Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Archives of Clinical Psychiatry |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17392 |
Resumo: | CONTEXTO: A depressão é uma importante causa de suicídio em adolescentes. Portanto, são necessários instrumentos adequados para o rastreamento da depressão nessa população. OBJETIVO: Avaliar escalas de depressão como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes brasileiros do ensino médio. MÉTODOS: Estudo transversal. Três escalas (BDI, CES-D, e CRS) e um teste para avaliar sintomas psiquiátricos gerais (SRQ) foram aplicados individualmente a 503 estudantes do ensino médio com idades entre 15 e 17 anos. Os resultados foram comparados aos obtidos com os critérios de depressão maior do manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-IV). RESULTADOS: A prevalência de depressão maior utilizando-se os critérios do DSM-IV foi de 10,9%. Adolescentes com depressão maior apresentaram escores significativamente mais altos (p = 0,001) no SRQ e nas três escalas avaliadas em comparação ao grupo sem depressão. A sensibilidade e a especificidade para identificar depressão pelo BDI, CES-D e CRS foram, respectivamente, 0,77 e 0,70, 0,75 e 0,73 e 0,82 e 0,71 (curva ROC). Os melhores pontos de corte foram 9 para o BDI, 10 para a CRS e 14 para a CES-D. A frequência de sintomas depressivos foi maior em meninas (aproximadamente 2:1). CONCLUSÃO: Esses achados indicam o uso do BDI, da CES-D e da CRS apenas para o rastreamento, ou como uma avaliação sintomática adicional, da depressão em estudantes do ensino médio. A diferença entre meninos e meninas com relação aos escores nas escalas alerta contra o uso dos mesmos valores de corte para ambos os sexos. |
id |
USP-5_96b13139e57194155c320de7acce712f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/17392 |
network_acronym_str |
USP-5 |
network_name_str |
Archives of Clinical Psychiatry |
repository_id_str |
|
spelling |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio Depression rating scales as screening tools for depression in high school students DepressãoadolescenteescalasdiagnósticoprevalênciaDepressionadolescentscalesdiagnosisprevalence CONTEXTO: A depressão é uma importante causa de suicídio em adolescentes. Portanto, são necessários instrumentos adequados para o rastreamento da depressão nessa população. OBJETIVO: Avaliar escalas de depressão como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes brasileiros do ensino médio. MÉTODOS: Estudo transversal. Três escalas (BDI, CES-D, e CRS) e um teste para avaliar sintomas psiquiátricos gerais (SRQ) foram aplicados individualmente a 503 estudantes do ensino médio com idades entre 15 e 17 anos. Os resultados foram comparados aos obtidos com os critérios de depressão maior do manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-IV). RESULTADOS: A prevalência de depressão maior utilizando-se os critérios do DSM-IV foi de 10,9%. Adolescentes com depressão maior apresentaram escores significativamente mais altos (p = 0,001) no SRQ e nas três escalas avaliadas em comparação ao grupo sem depressão. A sensibilidade e a especificidade para identificar depressão pelo BDI, CES-D e CRS foram, respectivamente, 0,77 e 0,70, 0,75 e 0,73 e 0,82 e 0,71 (curva ROC). Os melhores pontos de corte foram 9 para o BDI, 10 para a CRS e 14 para a CES-D. A frequência de sintomas depressivos foi maior em meninas (aproximadamente 2:1). CONCLUSÃO: Esses achados indicam o uso do BDI, da CES-D e da CRS apenas para o rastreamento, ou como uma avaliação sintomática adicional, da depressão em estudantes do ensino médio. A diferença entre meninos e meninas com relação aos escores nas escalas alerta contra o uso dos mesmos valores de corte para ambos os sexos. BACKGROUND: Depression is a major cause of suicide among adolescents. Therefore, it is crucial to find suitable depression screening tools for this population. OBJECTIVE: To evaluate the use of depression rating scales as screening tools for depression in a sample of Brazilian high school students. METHODS: A cross-sectional study. Three scales (BDI, CES-D, and CRS) and a screening test for general psychiatric symptoms (SRQ) were administered to a sample of 503 high school students aged between 15 to 17 years. The results were compared to those obtained with the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV). RESULTS: The prevalence of major depression using DSM-IV criteria was 10.9%. Adolescents with major depression had significantly higher (p = 0.001) scores in the SRQ and in the three scales analyzed compared to the group without depression. The sensitivity and specificity of BDI, CES-D, and CRS were 0.77 and 0.70, 0.75 and 0.73, and 0.82 and 0.71, respectively, to screen for major depression (ROC curve). The best cutoff values to suggest depression were 9 for BDI, 10 for CSR, and 14 for CES-D. The frequency of depressive symptoms was higher in girls (approximately 2:1). DISCUSSION: The present findings support the use of the BDI, the CES-D and the CRS only for screening or as an additional symptomatic evaluation of depression in high school student. The difference in scale scores between boys and girls warns against the use of the same cutoff values for both sexes. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1739210.1590/S0101-60832012000100005Archives of Clinical Psychiatry; v. 39 n. 1 (2012); 24-27Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 39 No. 1 (2012); 24-27Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 39 Núm. 1 (2012); 24-271806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17392/19434https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17392/19435Salle, EmilioRocha, Neusa S.Rocha, Taís S.Nunes, CristineChaves, Márcia L. F.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-25T19:42:44Zoai:revistas.usp.br:article/17392Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-25T19:42:44Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio Depression rating scales as screening tools for depression in high school students |
title |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio Salle, Emilio Depressão adolescente escalas diagnóstico prevalência Depression adolescent scales diagnosis prevalence |
title_short |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio |
title_full |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio |
title_sort |
Escalas psicométricas como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes do ensino médio |
author |
Salle, Emilio |
author_facet |
Salle, Emilio Rocha, Neusa S. Rocha, Taís S. Nunes, Cristine Chaves, Márcia L. F. |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Neusa S. Rocha, Taís S. Nunes, Cristine Chaves, Márcia L. F. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salle, Emilio Rocha, Neusa S. Rocha, Taís S. Nunes, Cristine Chaves, Márcia L. F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Depressão adolescente escalas diagnóstico prevalência Depression adolescent scales diagnosis prevalence |
topic |
Depressão adolescente escalas diagnóstico prevalência Depression adolescent scales diagnosis prevalence |
description |
CONTEXTO: A depressão é uma importante causa de suicídio em adolescentes. Portanto, são necessários instrumentos adequados para o rastreamento da depressão nessa população. OBJETIVO: Avaliar escalas de depressão como instrumentos de rastreamento para depressão em estudantes brasileiros do ensino médio. MÉTODOS: Estudo transversal. Três escalas (BDI, CES-D, e CRS) e um teste para avaliar sintomas psiquiátricos gerais (SRQ) foram aplicados individualmente a 503 estudantes do ensino médio com idades entre 15 e 17 anos. Os resultados foram comparados aos obtidos com os critérios de depressão maior do manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-IV). RESULTADOS: A prevalência de depressão maior utilizando-se os critérios do DSM-IV foi de 10,9%. Adolescentes com depressão maior apresentaram escores significativamente mais altos (p = 0,001) no SRQ e nas três escalas avaliadas em comparação ao grupo sem depressão. A sensibilidade e a especificidade para identificar depressão pelo BDI, CES-D e CRS foram, respectivamente, 0,77 e 0,70, 0,75 e 0,73 e 0,82 e 0,71 (curva ROC). Os melhores pontos de corte foram 9 para o BDI, 10 para a CRS e 14 para a CES-D. A frequência de sintomas depressivos foi maior em meninas (aproximadamente 2:1). CONCLUSÃO: Esses achados indicam o uso do BDI, da CES-D e da CRS apenas para o rastreamento, ou como uma avaliação sintomática adicional, da depressão em estudantes do ensino médio. A diferença entre meninos e meninas com relação aos escores nas escalas alerta contra o uso dos mesmos valores de corte para ambos os sexos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17392 10.1590/S0101-60832012000100005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17392 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0101-60832012000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17392/19434 https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17392/19435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Archives of Clinical Psychiatry; v. 39 n. 1 (2012); 24-27 Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 39 No. 1 (2012); 24-27 Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 39 Núm. 1 (2012); 24-27 1806-938X 0101-6083 reponame:Archives of Clinical Psychiatry instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Archives of Clinical Psychiatry |
collection |
Archives of Clinical Psychiatry |
repository.name.fl_str_mv |
Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||archives@usp.br |
_version_ |
1800237623248158720 |