 (2010); 39-78 1678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345/29117Giumbelli, Emersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:01:34Zoai:revistas.usp.br:article/27345Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:01:34Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso |
title |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso |
spellingShingle |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso Giumbelli, Emerson ensino religioso antropologia da religião laicidade religious education anthropology of religion secularism |
title_short |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso |
title_full |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso |
title_fullStr |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso |
title_full_unstemmed |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso |
title_sort |
A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso |
author |
Giumbelli, Emerson |
author_facet |
Giumbelli, Emerson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giumbelli, Emerson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino religioso antropologia da religião laicidade religious education anthropology of religion secularism |
topic |
ensino religioso antropologia da religião laicidade religious education anthropology of religion secularism |
description |
O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345 10.1590/S0034-77012010000100002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0034-77012010000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27345/29117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Antropologia; v. 53 n. 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 No 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 Núm. 1 (2010); 39-78 Revista de Antropologia; Vol. 53 No. 1 (2010); 39-78 1678-9857 0034-7701 reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
collection |
Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br |
_version_ |
1797242186189766656 |