Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paula Approbato de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Scivoletto, Sandra, Cunha, Paulo Jannuzzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Archives of Clinical Psychiatry
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17273
Resumo: CONTEXTO: A infância e a adolescência são períodos relevantes para a maturação do cérebro. Experiências no começo da vida exercem influência em padrões de comportamentos da vida adulta. OBJETIVO: Analisar estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência que foram publicados na literatura nos últimos 20 anos MÉTODOS: Revisão da literatura na base de dados Medline/PubMed com os termos relacionados à neuropsicologia, neuroimagem e vivência de abandono, violência doméstica, abuso físico, abuso sexual e negligência. RESULTADOS: Foram encontrados 607 artigos, dos quais 19 foram selecionados para análise por se adequarem ao tema proposto. Apesar das divergências entre eles, há evidências de que grupos com experiência de estresse emocional precoce (EEP) apresentam prejuízos em funções neurocognitivas como atenção, inteligência, linguagem, funções executivas e tomada de decisões, assim como alterações no hipocampo, corpo caloso, córtex pré-frontal e córtex cingulado anterior. A ocorrência de transtornos psiquiátricos e de alterações comportamentais também é relevante nesses indivíduos. CONCLUSÕES: Em virtude da diversidade de efeitos negativos do EEP no desenvolvimento neuropsicológico, considera-se fundamental a realização de pesquisas sistematizadas que possam nortear a elaboração de estratégias de diagnóstico e tratamento específicas, além da implementação de políticas públicas de prevenção à violência na infância e adolescência.
id USP-5_58c4a6bd20fc0766f3243e4e29af7ece
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/17273
network_acronym_str USP-5
network_name_str Archives of Clinical Psychiatry
repository_id_str
spelling Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência Neuropsychological and neuroimaging studies associated with emotional stress during childhood and adolescence CriançasadolescentesneuropsicologiaestresseChildrenadolescentsneuropsychologystress CONTEXTO: A infância e a adolescência são períodos relevantes para a maturação do cérebro. Experiências no começo da vida exercem influência em padrões de comportamentos da vida adulta. OBJETIVO: Analisar estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência que foram publicados na literatura nos últimos 20 anos MÉTODOS: Revisão da literatura na base de dados Medline/PubMed com os termos relacionados à neuropsicologia, neuroimagem e vivência de abandono, violência doméstica, abuso físico, abuso sexual e negligência. RESULTADOS: Foram encontrados 607 artigos, dos quais 19 foram selecionados para análise por se adequarem ao tema proposto. Apesar das divergências entre eles, há evidências de que grupos com experiência de estresse emocional precoce (EEP) apresentam prejuízos em funções neurocognitivas como atenção, inteligência, linguagem, funções executivas e tomada de decisões, assim como alterações no hipocampo, corpo caloso, córtex pré-frontal e córtex cingulado anterior. A ocorrência de transtornos psiquiátricos e de alterações comportamentais também é relevante nesses indivíduos. CONCLUSÕES: Em virtude da diversidade de efeitos negativos do EEP no desenvolvimento neuropsicológico, considera-se fundamental a realização de pesquisas sistematizadas que possam nortear a elaboração de estratégias de diagnóstico e tratamento específicas, além da implementação de políticas públicas de prevenção à violência na infância e adolescência. BACKGROUND: Childhood and adolescence are relevant periods for the brain maturation process. Experiences in early life have an important influence on adults patterns of behavior. OBJECTIVE: To analyze what have been published in the last 20 years about neuropsychological and neuroimaging, associated with occurrence of various forms of emotional stress in childhood and adolescence. METHODS: Literature review of the Medline/PubMed database with the terms related to neuropsychology, neuroimaging, abandonment experience, domestic violence, physical and sexual abuse and neglect. RESULTS: 607 articles were found but only 19 fit with the proposed subject and were selected. Despite the differences between the studies, there is evidence that groups with experience of early emotional stress show losses in neurocognitive functions such as attention, intelligence, language, executive functions, and decision-making, as well as changes in hippocampus, corpus callosum prefrontal cortex, and anterior cingulate cortex. The occurrence of psychiatric disorders and behavioral disorders were also relevant in these individuals. DISCUSSION: Considering many negative consequences that early stress can cause in neuropsychological and mental development, there is a need for more research on the topic in order to develop specific strategies for diagnosis and treatment, besides the implementation of public policies for violence prevention in childhood and adolescence, especially in developing countries. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1727310.1590/S0101-60832010000600004Archives of Clinical Psychiatry; v. 37 n. 6 (2010); 271-279 Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 37 No. 6 (2010); 271-279 Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 37 Núm. 6 (2010); 271-279 1806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17273/19290Oliveira, Paula Approbato deScivoletto, SandraCunha, Paulo Jannuzziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-26T10:42:50Zoai:revistas.usp.br:article/17273Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-26T10:42:50Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência
Neuropsychological and neuroimaging studies associated with emotional stress during childhood and adolescence
title Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência
spellingShingle Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência
Oliveira, Paula Approbato de
Crianças
adolescentes
neuropsicologia
estresse
Children
adolescents
neuropsychology
stress
title_short Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência
title_full Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência
title_fullStr Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência
title_full_unstemmed Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência
title_sort Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência
author Oliveira, Paula Approbato de
author_facet Oliveira, Paula Approbato de
Scivoletto, Sandra
Cunha, Paulo Jannuzzi
author_role author
author2 Scivoletto, Sandra
Cunha, Paulo Jannuzzi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paula Approbato de
Scivoletto, Sandra
Cunha, Paulo Jannuzzi
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
adolescentes
neuropsicologia
estresse
Children
adolescents
neuropsychology
stress
topic Crianças
adolescentes
neuropsicologia
estresse
Children
adolescents
neuropsychology
stress
description CONTEXTO: A infância e a adolescência são períodos relevantes para a maturação do cérebro. Experiências no começo da vida exercem influência em padrões de comportamentos da vida adulta. OBJETIVO: Analisar estudos neuropsicológicos e de neuroimagem associados ao estresse emocional na infância e adolescência que foram publicados na literatura nos últimos 20 anos MÉTODOS: Revisão da literatura na base de dados Medline/PubMed com os termos relacionados à neuropsicologia, neuroimagem e vivência de abandono, violência doméstica, abuso físico, abuso sexual e negligência. RESULTADOS: Foram encontrados 607 artigos, dos quais 19 foram selecionados para análise por se adequarem ao tema proposto. Apesar das divergências entre eles, há evidências de que grupos com experiência de estresse emocional precoce (EEP) apresentam prejuízos em funções neurocognitivas como atenção, inteligência, linguagem, funções executivas e tomada de decisões, assim como alterações no hipocampo, corpo caloso, córtex pré-frontal e córtex cingulado anterior. A ocorrência de transtornos psiquiátricos e de alterações comportamentais também é relevante nesses indivíduos. CONCLUSÕES: Em virtude da diversidade de efeitos negativos do EEP no desenvolvimento neuropsicológico, considera-se fundamental a realização de pesquisas sistematizadas que possam nortear a elaboração de estratégias de diagnóstico e tratamento específicas, além da implementação de políticas públicas de prevenção à violência na infância e adolescência.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17273
10.1590/S0101-60832010000600004
url https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17273
identifier_str_mv 10.1590/S0101-60832010000600004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17273/19290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria
dc.source.none.fl_str_mv Archives of Clinical Psychiatry; v. 37 n. 6 (2010); 271-279
Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 37 No. 6 (2010); 271-279
Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 37 Núm. 6 (2010); 271-279
1806-938X
0101-6083
reponame:Archives of Clinical Psychiatry
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Archives of Clinical Psychiatry
collection Archives of Clinical Psychiatry
repository.name.fl_str_mv Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||archives@usp.br
_version_ 1800237622268788736