Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43703 |
Resumo: | Este artigo procura investigar a leitura que o arquiteto Robert Venturi faz de alguns traços da obra de Le Corbusier, para conceber suas considerações sobre arquitetura e comunicação. Para isso, foram estudadas, de modo breve, as maneiras como Le Corbusier já fazia uso, em sua obra, de algumas categorias que, posteriormente, seriam atribuídas, excelentemente, aos ditos pós-modernos: a retórica, a alusão, a memória dos centro históricos e dos interiores decorados. Tendo em vista a obra geral do arquiteto suíço, é certo que essas categorias aparecem somente nas entrelinhas de seu projeto modernista de reorganização das cidades. Entretanto, uma leitura de minúcias revela alguns temas – especificamente o interesse de Corbusier nos monumentos de Paris, seus pórticos desenhados na Ville contemporaine (1921), e a lareira com motivos surrealistas na cobertura De Beistegui (1929) que seriam objeto de pleno interesse para historiadores e arquitetos da década de 1960. Justamente, nessa recuperação de traços obscuros de Corbusier, Venturi posiciona alguns de seus temas, especificamente em suas soluções residenciais, privilegiando – e, em alguns casos, mesmo exagerando, a imagem chaminé, duplicando sua altura ou colocando-a como grande ordenadora da planta. Todo esse debate será estudado tendo, como pano de fundo, escritos recentes que realizam um balanço crítico das rupturas engendradas pela dita arquitetura pós-moderna com os modernismos. Fazendo uso de considerações de Andreas Huyssen, Paul Virilio e Beatriz Colomina, entre outros, procurou-se ora delimitar, com maior clareza, a fronteira entre essas duas correntes do século 20, ora diluir seus contornos, revelando semelhanças que, eventualmente, fazem-nas indissociáveis. |
id |
USP-58_7cd5dd130c5507f2c3fe068fed9dff16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43703 |
network_acronym_str |
USP-58 |
network_name_str |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismoPórticos, letreiros, lareiras Le Corbusier e Robert Venturi, sobre simbolismo e velocidade no modernismoGates, billboards, fireplaces Le Corbusier and Robert Venturi on symbolism and velocityArquitetura modernaLe CorbusierRobert VenturiPós-modernismoEste artigo procura investigar a leitura que o arquiteto Robert Venturi faz de alguns traços da obra de Le Corbusier, para conceber suas considerações sobre arquitetura e comunicação. Para isso, foram estudadas, de modo breve, as maneiras como Le Corbusier já fazia uso, em sua obra, de algumas categorias que, posteriormente, seriam atribuídas, excelentemente, aos ditos pós-modernos: a retórica, a alusão, a memória dos centro históricos e dos interiores decorados. Tendo em vista a obra geral do arquiteto suíço, é certo que essas categorias aparecem somente nas entrelinhas de seu projeto modernista de reorganização das cidades. Entretanto, uma leitura de minúcias revela alguns temas – especificamente o interesse de Corbusier nos monumentos de Paris, seus pórticos desenhados na Ville contemporaine (1921), e a lareira com motivos surrealistas na cobertura De Beistegui (1929) que seriam objeto de pleno interesse para historiadores e arquitetos da década de 1960. Justamente, nessa recuperação de traços obscuros de Corbusier, Venturi posiciona alguns de seus temas, especificamente em suas soluções residenciais, privilegiando – e, em alguns casos, mesmo exagerando, a imagem chaminé, duplicando sua altura ou colocando-a como grande ordenadora da planta. Todo esse debate será estudado tendo, como pano de fundo, escritos recentes que realizam um balanço crítico das rupturas engendradas pela dita arquitetura pós-moderna com os modernismos. Fazendo uso de considerações de Andreas Huyssen, Paul Virilio e Beatriz Colomina, entre outros, procurou-se ora delimitar, com maior clareza, a fronteira entre essas duas correntes do século 20, ora diluir seus contornos, revelando semelhanças que, eventualmente, fazem-nas indissociáveis.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/4370310.11606/issn.2317-2762.v0i28p104-119PosFAUUSP; n. 28 (2010); 104-119Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 28 (2010); 104-119Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 28 (2010); 104-1192317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43703/47325Copyright (c) 2010 Rafael Urano Frajndlichinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrajndlich, Rafael Urano2019-12-05T14:48:11Zoai:revistas.usp.br:article/43703Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2019-12-05T14:48:11Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo Pórticos, letreiros, lareiras Le Corbusier e Robert Venturi, sobre simbolismo e velocidade no modernismo Gates, billboards, fireplaces Le Corbusier and Robert Venturi on symbolism and velocity |
title |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo |
spellingShingle |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo Frajndlich, Rafael Urano Arquitetura moderna Le Corbusier Robert Venturi Pós-modernismo |
title_short |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo |
title_full |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo |
title_fullStr |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo |
title_full_unstemmed |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo |
title_sort |
Pórticos, letreros, hogares Le Corbusier y Robert Venturi, sobre simbolismo y velocidad en el modernismo |
author |
Frajndlich, Rafael Urano |
author_facet |
Frajndlich, Rafael Urano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frajndlich, Rafael Urano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura moderna Le Corbusier Robert Venturi Pós-modernismo |
topic |
Arquitetura moderna Le Corbusier Robert Venturi Pós-modernismo |
description |
Este artigo procura investigar a leitura que o arquiteto Robert Venturi faz de alguns traços da obra de Le Corbusier, para conceber suas considerações sobre arquitetura e comunicação. Para isso, foram estudadas, de modo breve, as maneiras como Le Corbusier já fazia uso, em sua obra, de algumas categorias que, posteriormente, seriam atribuídas, excelentemente, aos ditos pós-modernos: a retórica, a alusão, a memória dos centro históricos e dos interiores decorados. Tendo em vista a obra geral do arquiteto suíço, é certo que essas categorias aparecem somente nas entrelinhas de seu projeto modernista de reorganização das cidades. Entretanto, uma leitura de minúcias revela alguns temas – especificamente o interesse de Corbusier nos monumentos de Paris, seus pórticos desenhados na Ville contemporaine (1921), e a lareira com motivos surrealistas na cobertura De Beistegui (1929) que seriam objeto de pleno interesse para historiadores e arquitetos da década de 1960. Justamente, nessa recuperação de traços obscuros de Corbusier, Venturi posiciona alguns de seus temas, especificamente em suas soluções residenciais, privilegiando – e, em alguns casos, mesmo exagerando, a imagem chaminé, duplicando sua altura ou colocando-a como grande ordenadora da planta. Todo esse debate será estudado tendo, como pano de fundo, escritos recentes que realizam um balanço crítico das rupturas engendradas pela dita arquitetura pós-moderna com os modernismos. Fazendo uso de considerações de Andreas Huyssen, Paul Virilio e Beatriz Colomina, entre outros, procurou-se ora delimitar, com maior clareza, a fronteira entre essas duas correntes do século 20, ora diluir seus contornos, revelando semelhanças que, eventualmente, fazem-nas indissociáveis. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43703 10.11606/issn.2317-2762.v0i28p104-119 |
url |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43703 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-2762.v0i28p104-119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43703/47325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Rafael Urano Frajndlich info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Rafael Urano Frajndlich |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. |
dc.source.none.fl_str_mv |
PosFAUUSP; n. 28 (2010); 104-119 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 28 (2010); 104-119 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 28 (2010); 104-119 2317-2762 1518-9554 reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
collection |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvposfau@usp.br|| |
_version_ |
1797231648113164288 |