Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Archives of Clinical Psychiatry |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17148 |
Resumo: | CONTEXTO: Baixo nível educacional é comum na população idosa brasileira e isso pode afetar a avaliação cognitiva pelos métodos usuais. OBJETIVO: Avaliar o impacto do nível educacional e da idade no desempenho no MEEM em idosos residentes na comunidade. MÉTODOS: Visitas domiciliares foram realizadas, entre agosto de 2001 e junho de 2002, numa comunidade de Belo Horizonte. Nessas visitas, o MEEM foi aplicado a indivíduos com idade acima de 65 anos. RESULTADOS: Foram examinados 176 indivíduos. A idade variou de 65 a 97 anos (mediana = 71 anos). O nível educacional variou do analfabetismo a 13 anos de escolaridade (mediana = 3 anos); a pontuação no MEEM variou de 1 a 30 (mediana = 23 pontos). Tanto a idade quanto o nível educacional produziram influência estatisticamente significante na pontuação no MEEM (p < 0,001 e p < 0,0001, respectivamente). CONCLUSÃO: Em idosos com baixo nível educacional, quanto maior a escolaridade do indivíduo, melhor é o seu desempenho no MEEM. Ao mesmo tempo, quanto maior a sua idade, pior é a sua pontuação no MEEM. |
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Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade Educational level and age and the performance on the Mini-Mental State Examination in community-dwelling elderly Idososdesempenho cognitivoMEEMnível educacionalElderlycognitive performanceMMSEeducational level CONTEXTO: Baixo nível educacional é comum na população idosa brasileira e isso pode afetar a avaliação cognitiva pelos métodos usuais. OBJETIVO: Avaliar o impacto do nível educacional e da idade no desempenho no MEEM em idosos residentes na comunidade. MÉTODOS: Visitas domiciliares foram realizadas, entre agosto de 2001 e junho de 2002, numa comunidade de Belo Horizonte. Nessas visitas, o MEEM foi aplicado a indivíduos com idade acima de 65 anos. RESULTADOS: Foram examinados 176 indivíduos. A idade variou de 65 a 97 anos (mediana = 71 anos). O nível educacional variou do analfabetismo a 13 anos de escolaridade (mediana = 3 anos); a pontuação no MEEM variou de 1 a 30 (mediana = 23 pontos). Tanto a idade quanto o nível educacional produziram influência estatisticamente significante na pontuação no MEEM (p < 0,001 e p < 0,0001, respectivamente). CONCLUSÃO: Em idosos com baixo nível educacional, quanto maior a escolaridade do indivíduo, melhor é o seu desempenho no MEEM. Ao mesmo tempo, quanto maior a sua idade, pior é a sua pontuação no MEEM. BACKGROUND: Low educational level is common among Brazilian elderly and can affect the results of usual cognitive testing. OBJECTIVE: To evaluate the impact of age, and educational level on MMSE performance, in a community-dwelling sample of elderly individuals. METHODS: A community sample was obtained, based on the public health program "BH Vida", Belo Horizonte, Brazil. Home visits were done between August 2001 and June 2002. A Portuguese version of the MMSE was administered to the elderly during home visits. RESULTS: Our sample was composed of 176 individuals, aged 65-97 years old (median = 71). Educational level ranged from no formal education to 13 years of education (median = 3). The MMSE scores ranged from 1 to 30 (median = 23). Both age and educational level had a statistically significant influence in MMSE (p < 0.001 e p < 0.0001, respectively). CONCLUSION: Even in the low educational level elderly, length of formal education was a factor significant influencing MMSE score. Increasing age predicted lower total MMSE score. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1714810.1590/S0101-60832007000100002Archives of Clinical Psychiatry; v. 34 n. 1 (2007); 13-17Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 34 No. 1 (2007); 13-17Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 34 Núm. 1 (2007); 13-171806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17148/19155Diniz, Breno Satler de OliveiraVolpe, Fernando MadalenaTavares, Almir Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-26T14:39:17Zoai:revistas.usp.br:article/17148Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-26T14:39:17Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false |
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