Diversity in the artist’s exhibition trajectory: the case of Hélio Oiticica
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/111538 |
Resumo: | O artigo analisa a trajetória expositiva de Hélio Oiticica e adota como ponto de partida sua projeção internacional, com a finalidade de investigar o interesse por um artista, e as oscilações de sua recepção ao longo do tempo. De que maneira são construídas as estratégias que incidem no valor de uma trajetória artística? E qual o peso e efeito de uma exposição neste processo? O percurso expositivo de Hélio Oiticica foi compreendido em três momentos: o primeiro quando o artista era vivo (1965-1980) e agiu diretamente nas escolhas e montagens dos eventos que participou, atuando como artista e curador; o segundo momento (aproximadamente entre 1980-90), caracterizado por grandiosos eventos que circularam entre América do Norte e Europa, e o terceiro, a partir dos anos 2000 até os dias atuais, quando sua produção passa a pertencer a acervos de museus e coleções internacionais. O estudo contribui para a compreensão do campo da arte e diversas variáveis que incidem no processo de reconhecimento de uma carreira artística, seja potencializando sua difusão como também contribuindo para a intensificação de sua produção, e identifica atores que compõem este circuito, nomeadamente estrangeiros – críticos; curadores, independentes ou ligados a instituições; colecionadores; marchands; artistas. |
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Diversity in the artist’s exhibition trajectory: the case of Hélio OiticicaVariáveis de uma trajetória expositiva: O caso Hélio OiticicaExhibitionHélio OiticicaInternationalRateReceptionExposiçõesHélio OiticicaInternacionalValorRecepçãoO artigo analisa a trajetória expositiva de Hélio Oiticica e adota como ponto de partida sua projeção internacional, com a finalidade de investigar o interesse por um artista, e as oscilações de sua recepção ao longo do tempo. De que maneira são construídas as estratégias que incidem no valor de uma trajetória artística? E qual o peso e efeito de uma exposição neste processo? O percurso expositivo de Hélio Oiticica foi compreendido em três momentos: o primeiro quando o artista era vivo (1965-1980) e agiu diretamente nas escolhas e montagens dos eventos que participou, atuando como artista e curador; o segundo momento (aproximadamente entre 1980-90), caracterizado por grandiosos eventos que circularam entre América do Norte e Europa, e o terceiro, a partir dos anos 2000 até os dias atuais, quando sua produção passa a pertencer a acervos de museus e coleções internacionais. O estudo contribui para a compreensão do campo da arte e diversas variáveis que incidem no processo de reconhecimento de uma carreira artística, seja potencializando sua difusão como também contribuindo para a intensificação de sua produção, e identifica atores que compõem este circuito, nomeadamente estrangeiros – críticos; curadores, independentes ou ligados a instituições; colecionadores; marchands; artistas.The paper analyzes the exhibition history of the artist Hélio Oiticica and adopts as a starting point his international reception. It aims to study how the artwork and the artist become valuable, and how it changes over the time. How are the career strategies of a successful artist built? And what is the importance of an art exhibition in this process? The exhibition of Hélio Oiticica’s artwork was conceived in three periods: the first when the artist was alive (1965-1980), and directly acted as a curator of his own exhibitions; the second period (around 1980-90) concerns the big events and exhibitions that traveled around America and Europe; and the third period, from the 2000s until today, when the artworks were bought by museums, institutions and international private collections. The critical examination of the international reception of Brazilian art intends to expand the comprehension of contemporary art practices, such as the multiple influences that may contribute to the value of an art object, intensifying the production of an artist. This research identifies the persons involved with Hélio Oiticica’s work – critics, independent curators, collectors, art dealers and artists.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/11153810.11606/issn.2317-2762.v24i43p22-35PosFAUUSP; v. 24 n. 43 (2017); 22-35Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 24 No. 43 (2017); 22-35Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 24 Núm. 43 (2017); 22-352317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/111538/133104https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/111538/133122Copyright (c) 2017 Amanda Saba Ruggieroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuggiero, Amanda Saba2019-10-31T17:36:36Zoai:revistas.usp.br:article/111538Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2019-10-31T17:36:36Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O artigo analisa a trajetória expositiva de Hélio Oiticica e adota como ponto de partida sua projeção internacional, com a finalidade de investigar o interesse por um artista, e as oscilações de sua recepção ao longo do tempo. De que maneira são construídas as estratégias que incidem no valor de uma trajetória artística? E qual o peso e efeito de uma exposição neste processo? O percurso expositivo de Hélio Oiticica foi compreendido em três momentos: o primeiro quando o artista era vivo (1965-1980) e agiu diretamente nas escolhas e montagens dos eventos que participou, atuando como artista e curador; o segundo momento (aproximadamente entre 1980-90), caracterizado por grandiosos eventos que circularam entre América do Norte e Europa, e o terceiro, a partir dos anos 2000 até os dias atuais, quando sua produção passa a pertencer a acervos de museus e coleções internacionais. O estudo contribui para a compreensão do campo da arte e diversas variáveis que incidem no processo de reconhecimento de uma carreira artística, seja potencializando sua difusão como também contribuindo para a intensificação de sua produção, e identifica atores que compõem este circuito, nomeadamente estrangeiros – críticos; curadores, independentes ou ligados a instituições; colecionadores; marchands; artistas. |
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