Modern ornaments: portinary's tiles in Pampulha church

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Junior, Rafael Alves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43558
Resumo: Brazilian architecture from the period of 1930-1940 exhibits many atemporal concepts, representing architecture that is solid enough to absorb external influences without being overwhelmed by them. The focus of this article is to analyze azulejaria (ceramic tiles), used as a means of visually composing environments and providing legitimacy to architecture. This article will not attempt to review the whole architectural output of this period, but rather to review Brazilian architectural aesthetic values by analyzing elements in its key buildings. To do so, buildings that converge the work of both Portinari and Niemeyer are studied. We methodologically associate ambiance from the Brazilian modernist movement to understand the relationship among spaces, whether from a pictorial or architectural standpoint. Azulejaria was found to play an important role in architecture following the opening of the Pampulha Church, in Belo Horizonte, Brazil, in the late 1940s. It attracted considerable attention of Brazil's neighboring countries, because in the first half of the 20th century these nations were trying to achieve their cultural autonomy.
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To do so, buildings that converge the work of both Portinari and Niemeyer are studied. We methodologically associate ambiance from the Brazilian modernist movement to understand the relationship among spaces, whether from a pictorial or architectural standpoint. Azulejaria was found to play an important role in architecture following the opening of the Pampulha Church, in Belo Horizonte, Brazil, in the late 1940s. It attracted considerable attention of Brazil's neighboring countries, because in the first half of the 20th century these nations were trying to achieve their cultural autonomy.Voltar o olhar para a produção da arquitetura brasileira realizada entre 1930-1940 significa ter a oportunidade de rever um modo de concepção atemporal, cuja retomada pode permitir a reflexão e a produção de uma arquitetura própria, forte o suficiente para absorver as influências externas, sem se deixar dominar por elas. Neste trabalho, o objeto de estudo é o recurso da azulejaria, utilizada como recurso de composição visual dos ambientes e legitimador do discurso dessa arquitetura. Não se trata de uma análise de toda a produção da época, mas sim de encontrar, nos principais edifícios onde o recurso do azulejo foi utilizado, os valores estéticos propostos por essa arquitetura. Para tanto se vale da convergência das obras de Portinari e Niemeyer. Partindo do entendimento da conceituação da ambiência proposta pelo modernismo brasileiro, procura-se relacionar, metodologicamente, esses conceitos, de maneira a compreender a relação entre esses espaços, sejam eles pictóricos, sejam eles arquitetônicos. Entendida como um recurso legitimador do discurso inaugural da arquitetura modernista brasileira, a azulejaria teve grandes conseqüências no desenrolar da arquitetura após a inauguração da Pampulha, no final da década de 1940, e produziu um olhar sobre o Brasil em uma circunstância histórica que foi, na verdade, uma necessidade concomitante de vários países periféricos em encontrar uma autonomia cultural na primeira metade do século 20.Retroceder la mirada a la producción de la arquitectura brasileña del período entre 1930 y 1940 significa tener la oportunidad de rever un tipo de concepción atemporal, lo que puede permitir la reflexión y producción de una arquitectura propia, tan fuerte como para absorber las influencias externas sin dejarse dominar por ellas. En este trabajo, el objeto de estudio es la azulejería, utilizada como un recurso para la composición visual de ambientes al mismo tiempo que legitima el discurso de esa arquitectura. No se trata de un análisis de toda la producción del período, sino de encontrar, en los principales edificios dónde se usó la azulejeria, los valores estéticos propuestos por esa arquitectura. Para eso, se vale de la convergencia entre las obras de Portinari y Niemeyer. A partir de la comprensión del concepto de ambiencia propuesto por el modernismo brasileño, se busca relacionar metodológicamente esos valores, para comprender la relación entre tales espacios, sean pictóricos o arquitectónicos. Considerada como un recurso que legitima el discurso inicial de la arquitectura modernista brasileña, la azulejería ha tenido grandes consecuencias en el desarrollo de la arquitectura después de la inauguración de la Iglesia de la Pampulha al final de la década de 1940 y produjo una mirada hacia Brasil, en una circunstancia histórica que fue, en verdad, una necesidad concomitante a distintos países perifericos, de encontrar una autonomía cultural, en la primera mitad del siglo XX.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/4355810.11606/issn.2317-2762.v0i23p140-155PosFAUUSP; n. 23 (2008); 140-155Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 23 (2008); 140-155Pós. 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