Depressão e auto-estima entre acadêmicos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Archives of Clinical Psychiatry |
DOI: | 10.1590/S0101-60832006000500003 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17036 |
Resumo: | CONTEXTO: Há evidências sobre o aumento dos casos de depressão e suas conseqüências na vida das pessoas. OBJETIVOS: Este estudo objetivou conhecer sinais indicativos de depressão e níveis de auto-estima entre acadêmicos de enfermagem, correlacionando esses indicadores. METODOLOGIA: aplicou-se 2 escalas de avaliação (depressão e auto-estima), auto-respondidas por 242 alunos do 1º, 2º e 3º anos de enfermagem que concordaram em participar. RESULTADOS: Idade entre 17 e 44 anos, sendo 40% acima dos 25, 4,4% não solteiros e 4,9% homens, indicando mudança no perfil dos alunos. Encontrou-se 80,8% de alunos sem depressão sendo que todos com altos níveis de estima pessoal (17%) estavam neste grupo. Os demais (80,4%) tinham níveis médios de auto-estima. A porcentagem de disforia (10,3%) e de depressão moderada e grave (6,7%) bem como os níveis de auto-estima condizem com os índices referidos na literatura. CONCLUSÕES: a freqüência de depressão entre estudantes está em níveis esperados, porém níveis de estima pessoal estão abaixo. |
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Depressão e auto-estima entre acadêmicos de enfermagem Depression and self-esteem among nursing students EstimadepressãoenfermagempsiquiatriaestudanteEsteemdepressionnursingpsychiatrystudent CONTEXTO: Há evidências sobre o aumento dos casos de depressão e suas conseqüências na vida das pessoas. OBJETIVOS: Este estudo objetivou conhecer sinais indicativos de depressão e níveis de auto-estima entre acadêmicos de enfermagem, correlacionando esses indicadores. METODOLOGIA: aplicou-se 2 escalas de avaliação (depressão e auto-estima), auto-respondidas por 242 alunos do 1º, 2º e 3º anos de enfermagem que concordaram em participar. RESULTADOS: Idade entre 17 e 44 anos, sendo 40% acima dos 25, 4,4% não solteiros e 4,9% homens, indicando mudança no perfil dos alunos. Encontrou-se 80,8% de alunos sem depressão sendo que todos com altos níveis de estima pessoal (17%) estavam neste grupo. Os demais (80,4%) tinham níveis médios de auto-estima. A porcentagem de disforia (10,3%) e de depressão moderada e grave (6,7%) bem como os níveis de auto-estima condizem com os índices referidos na literatura. CONCLUSÕES: a freqüência de depressão entre estudantes está em níveis esperados, porém níveis de estima pessoal estão abaixo. BACKGROUND: There is growing evidence about the increasing incidence of depression and the consequences in people's lives. OBJECTIVE: This study aymed to describe and correlate depression symptoms and self-esteem levels among nursing students. METHODS: 242 first, second and third-year nursing students agreed to participate and answered two depression scales and one self-esteem assessment instrument. RESULTS: Participants were between 17 and 44 years old; 40% were older than 25; 4.4% were not single and 4.9% were men. These results indicate that the students' profile is changing. 80.8% of students did not present any signs of depression and all students with high self-esteem scores belonged to this group. The remaining (80.4%) presented average self-esteem levels. Levels of dysphoria (10.3%), moderate and severe depression (6.7%) and low and average self-esteem correspond to results mentioned in literature. CONCLUSION: Depression symptoms among nursing students are in accordance with the literature, but measures of self-esteem are below the expected levels. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1703610.1590/S0101-60832006000500003Archives of Clinical Psychiatry; v. 33 n. 5 (2006); 239-244Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 33 No. 5 (2006); 239-244Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 33 Núm. 5 (2006); 239-2441806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17036/19029Furegato, Antonia Regina FerreiraSilva, Edilaine Cristina daCampos, Mariara Cássia deCassiano, Roberta Peliçari de Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-26T16:15:03Zoai:revistas.usp.br:article/17036Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-26T16:15:03Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false |
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