Dois Diabos na Periferia
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/88702 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar comparativamente a representação do demônio no romance Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski, e no conto A Igreja do Diabo, de Machado de Assis. A análise tem por base a tragédia Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe, origem de toda uma tradição que relaciona o demoníaco à insaciabilidade do homem moderno. Aspectos dos respectivos contextos históricos refletidos nas obras também são apontados, assim como diferenças e aproximações entre as experiências dos heróis no que tange ao bem e ao mal. Embora universal, tal temática alcança representações peculiares nos autores em estudo, em virtude do estilo e da inventividade de cada um deles e também das condições históricas e culturais diversas. |
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Dois Diabos na PeriferiaDois Diabos na PeriferiaMachado de AssisDostoiévskiRepresentação do demônioModernidadeBakhtin.Machado de AssisDostoevskyDevil representationModernityBakhtinO objetivo deste artigo é analisar comparativamente a representação do demônio no romance Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski, e no conto A Igreja do Diabo, de Machado de Assis. A análise tem por base a tragédia Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe, origem de toda uma tradição que relaciona o demoníaco à insaciabilidade do homem moderno. Aspectos dos respectivos contextos históricos refletidos nas obras também são apontados, assim como diferenças e aproximações entre as experiências dos heróis no que tange ao bem e ao mal. Embora universal, tal temática alcança representações peculiares nos autores em estudo, em virtude do estilo e da inventividade de cada um deles e também das condições históricas e culturais diversas.The aim of this article is to analyze the representation of the devil in the novel The Brothers Karamazov, by Fyodor Dostoevsky, and in the short story A Igreja do Diabo, by Machado de Assis. The analysis is based on the tragedy of Faust, by Johann Wolfgang von Goethe, the origin of a tradition that relates to the demonic insatiability of modern man. Aspects of their historical contexts reflected in the works are also pointed as well as differences and similarities between the experiences of heroes when it comes to good and evil. Although universal, this theme reaches peculiar representations to the authors analyzed in this study, by virtue of style and creativity of each and also their various historical and cultural conditions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2014-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/8870210.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88702RUS (São Paulo); v. 3 n. 3 (2014); 53-69RUS (Sao Paulo); Vol. 3 No. 3 (2014); 53-69РУС (Сан-Пауло); Том 3 № 3 (2014); 53-692317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/88702/91578Copyright (c) 2014 Maria Cecília Marksinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarks, Maria Cecília2020-06-25T15:51:03Zoai:revistas.usp.br:article/88702Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-06-25T15:51:03RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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