Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43699 |
Resumo: | A formação da metrópole paulista está relacionada ao processo histórico de implantação de suas infra-estruturas regionais a partir do final do século 20, com suas motivações de ordem econômica e seus reflexos territoriais. A partir de então, o papel preponderante de São Paulo na rede de cidades foi fundamental para seu desenvolvimento econômico e sua consolidação como principal cidade do país. Este artigo analisa a importância do entendimento da escala regional relacionada aos planos e projetos para São Paulo, desde o Plano de Avenidas, nos anos 30, ao Rodoanel, nos anos 90, e o percurso de seu planejamento e gestão a partir da experiência do sistema metropolitano, nos anos 70, e seu contraponto, a partir dos anos 90, com os processos de licenciamento ambiental desses grandes projetos. Na atualidade, a discussão de planos e projetos é bastante complexa em São Paulo, pois deve considerar, além do impacto local do empreendimento, os interesses regionais relacionados a essas iniciativas. Para demonstrar essa posição, avaliamos o resultado do licenciamento ambiental do projeto de Ampliação da Calha do Rio Tietê e do Rodoanel Trecho Sul, para a efetiva condução dos processos de estruturação e desenvolvimento da metrópole, em suas diversas escalas. A partir da percepção dos resultados da experiência de planejamento e gestão metropolitana, nos anos 70, da atualização da discussão de metrópole inserida no contexto da globalização econômica, nos anos 90, e das experiências atuais dos sistemas metropolitanos vigentes em São Paulo parece-nos necessário restabelecer um sistema de planejamento metropolitano efetivo em novas bases, com legitimidade, compromisso e governança. |
id |
USP-58_6cd09fbea436c7ebc2633faaeb8476a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43699 |
network_acronym_str |
USP-58 |
network_name_str |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto localGobernanza metropolitana e infraestructura en São Paulo: el reto de conciliar los intereses regionales y el impacto localMetropolitan governance and infrastructure in São Paulo: the challenge of mediating regional interests and local impactSão Paulometropolisinfrastructuremanagementplanningenvironmental licensingSão Paulometrópoliinfraestructuragestiónplanificaciónlicencia ambientalSão Paulometrópoleinfra-estruturagestãoplanejamentolicenciamento ambientalA formação da metrópole paulista está relacionada ao processo histórico de implantação de suas infra-estruturas regionais a partir do final do século 20, com suas motivações de ordem econômica e seus reflexos territoriais. A partir de então, o papel preponderante de São Paulo na rede de cidades foi fundamental para seu desenvolvimento econômico e sua consolidação como principal cidade do país. Este artigo analisa a importância do entendimento da escala regional relacionada aos planos e projetos para São Paulo, desde o Plano de Avenidas, nos anos 30, ao Rodoanel, nos anos 90, e o percurso de seu planejamento e gestão a partir da experiência do sistema metropolitano, nos anos 70, e seu contraponto, a partir dos anos 90, com os processos de licenciamento ambiental desses grandes projetos. Na atualidade, a discussão de planos e projetos é bastante complexa em São Paulo, pois deve considerar, além do impacto local do empreendimento, os interesses regionais relacionados a essas iniciativas. Para demonstrar essa posição, avaliamos o resultado do licenciamento ambiental do projeto de Ampliação da Calha do Rio Tietê e do Rodoanel Trecho Sul, para a efetiva condução dos processos de estruturação e desenvolvimento da metrópole, em suas diversas escalas. A partir da percepção dos resultados da experiência de planejamento e gestão metropolitana, nos anos 70, da atualização da discussão de metrópole inserida no contexto da globalização econômica, nos anos 90, e das experiências atuais dos sistemas metropolitanos vigentes em São Paulo parece-nos necessário restabelecer um sistema de planejamento metropolitano efetivo em novas bases, com legitimidade, compromisso e governança.La formación de la metrópoli paulista está relacionada con el proceso histórico de implantación de sus infraestructuras regionales a partir del final del siglo 19, con sus motivaciones económicas y reflejos territoriales. Desde entonces, el papel predominante de São Paulo en la red de ciudades ha sido fundamental para su desarrollo económico y su consolidación como principal ciudad del país. Este trabajo analiza la importancia de la comprensión de la escala regional relacionada a los planes y proyectos para São Paulo, desde el Plan de Avenidas, en los años 1930, hasta el Anillo Vial, en los años 1990, y el recorrido de su planificación y gestión a partir de la experiencia del sistema metropolitano, en los años 1970, y su contrapunto, a partir de los años 1990, con el proceso de concesión de licencias ambientales de estos grandes proyectos. En la actualidad, la discusión de planes y proyectos en São Paulo es muy compleja, porque debe tener en cuenta, además del impacto local de los proyectos, a los intereses regionales relacionados a tales iniciativas. Para demostrar esa posición, hemos evaluado el resultado de la licencia ambiental al proyecto de Ampliación del Cauce del Río Tietê, y del tramo sur del Anillo Vial, para la efectiva conducción de los procesos de estructuración y desarrollo de la metrópoli en sus distintas escalas. A partir de la percepción de los resultados de la experiencia de planificación y gestión metropolitana, en los años 1970, de la actualización de la discusión de metrópoli bajo el contexto de globalización económica, en los años 1990, y de las experiencias actuales de sistemas metropolitanos en São Paulo, consideramos necesario restablecer un sistema efectivo de planificación metropolitana, sobre nuevas bases, con legitimidad, compromiso y gobernanza.The formation of the São Paulo metropolis is related to the historical process of building regional infrastructure as of the late 19th century, in connection with economic motivation and territorial influences. Since that time, São Paulo has played a key role in the network of cities that has been fundamental to its economic development and to its recognition as the most important city in Brazil. This article examines the importance of understanding the regional scale in relation to São Paulo's plans and projects, from Plano de Avenidas (Avenue Plan) in the 1930s to the Rodoanel (ring road) in the 1990s; the experience of planning and management of the metropolitan system in the 1970s and, in contrast, the environmental licensing process of these large projects after the 1990s. Discussing São Paulo's plans and projects is a complex task, because a project's local impact as well as regional interests must be considered. From different perspectives, the author reviewed the results of environmental licensing of Ampliação da Calha do Rio Tietê (deepening the bed of the Tietê river) and Rodoanel Trecho Sul (south section of the ring road) projects, and their actual role in the future arrangement and development of the São Paulo metropolis. Based on (a) the results of the metropolitan planning experience in the 1970s, (b) the updating of the metropolitan discussion in the 1990s from an economic globalization perspective, and (c) the current experience of metropolitan systems in the state of São Paulo, it seems necessary to re-establish an effective metropolitan planning and management system in order to guarantee its legitimacy, commitment and governance.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/4369910.11606/issn.2317-2762.v0i28p18-34PosFAUUSP; n. 28 (2010); 18-34Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 28 (2010); 18-34Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 28 (2010); 18-342317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43699/47321Copyright (c) 2010 Marcelo Sacenco Asquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAsquino, Marcelo Sacenco2019-12-05T13:39:09Zoai:revistas.usp.br:article/43699Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2019-12-05T13:39:09Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local Gobernanza metropolitana e infraestructura en São Paulo: el reto de conciliar los intereses regionales y el impacto local Metropolitan governance and infrastructure in São Paulo: the challenge of mediating regional interests and local impact |
title |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local |
spellingShingle |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local Asquino, Marcelo Sacenco São Paulo metropolis infrastructure management planning environmental licensing São Paulo metrópoli infraestructura gestión planificación licencia ambiental São Paulo metrópole infra-estrutura gestão planejamento licenciamento ambiental |
title_short |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local |
title_full |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local |
title_fullStr |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local |
title_full_unstemmed |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local |
title_sort |
Governança metropolitana e infra-estrutura em São Paulo: o desafio de conciliar interesses regionais e impacto local |
author |
Asquino, Marcelo Sacenco |
author_facet |
Asquino, Marcelo Sacenco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Asquino, Marcelo Sacenco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
São Paulo metropolis infrastructure management planning environmental licensing São Paulo metrópoli infraestructura gestión planificación licencia ambiental São Paulo metrópole infra-estrutura gestão planejamento licenciamento ambiental |
topic |
São Paulo metropolis infrastructure management planning environmental licensing São Paulo metrópoli infraestructura gestión planificación licencia ambiental São Paulo metrópole infra-estrutura gestão planejamento licenciamento ambiental |
description |
A formação da metrópole paulista está relacionada ao processo histórico de implantação de suas infra-estruturas regionais a partir do final do século 20, com suas motivações de ordem econômica e seus reflexos territoriais. A partir de então, o papel preponderante de São Paulo na rede de cidades foi fundamental para seu desenvolvimento econômico e sua consolidação como principal cidade do país. Este artigo analisa a importância do entendimento da escala regional relacionada aos planos e projetos para São Paulo, desde o Plano de Avenidas, nos anos 30, ao Rodoanel, nos anos 90, e o percurso de seu planejamento e gestão a partir da experiência do sistema metropolitano, nos anos 70, e seu contraponto, a partir dos anos 90, com os processos de licenciamento ambiental desses grandes projetos. Na atualidade, a discussão de planos e projetos é bastante complexa em São Paulo, pois deve considerar, além do impacto local do empreendimento, os interesses regionais relacionados a essas iniciativas. Para demonstrar essa posição, avaliamos o resultado do licenciamento ambiental do projeto de Ampliação da Calha do Rio Tietê e do Rodoanel Trecho Sul, para a efetiva condução dos processos de estruturação e desenvolvimento da metrópole, em suas diversas escalas. A partir da percepção dos resultados da experiência de planejamento e gestão metropolitana, nos anos 70, da atualização da discussão de metrópole inserida no contexto da globalização econômica, nos anos 90, e das experiências atuais dos sistemas metropolitanos vigentes em São Paulo parece-nos necessário restabelecer um sistema de planejamento metropolitano efetivo em novas bases, com legitimidade, compromisso e governança. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43699 10.11606/issn.2317-2762.v0i28p18-34 |
url |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43699 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-2762.v0i28p18-34 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43699/47321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Marcelo Sacenco Asquino info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Marcelo Sacenco Asquino |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. |
dc.source.none.fl_str_mv |
PosFAUUSP; n. 28 (2010); 18-34 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 28 (2010); 18-34 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 28 (2010); 18-34 2317-2762 1518-9554 reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
collection |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvposfau@usp.br|| |
_version_ |
1797231648100581376 |