Irony and seriousness in the Russian novel: notes to read Dostoevsky from Kierkegaard's point of view

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Jimmy Sudario
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RUS (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/169009
Resumo: O artigo considera que as análises de Kierkegaard da ironia romântica carregam um potencial crítico e explicativo capaz de lançar luz sobre o significado filosófico e estético da obra romanesca de Dostoiévski. Considerando o juízo de Bakhtin, que reconheceu no romance polifônico de Dostoiévski uma expressão de superação do solipsismo filosófico do romantismo, o artigo propõe que o conceito kierkegaardiano de “ironia dominada”, presente na última parte da sua dissertação sobre O conceito de ironia, pode ser utilizado como uma chave de interpretação da estética de Dostoiévski, bem como de seu diagnóstico e de sua tentativa de superação do niilismo estético dos românticos.
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spelling Irony and seriousness in the Russian novel: notes to read Dostoevsky from Kierkegaard's point of viewIronia e seriedade no romance russo: anotações para ler Dostoiévski sob o ponto de vista de KierkegaardDostoevskyKierkegaardIronyRomanticismNihilismDostoiévskiKierkegaardIroniaRomantismoNiilismoO artigo considera que as análises de Kierkegaard da ironia romântica carregam um potencial crítico e explicativo capaz de lançar luz sobre o significado filosófico e estético da obra romanesca de Dostoiévski. Considerando o juízo de Bakhtin, que reconheceu no romance polifônico de Dostoiévski uma expressão de superação do solipsismo filosófico do romantismo, o artigo propõe que o conceito kierkegaardiano de “ironia dominada”, presente na última parte da sua dissertação sobre O conceito de ironia, pode ser utilizado como uma chave de interpretação da estética de Dostoiévski, bem como de seu diagnóstico e de sua tentativa de superação do niilismo estético dos românticos.The article considers that Kierkegaard's analyzes of romantic irony carry a critical and explanatory potential capable of shedding light on the philosophical and aesthetic significance of Dostoevsky's romanesque works. Considering the judgment of Bakhtin, who recognized in Dostoevsky's polyphonic Novel an expression of overcoming the philosophical solipsism of romanticism, the article proposes that the kierkegaardian concept of “dominated irony”, present in the last part of his dissertation on The concept of irony, can be used as a key to the interpretation of Dostoevsky's aesthetics, as well as his diagnosis and attempt to overcome the aesthetic nihilism of romantics.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/16900910.11606/issn.2317-4765.rus.2020.169009RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 119-143RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 119-143РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 119-1432317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/169009/161212Copyright (c) 2020 JIMMY SUDARIO CABRALinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Jimmy Sudario2020-10-19T19:07:27Zoai:revistas.usp.br:article/169009Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-10-19T19:07:27RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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