Comparison between cognitive, behavioral and cognitive-behavioral approaches in the treatment of panic disorder
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Archives of Clinical Psychiatry |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17197 |
Resumo: | CONTEXTO: A terapia cognitivo-comportamental é a modalidade psicoterapêutica mais estudada no transtorno de pânico (TP) e demonstrou, nos mais diferentes estudos experimentais, ser bastante eficaz, inclusive quando comparada a grupos-controle, tratamentos psicofarmacológicos e outras formas de psicoterapias não estruturadas. A literatura sobre o tratamento cognitivo-comportamental do TP contempla comparações entre as técnicas mais utilizadas nesse tipo de psicoterapia. OBJETIVOS: Revisar a literatura que compara a eficácia dos enfoques cognitivo, comportamental e cognitivo-comportamental do TP e que destaca as limitações referentes a esses tratamentos psicológicos e às metodologias de pesquisa aplicadas. MÉTODOS: Revisão sistemática da literatura, principalmente por meio da base de dados PubMed. RESULTADOS: Verificou-se que, na maioria dos estudos, a eficácia das intervenções cognitiva, comportamental e de sua combinação equiparou-se e hipóteses a esse respeito foram levantadas. CONCLUSÕES: Deve-se atentar para o aprimoramento de importantes aspectos metodológicos, visando a resultados cada vez mais fidedignos que possam apontar direcionamentos que contribuam para o refinamento das técnicas utilizadas. |
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Comparison between cognitive, behavioral and cognitive-behavioral approaches in the treatment of panic disorder Comparação entre os enfoques cognitivo, comportamental e cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de pânico Transtorno de pânicoterapia cognitivaterapia comportamentaleficáciatratamentoPanic disordercognitive therapybehavior therapyefficacytreatment CONTEXTO: A terapia cognitivo-comportamental é a modalidade psicoterapêutica mais estudada no transtorno de pânico (TP) e demonstrou, nos mais diferentes estudos experimentais, ser bastante eficaz, inclusive quando comparada a grupos-controle, tratamentos psicofarmacológicos e outras formas de psicoterapias não estruturadas. A literatura sobre o tratamento cognitivo-comportamental do TP contempla comparações entre as técnicas mais utilizadas nesse tipo de psicoterapia. OBJETIVOS: Revisar a literatura que compara a eficácia dos enfoques cognitivo, comportamental e cognitivo-comportamental do TP e que destaca as limitações referentes a esses tratamentos psicológicos e às metodologias de pesquisa aplicadas. MÉTODOS: Revisão sistemática da literatura, principalmente por meio da base de dados PubMed. RESULTADOS: Verificou-se que, na maioria dos estudos, a eficácia das intervenções cognitiva, comportamental e de sua combinação equiparou-se e hipóteses a esse respeito foram levantadas. CONCLUSÕES: Deve-se atentar para o aprimoramento de importantes aspectos metodológicos, visando a resultados cada vez mais fidedignos que possam apontar direcionamentos que contribuam para o refinamento das técnicas utilizadas. BACKGROUND: Cognitive-behavioral therapy is the most studied psychotherapeutic modality in panic disorder (PD) and has demonstrated, in the most different experimental studies, to be sufficiently efficient when compared with control groups, psychopharmacological treatments and other forms of unstructured psychotherapies. Literature on the cognitivebehavioral treatment of PD contemplates comparisons between the most used techniques. OBJECTIVES: Revise the literature that compares the effectiveness of the cognitive, behavioral and cognitive-behavioral approaches of PD, detaching the referring limitations to these psychological treatments and the applied research methodologies. METHODS: Literature systematic review, mainly revised in PubMed database. RESULTS: The effectiveness of the cognitive and behavioral interventions and its combination were equalized and hypotheses to this respect have been raised. DISCUSSION: We should attempt to improve important methodological aspects aiming at results even more trustworthy, pointing out directions to contribute to the refinement of the used techniques. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1719710.1590/S0101-60832008000200004Archives of Clinical Psychiatry; v. 35 n. 2 (2008); 66-73Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo); Vol. 35 No. 2 (2008); 66-73Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 35 Núm. 2 (2008); 66-731806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17197/19204Carvalho, Marcele Regine deNardi, Antonio EgidioRangé, Bernardinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-26T13:14:01Zoai:revistas.usp.br:article/17197Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-26T13:14:01Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false |
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