Anna Kariênina: pontos de contato entre Tolstói e Flaubert e a tragicidade do tema do adultério
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/161043 |
Resumo: | O artigo parte da recepção do romance Madame Bovary à época de seu lançamento na França para discutir a figuração literária trágica do romance realista do século XIX. Por se tratar de um período bastante abrangente, tanto em relação a obras e autores como à forma e aos temas, buscou-se abordar a questão do adultério feminino como tema estruturante, visto que o debate sobre o lugar social da mulher foi bastante relevante para a organização da sociedade burguesa oitocentista. A análise comparativa de Madame Bovary e Anna Kariênina, com destaque especial para o último, norteia o trabalho, que encontra na manifestação do trágico o ponto de contato principal entre os autores. Com isso, pretende-se apontar como a estrutura trágica do romance oitocentista constrói o imaginário de composição desse realismo social, especialmente no caso do autor russo. |
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Anna Kariênina: pontos de contato entre Tolstói e Flaubert e a tragicidade do tema do adultérioAnna Karienina: the points of contact between Tolstoy and Flaubert and the tragic theme of adulteryTolstoyFlaubertTragicRealismTolstóiFlaubertTrágicoRealismoO artigo parte da recepção do romance Madame Bovary à época de seu lançamento na França para discutir a figuração literária trágica do romance realista do século XIX. Por se tratar de um período bastante abrangente, tanto em relação a obras e autores como à forma e aos temas, buscou-se abordar a questão do adultério feminino como tema estruturante, visto que o debate sobre o lugar social da mulher foi bastante relevante para a organização da sociedade burguesa oitocentista. A análise comparativa de Madame Bovary e Anna Kariênina, com destaque especial para o último, norteia o trabalho, que encontra na manifestação do trágico o ponto de contato principal entre os autores. Com isso, pretende-se apontar como a estrutura trágica do romance oitocentista constrói o imaginário de composição desse realismo social, especialmente no caso do autor russo.This article deals with the reception of the novel Madame Bovary – in the time it came out to the public in France – in order to discuss the tragic literary composition of the 19th century Realism. As the period reached a wide range of both authors and their works and themes and literary forms, the approach here is the issue of women adultery as a framing theme, to the extent that the debate on the social role of women was too relevant to the bourgeois society of that time. The comparative analysis of the novels Madame Bovary and Anna Karienina, emphasising the latter, orientates the article. Our conclusion is that the tragic frame is the main point of touch between the authors as well as the element that builds up the social realism imaginary, especially in the case of the Russian author.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/16104310.11606/issn.2317-4765.rus.2019.161043RUS (São Paulo); v. 10 n. 14 (2019); 63-82RUS (Sao Paulo); Vol. 10 No. 14 (2019); 63-82РУС (Сан-Пауло); Том 10 № 14 (2019); 63-822317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/161043/158070Copyright (c) 2019 Rafhael Borgatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorgato, Rafhael2020-06-25T15:50:18Zoai:revistas.usp.br:article/161043Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-06-25T15:50:18RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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