Language mechanisms in art production during the counter reformation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/112413 |
Resumo: | O presente texto procura investigar padrões e princípios de composição no contexto da Contrarreforma católica, quando disposições de matriz fortemente retórica são compendiadas e usadas de maneira sistemática nos diferentes gêneros artísticos. Procura-se, assim, constatar uma forma mentis específica, de uma sociedade que operava muito pelo costume, ainda que se tenha o cuidado de não pretender que determinados conceitos vigorassem com a mesma intensidade e coerência ao longo de todo o período compreendido entre o advento do Concílio de Trento e a derrocada dos antigos regimes monárquicos europeus; mas sim, que conceitos semelhantes e “congênitos” circulassem de alguma forma, mais ou menos consciente de acordo com o caso e seus protagonistas, durante todo o período. |
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Language mechanisms in art production during the counter reformationMecanismos de lenguage en artes durante la contrarreformaMecanismos de linguagem nas artes durante a contrarreformaRetórica. Belas Artes. Contrarreforma. Princípios compositivos.Rhetoric. Fine Arts. Counter-Reformation. Compositional principles.Retórica. Bellas Artes. Contra-reforma. Principios compositivos.O presente texto procura investigar padrões e princípios de composição no contexto da Contrarreforma católica, quando disposições de matriz fortemente retórica são compendiadas e usadas de maneira sistemática nos diferentes gêneros artísticos. Procura-se, assim, constatar uma forma mentis específica, de uma sociedade que operava muito pelo costume, ainda que se tenha o cuidado de não pretender que determinados conceitos vigorassem com a mesma intensidade e coerência ao longo de todo o período compreendido entre o advento do Concílio de Trento e a derrocada dos antigos regimes monárquicos europeus; mas sim, que conceitos semelhantes e “congênitos” circulassem de alguma forma, mais ou menos consciente de acordo com o caso e seus protagonistas, durante todo o período.This paper investigates composition principles in the context of the Catholic Counter- Reformation, when strongly rhetoric principles are summed up and used systematically in different artistic genres. The intent is to find a particular forma mentis, in a society that operated much by “custom”, making care to do not intend that certain concepts would exist with the same intensity and consistency throughout the entire period from the advent of the Council of Trent and the collapse of the old European monarchical regimes; but, that similar and “congenital” concepts circulated in some way, more or less consciously according to the case and its protagonists, throughout the period.Este trabajo busca investigar patrones y principios de composición en el contexto de la Contra-Reforma católica, cuando disposiciones de matriz fuertemente retórica son organizadas y usadas de forma sistemática en los distintos géneros artísticos. Buscase, sin embargo, encontrar una forma mentis específica, de una sociedad que funcionaba en mucho por la costumbre, aunque se cuide de no pretender que conceptos específicos existieron con la misma intensidad y coherencia a lo largo de todo el período comprendido entre el Concilio de Trento y el colapso de los antiguos regímenes monárquicos europeos; pero, que conceptos semejantes y “congénitos” estuviesen en tránsito de alguna forma, más o menos consciente de acuerdo con el caso y sus protagonistas, durante el período.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/11241310.11606/issn.2317-2762.v22i38p192-209PosFAUUSP; v. 22 n. 38 (2015); 192-209Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 22 No. 38 (2015); 192-209Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 22 Núm. 38 (2015); 192-2092317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/112413/110496https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/112413/110498Copyright (c) 2015 Benjamim Savianiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaviani, Benjamim2019-11-06T22:31:32Zoai:revistas.usp.br:article/112413Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2019-11-06T22:31:32Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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