Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Neto, Joaquim Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RUS (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198166
Resumo: Os Contos de Kolimá são considerados a obra máxima de Varlam Chalámov. Partindo de diálogos do escritor com A ilha de Sacalina, de Anton Tchekhov, e da leitura de Chalámov da prosa do século XIX, este artigo procura discutir alguns elementos formais do seu texto literário, tendo em vista a proposta de uma nova prosa do autor, a única possível para representar a experiência nos campos stalinistas. Na segunda parte, analisa-se duas narrativas, de Tchekhov e de Chalámov, com o foco nos narradores de seus contos e seus pontos de vista sobre as personagens. Além disso, busca-se mostrar, por meio da análise, que a experiência de Chalámov como testemunha do Gulag modifica estruturas narrativas em nome da representação literária.
id USP-59_17fef0269f04a77492cf0dbe01a35457
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198166
network_acronym_str USP-59
network_name_str RUS (São Paulo)
repository_id_str
spelling Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrarShalamov and Chekhov: the right distance to narrateContos de KolimáLiteratura de GulagCrítica humanistaNova prosaTales of KolymaGulag literatureHumanist criticismNew proseOs Contos de Kolimá são considerados a obra máxima de Varlam Chalámov. Partindo de diálogos do escritor com A ilha de Sacalina, de Anton Tchekhov, e da leitura de Chalámov da prosa do século XIX, este artigo procura discutir alguns elementos formais do seu texto literário, tendo em vista a proposta de uma nova prosa do autor, a única possível para representar a experiência nos campos stalinistas. Na segunda parte, analisa-se duas narrativas, de Tchekhov e de Chalámov, com o foco nos narradores de seus contos e seus pontos de vista sobre as personagens. Além disso, busca-se mostrar, por meio da análise, que a experiência de Chalámov como testemunha do Gulag modifica estruturas narrativas em nome da representação literária.The Tales of Kolyma are considered Varlam Shalamov's greatest work. Based on the writer's dialogue with Anton Chekhov's Sakhalin Island and on Shalamov's reading of 19th century prose, this article discusses some formal elements of Shalamov's literary text with a view to presenting the new prose of the author, as the only possible way to represent the experience of the Stalinist camps. In the second part, two narratives, by Chekhov and Chalamov, are analyzed, focusing on the narrators of their stories and their points of view on the characters. In addition, the analysis seeks to show how Shalamov's experience as a witness to the Gulag modifies narrative structures in the name of literary representation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2022-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/19816610.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198166RUS (São Paulo); v. 13 n. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 206-221RUS (Sao Paulo); Vol. 13 No. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 206-221РУС (Сан-Пауло); Том 13 № 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 206-2212317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198166/185617Copyright (c) 2022 Joaquim Ferreira Mendes Netohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes Neto, Joaquim Ferreira2022-08-29T18:21:46Zoai:revistas.usp.br:article/198166Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2022-08-29T18:21:46RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar
Shalamov and Chekhov: the right distance to narrate
title Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar
spellingShingle Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar
Mendes Neto, Joaquim Ferreira
Contos de Kolimá
Literatura de Gulag
Crítica humanista
Nova prosa
Tales of Kolyma
Gulag literature
Humanist criticism
New prose
title_short Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar
title_full Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar
title_fullStr Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar
title_full_unstemmed Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar
title_sort Chalámov e Tchekhov: a distância certa para narrar
author Mendes Neto, Joaquim Ferreira
author_facet Mendes Neto, Joaquim Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Neto, Joaquim Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de Kolimá
Literatura de Gulag
Crítica humanista
Nova prosa
Tales of Kolyma
Gulag literature
Humanist criticism
New prose
topic Contos de Kolimá
Literatura de Gulag
Crítica humanista
Nova prosa
Tales of Kolyma
Gulag literature
Humanist criticism
New prose
description Os Contos de Kolimá são considerados a obra máxima de Varlam Chalámov. Partindo de diálogos do escritor com A ilha de Sacalina, de Anton Tchekhov, e da leitura de Chalámov da prosa do século XIX, este artigo procura discutir alguns elementos formais do seu texto literário, tendo em vista a proposta de uma nova prosa do autor, a única possível para representar a experiência nos campos stalinistas. Na segunda parte, analisa-se duas narrativas, de Tchekhov e de Chalámov, com o foco nos narradores de seus contos e seus pontos de vista sobre as personagens. Além disso, busca-se mostrar, por meio da análise, que a experiência de Chalámov como testemunha do Gulag modifica estruturas narrativas em nome da representação literária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198166
10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198166
url https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198166
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198166/185617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Joaquim Ferreira Mendes Neto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Joaquim Ferreira Mendes Neto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
dc.source.none.fl_str_mv RUS (São Paulo); v. 13 n. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 206-221
RUS (Sao Paulo); Vol. 13 No. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 206-221
РУС (Сан-Пауло); Том 13 № 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 206-221
2317-4765
reponame:RUS (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str RUS (São Paulo)
collection RUS (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||
_version_ 1809280377820282880