In search of public spaces for playing: a study of contemporary childhoods in the city of Vitória-ES
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/111550 |
Resumo: | Este artigo é parte da pesquisa de pós-doutorado “Espaços lúdicos infantis: de Barcelona/Espanha a Vitória/Brasil (PPGAU-UFES, 2015-2016)”, cujo estudo de campo desenvolvido em Vitória - ES constitui sua base empírica. O pensamento crítico aqui exposto se constrói a partir da articulação entre campos do conhecimento adjacentes à Arquitetura e Urbanismo, como planejamento urbano, cultura urbana, educação e sociologia da infância. O trabalho se aproxima do objeto real - os sujeitos-crianças - através da infância de Vitória - ES usuária dos seus espaços lúdicos. Na inter-relação entre cidade contemporânea e infância urbana, o objetivo é introduzir algumas perspectivas acerca do lugar da criança na cidade: no espaço e na sociedade. Mais especificamente, busca-se construir uma leitura transdisciplinar para entender o potencial dos espaços públicos das grandes cidades brasileiras[1], as dinâmicas sociais e práticas infantis sobre a cidade, e o real papel que desempenham no desenvolvimento da infância, na sua sociabilidade e construção da cidadania.[1] É importante pontuar que utilizamos o termo “grandes cidades” para abarcar tanto as cidades “médias”, quanto as “grandes” e as “metrópoles”, caracterizadas por problemáticas socioespaciais semelhantes. Segundo dados do IBGE (2010), cerca de 50% da população brasileira vive em cidades com mais de 100 mil habitantes. |
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In search of public spaces for playing: a study of contemporary childhoods in the city of Vitória-ESEm busca dos espaços públicos de brincar: um estudo das infâncias contemporâneas na cidade de Vitória-ESEspaço público. Espaço lúdico. Infância. Cidadania. Vitória - ES.Public space. Playful space. Childhood. Citizenship. Vitória - ES.Este artigo é parte da pesquisa de pós-doutorado “Espaços lúdicos infantis: de Barcelona/Espanha a Vitória/Brasil (PPGAU-UFES, 2015-2016)”, cujo estudo de campo desenvolvido em Vitória - ES constitui sua base empírica. O pensamento crítico aqui exposto se constrói a partir da articulação entre campos do conhecimento adjacentes à Arquitetura e Urbanismo, como planejamento urbano, cultura urbana, educação e sociologia da infância. O trabalho se aproxima do objeto real - os sujeitos-crianças - através da infância de Vitória - ES usuária dos seus espaços lúdicos. Na inter-relação entre cidade contemporânea e infância urbana, o objetivo é introduzir algumas perspectivas acerca do lugar da criança na cidade: no espaço e na sociedade. Mais especificamente, busca-se construir uma leitura transdisciplinar para entender o potencial dos espaços públicos das grandes cidades brasileiras[1], as dinâmicas sociais e práticas infantis sobre a cidade, e o real papel que desempenham no desenvolvimento da infância, na sua sociabilidade e construção da cidadania.[1] É importante pontuar que utilizamos o termo “grandes cidades” para abarcar tanto as cidades “médias”, quanto as “grandes” e as “metrópoles”, caracterizadas por problemáticas socioespaciais semelhantes. Segundo dados do IBGE (2010), cerca de 50% da população brasileira vive em cidades com mais de 100 mil habitantes.This article is part of the postdoctoral research "Children's playful spaces: from Barcelona/Spain to Vitória/Brazil (PPGAU-UFES, 2015-2016)", whose field study developed in Vitória - ES constitutes its empirical basis. The critical thinking here exposed is developed by interrelating fields of knowledge adjacent to Architecture and Urbanism, such as urban planning, urban culture, education and the sociology of childhood. The work approaches the real object - the subjects-children - through the childhood in Vitória - ES, using its playful spaces. In the interrelation between contemporary city and urban childhood, the objective is to introduce some perspectives about the place of the child in the city: in space and in society. More specifically, it seeks to construct a transdisciplinary reading to understand the potential of the public spaces of the large Brazilian cities[1], the social dynamics and children's practices about the city, and the real role it plays in the development of childhood, in its sociability and construction of citizenship.[1] It is important to note that we use the term "large cities" to cover both "medium", "large" and "metropolitan" cities, characterized by similar socio-spatial problems. According to data from IBGE (2010), about 50% of the Brazilian population lives in cities with more than 100 thousand inhabitants.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/11155010.11606/issn.2317-2762.v25i45p102-117PosFAUUSP; v. 25 n. 45 (2018); 102-117Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 25 No. 45 (2018); 102-117Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 25 Núm. 45 (2018); 102-1172317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/111550/139637https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/111550/139642Copyright (c) 2018 Marina Simone Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Marina Simone2019-10-29T16:10:47Zoai:revistas.usp.br:article/111550Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2019-10-29T16:10:47Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo é parte da pesquisa de pós-doutorado “Espaços lúdicos infantis: de Barcelona/Espanha a Vitória/Brasil (PPGAU-UFES, 2015-2016)”, cujo estudo de campo desenvolvido em Vitória - ES constitui sua base empírica. O pensamento crítico aqui exposto se constrói a partir da articulação entre campos do conhecimento adjacentes à Arquitetura e Urbanismo, como planejamento urbano, cultura urbana, educação e sociologia da infância. O trabalho se aproxima do objeto real - os sujeitos-crianças - através da infância de Vitória - ES usuária dos seus espaços lúdicos. Na inter-relação entre cidade contemporânea e infância urbana, o objetivo é introduzir algumas perspectivas acerca do lugar da criança na cidade: no espaço e na sociedade. Mais especificamente, busca-se construir uma leitura transdisciplinar para entender o potencial dos espaços públicos das grandes cidades brasileiras[1], as dinâmicas sociais e práticas infantis sobre a cidade, e o real papel que desempenham no desenvolvimento da infância, na sua sociabilidade e construção da cidadania.[1] É importante pontuar que utilizamos o termo “grandes cidades” para abarcar tanto as cidades “médias”, quanto as “grandes” e as “metrópoles”, caracterizadas por problemáticas socioespaciais semelhantes. Segundo dados do IBGE (2010), cerca de 50% da população brasileira vive em cidades com mais de 100 mil habitantes. |
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