O Formalismo Russo sob a lente de L. S. Vygótski: influência e crítica
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/172165 |
Resumo: | O artigo apresenta a discussão vygotskiana sobre as ideias do Formalismo Russo expostas no capítulo “Arte como procedimento”, do livro Psicologia da arte (de 1925). Trata-se de uma resposta crítica contemporânea ao desenvolvimento da escola. Apesar de dialogar mais intimamente com as vertentes marxistas do estudo da arte em sua obra, Vygótski faz uma crítica muito refinada, que ressalta o potencial da Escola Formal e, ao mesmo tempo, aponta suas contradições e limitações, sem que as mesmas invalidem a profunda inovação, muito cara a Vygótski, oferecida por vertente dos estudos literários. |
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O Formalismo Russo sob a lente de L. S. Vygótski: influência e críticaRussian Formalism through the lens of L. S. Vygotsky: influence and criticL. S. VygotskyRussian FormalismPsychology of ArtLiterary TheoryAesthetic ReactionL. S. VygótskiFormalismo RussoPsicologia da arteTeoria literáriaReação estéticaO artigo apresenta a discussão vygotskiana sobre as ideias do Formalismo Russo expostas no capítulo “Arte como procedimento”, do livro Psicologia da arte (de 1925). Trata-se de uma resposta crítica contemporânea ao desenvolvimento da escola. Apesar de dialogar mais intimamente com as vertentes marxistas do estudo da arte em sua obra, Vygótski faz uma crítica muito refinada, que ressalta o potencial da Escola Formal e, ao mesmo tempo, aponta suas contradições e limitações, sem que as mesmas invalidem a profunda inovação, muito cara a Vygótski, oferecida por vertente dos estudos literários.The paper presents a discussion of the ideas of Russian Formalism by Vygotsky exposed in the chapter “Art as device”, of the book The Psychology of art (1925). This is a critical response contemporaneous to the development of the aforementioned school. Despite the more intimate dialogue with Marxist approaches to the study of art in his work, Vygotsky makes a sophisticated criticism of the Formal School, one that enhances its potential and, at the same time, points to its contradictions and limitations without diminishing the originality of the approach to literary studies, which was so dear to Vygotsky.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2020-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/17216510.11606/issn.2317-4765.rus.2020.172165RUS (São Paulo); v. 11 n. 16 (2020); 125-145RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 16 (2020); 125-145РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 16 (2020); 125-1452317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/172165/163565Copyright (c) 2020 Priscila Nascimento Marqueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Priscila Nascimento2020-10-19T19:08:06Zoai:revistas.usp.br:article/172165Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-10-19T19:08:06RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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