Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Breno Satler de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Volpe, Fernando Madalena, Tavares, Almir Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Archives of Clinical Psychiatry
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17148
Resumo: CONTEXTO: Baixo nível educacional é comum na população idosa brasileira e isso pode afetar a avaliação cognitiva pelos métodos usuais. OBJETIVO: Avaliar o impacto do nível educacional e da idade no desempenho no MEEM em idosos residentes na comunidade. MÉTODOS: Visitas domiciliares foram realizadas, entre agosto de 2001 e junho de 2002, numa comunidade de Belo Horizonte. Nessas visitas, o MEEM foi aplicado a indivíduos com idade acima de 65 anos. RESULTADOS: Foram examinados 176 indivíduos. A idade variou de 65 a 97 anos (mediana = 71 anos). O nível educacional variou do analfabetismo a 13 anos de escolaridade (mediana = 3 anos); a pontuação no MEEM variou de 1 a 30 (mediana = 23 pontos). Tanto a idade quanto o nível educacional produziram influência estatisticamente significante na pontuação no MEEM (p < 0,001 e p < 0,0001, respectivamente). CONCLUSÃO: Em idosos com baixo nível educacional, quanto maior a escolaridade do indivíduo, melhor é o seu desempenho no MEEM. Ao mesmo tempo, quanto maior a sua idade, pior é a sua pontuação no MEEM.
id USP-5_1e0bc6bbac3664f335a652785f40ae23
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/17148
network_acronym_str USP-5
network_name_str Archives of Clinical Psychiatry
repository_id_str
spelling Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade Educational level and age and the performance on the Mini-Mental State Examination in community-dwelling elderly Idososdesempenho cognitivoMEEMnível educacionalElderlycognitive performanceMMSEeducational level CONTEXTO: Baixo nível educacional é comum na população idosa brasileira e isso pode afetar a avaliação cognitiva pelos métodos usuais. OBJETIVO: Avaliar o impacto do nível educacional e da idade no desempenho no MEEM em idosos residentes na comunidade. MÉTODOS: Visitas domiciliares foram realizadas, entre agosto de 2001 e junho de 2002, numa comunidade de Belo Horizonte. Nessas visitas, o MEEM foi aplicado a indivíduos com idade acima de 65 anos. RESULTADOS: Foram examinados 176 indivíduos. A idade variou de 65 a 97 anos (mediana = 71 anos). O nível educacional variou do analfabetismo a 13 anos de escolaridade (mediana = 3 anos); a pontuação no MEEM variou de 1 a 30 (mediana = 23 pontos). Tanto a idade quanto o nível educacional produziram influência estatisticamente significante na pontuação no MEEM (p < 0,001 e p < 0,0001, respectivamente). CONCLUSÃO: Em idosos com baixo nível educacional, quanto maior a escolaridade do indivíduo, melhor é o seu desempenho no MEEM. Ao mesmo tempo, quanto maior a sua idade, pior é a sua pontuação no MEEM. BACKGROUND: Low educational level is common among Brazilian elderly and can affect the results of usual cognitive testing. OBJECTIVE: To evaluate the impact of age, and educational level on MMSE performance, in a community-dwelling sample of elderly individuals. METHODS: A community sample was obtained, based on the public health program "BH Vida", Belo Horizonte, Brazil. Home visits were done between August 2001 and June 2002. A Portuguese version of the MMSE was administered to the elderly during home visits. RESULTS: Our sample was composed of 176 individuals, aged 65-97 years old (median = 71). Educational level ranged from no formal education to 13 years of education (median = 3). The MMSE scores ranged from 1 to 30 (median = 23). Both age and educational level had a statistically significant influence in MMSE (p < 0.001 e p < 0.0001, respectively). CONCLUSION: Even in the low educational level elderly, length of formal education was a factor significant influencing MMSE score. Increasing age predicted lower total MMSE score. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1714810.1590/S0101-60832007000100002Archives of Clinical Psychiatry; v. 34 n. 1 (2007); 13-17Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 34 No. 1 (2007); 13-17Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 34 Núm. 1 (2007); 13-171806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17148/19155Diniz, Breno Satler de OliveiraVolpe, Fernando MadalenaTavares, Almir Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-26T14:39:17Zoai:revistas.usp.br:article/17148Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-26T14:39:17Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
Educational level and age and the performance on the Mini-Mental State Examination in community-dwelling elderly
title Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
spellingShingle Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
Diniz, Breno Satler de Oliveira
Idosos
desempenho cognitivo
MEEM
nível educacional
Elderly
cognitive performance
MMSE
educational level
title_short Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
title_full Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
title_fullStr Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
title_full_unstemmed Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
title_sort Nível educacional e idade no desempenho no Miniexame do Estado Mental em idosos residentes na comunidade
author Diniz, Breno Satler de Oliveira
author_facet Diniz, Breno Satler de Oliveira
Volpe, Fernando Madalena
Tavares, Almir Ribeiro
author_role author
author2 Volpe, Fernando Madalena
Tavares, Almir Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Breno Satler de Oliveira
Volpe, Fernando Madalena
Tavares, Almir Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
desempenho cognitivo
MEEM
nível educacional
Elderly
cognitive performance
MMSE
educational level
topic Idosos
desempenho cognitivo
MEEM
nível educacional
Elderly
cognitive performance
MMSE
educational level
description CONTEXTO: Baixo nível educacional é comum na população idosa brasileira e isso pode afetar a avaliação cognitiva pelos métodos usuais. OBJETIVO: Avaliar o impacto do nível educacional e da idade no desempenho no MEEM em idosos residentes na comunidade. MÉTODOS: Visitas domiciliares foram realizadas, entre agosto de 2001 e junho de 2002, numa comunidade de Belo Horizonte. Nessas visitas, o MEEM foi aplicado a indivíduos com idade acima de 65 anos. RESULTADOS: Foram examinados 176 indivíduos. A idade variou de 65 a 97 anos (mediana = 71 anos). O nível educacional variou do analfabetismo a 13 anos de escolaridade (mediana = 3 anos); a pontuação no MEEM variou de 1 a 30 (mediana = 23 pontos). Tanto a idade quanto o nível educacional produziram influência estatisticamente significante na pontuação no MEEM (p < 0,001 e p < 0,0001, respectivamente). CONCLUSÃO: Em idosos com baixo nível educacional, quanto maior a escolaridade do indivíduo, melhor é o seu desempenho no MEEM. Ao mesmo tempo, quanto maior a sua idade, pior é a sua pontuação no MEEM.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17148
10.1590/S0101-60832007000100002
url https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17148
identifier_str_mv 10.1590/S0101-60832007000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17148/19155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria
dc.source.none.fl_str_mv Archives of Clinical Psychiatry; v. 34 n. 1 (2007); 13-17
Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 34 No. 1 (2007); 13-17
Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 34 Núm. 1 (2007); 13-17
1806-938X
0101-6083
reponame:Archives of Clinical Psychiatry
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Archives of Clinical Psychiatry
collection Archives of Clinical Psychiatry
repository.name.fl_str_mv Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||archives@usp.br
_version_ 1800237621746597888