Crescendo como um Xikrin: uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27078 |
Resumo: | Este artigo busca entender o processo de desenvolvimento infantil entre os Xikrin através de sua própria concepção de criança e do crescimento, além de uma análise que busca focar o modo como as crianças intervêm ativamente nesse processo. Assim, o artigo filia-se a uma nova ênfase da antropologia contemporânea, aquela que recupera os estudos sobre a infância em outras sociedades a partir de concepções de Pessoa e da participação ativa da criança em sua própria inserção na vida social, recusando a visão da socialização como meio de incutir em "imaturos", que imitam e miniaturizam a vida adulta, valores e comportamentos socialmente aceitos. |
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Crescendo como um Xikrin: uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá antropologia da infânciasocializaçãoaprendizadotransmissão de conhecimentosanthropology of childhoodsocialisationanthropology of learningknowledge transmission Este artigo busca entender o processo de desenvolvimento infantil entre os Xikrin através de sua própria concepção de criança e do crescimento, além de uma análise que busca focar o modo como as crianças intervêm ativamente nesse processo. Assim, o artigo filia-se a uma nova ênfase da antropologia contemporânea, aquela que recupera os estudos sobre a infância em outras sociedades a partir de concepções de Pessoa e da participação ativa da criança em sua própria inserção na vida social, recusando a visão da socialização como meio de incutir em "imaturos", que imitam e miniaturizam a vida adulta, valores e comportamentos socialmente aceitos. The development of children among the Xikrin, an indigenous people of Northern Brazil, is examined through the study of their own conceptions of childhood and growing up, along with an analysis that focuses on the way children actively enact themselves on this process. Thus, the paper aims to contribute to the ongoing effort towards recovering those anthropological analyses of childhood among other societies which focus on conceptions of the Self and of the active participation of the child in its insertion in social life, refusing a view of socialisation as the way to impinge on "immature people", which imitate adult life, proper values and behaviours. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/2707810.1590/S0034-77012000000200009Revista de Antropologia; v. 43 n. 2 (2000); 195-222 Revista de Antropologia; Vol. 43 No 2 (2000); 195-222 Revista de Antropologia; Vol. 43 Núm. 2 (2000); 195-222 Revista de Antropologia; Vol. 43 No. 2 (2000); 195-222 1678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27078/28850Cohn, Clariceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:05:39Zoai:revistas.usp.br:article/27078Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:05:39Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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