Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275 |
Resumo: | Neste artigo, discorremos sobre o processo de criação da obra Mundos, do coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com a deflagração da pandemia de covid-19, o trabalho de criação foi redimensionado para ocorrer sem a presença física dos artistas, fator inicialmente considerado crucial. O interdito se desdobrou em uma busca que envolveu não apenas a pesquisa acerca de possibilidades poéticas e de presença síncrona em telas digitais, como também em mergulhos e fabulações em nossas telas mentais. Experimentamos diferentes modos de estar temporalmente juntas, em distintas naturezas de distâncias, com e sem intermédio de telas, em práticas como viagens xamânicas, diálogos e experimentos tele(em)páticos, fluxos de escrita automática, registros de sonhos, consultas e criações oraculares. Revisitamos e partilhamos alguns rastros desse processo de dois anos e meio que, de um modo ou de outro, constituíram aquilo que resultou na obra fílmica Mundos. |
id |
USP-60_0b9683f93b380e14d13fc5e398318a93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/208275 |
network_acronym_str |
USP-60 |
network_name_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornadas performativas para reencantamento de MundosPerformative journeys for the reenchantment of Mundos (Worlds)PerformanceCreative processBody-memoryPresenceNaturePerformanceProcesso criativoCorpo-memóriaPresençaNaturezaNeste artigo, discorremos sobre o processo de criação da obra Mundos, do coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com a deflagração da pandemia de covid-19, o trabalho de criação foi redimensionado para ocorrer sem a presença física dos artistas, fator inicialmente considerado crucial. O interdito se desdobrou em uma busca que envolveu não apenas a pesquisa acerca de possibilidades poéticas e de presença síncrona em telas digitais, como também em mergulhos e fabulações em nossas telas mentais. Experimentamos diferentes modos de estar temporalmente juntas, em distintas naturezas de distâncias, com e sem intermédio de telas, em práticas como viagens xamânicas, diálogos e experimentos tele(em)páticos, fluxos de escrita automática, registros de sonhos, consultas e criações oraculares. Revisitamos e partilhamos alguns rastros desse processo de dois anos e meio que, de um modo ou de outro, constituíram aquilo que resultou na obra fílmica Mundos.In this study, we discuss the work Mundos and the process of its creation by the collective Teatro do Instante, linked to the Department of Performing Arts at University of Brasília. With the outbreak of the COVID-19 pandemic, this creative work was reconfigured to occur without the artists’ physical copresence, a factor that had initially been considered crucial. The interdict unfolded in an exploration that involved not only research on the poetic possibilities and synchronous presence on digital screens but also on immersive taletelling into the screens of our minds. We experienced different ways of being together temporally across different distances with and without the intermediation of screens in practices such as shamanic journeys, tele(em)pathetic dialogues and experiments, automatic writing flows, dream recordings, consultations, and oracular creations. We revisit and share some traces of this two-and-a-half-year process that constituted what eventually became the film work Mundos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/20827510.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 8 n. 1 (2023); e208275GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 8 No. 1 (2023); e2082752525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275/198820https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275/198819Copyright (c) 2023 Rita, Alice, Gisellehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Alice StefâniaCastro, Rita de AlmeidaBrito, Giselle Rodrigues deCuri, Alice StefâniaCastro, Rita de AlmeidaBrito, Giselle Rodrigues de2023-10-19T21:40:25Zoai:revistas.usp.br:article/208275Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2023-10-19T21:40:25GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornadas performativas para reencantamento de Mundos Performative journeys for the reenchantment of Mundos (Worlds) |
title |
Jornadas performativas para reencantamento de Mundos |
spellingShingle |
Jornadas performativas para reencantamento de Mundos Curi, Alice Stefânia Performance Creative process Body-memory Presence Nature Performance Processo criativo Corpo-memória Presença Natureza |
title_short |
Jornadas performativas para reencantamento de Mundos |
title_full |
Jornadas performativas para reencantamento de Mundos |
title_fullStr |
Jornadas performativas para reencantamento de Mundos |
title_full_unstemmed |
Jornadas performativas para reencantamento de Mundos |
title_sort |
Jornadas performativas para reencantamento de Mundos |
author |
Curi, Alice Stefânia |
author_facet |
Curi, Alice Stefânia Castro, Rita de Almeida Brito, Giselle Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Rita de Almeida Brito, Giselle Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curi, Alice Stefânia Castro, Rita de Almeida Brito, Giselle Rodrigues de Curi, Alice Stefânia Castro, Rita de Almeida Brito, Giselle Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Creative process Body-memory Presence Nature Performance Processo criativo Corpo-memória Presença Natureza |
topic |
Performance Creative process Body-memory Presence Nature Performance Processo criativo Corpo-memória Presença Natureza |
description |
Neste artigo, discorremos sobre o processo de criação da obra Mundos, do coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com a deflagração da pandemia de covid-19, o trabalho de criação foi redimensionado para ocorrer sem a presença física dos artistas, fator inicialmente considerado crucial. O interdito se desdobrou em uma busca que envolveu não apenas a pesquisa acerca de possibilidades poéticas e de presença síncrona em telas digitais, como também em mergulhos e fabulações em nossas telas mentais. Experimentamos diferentes modos de estar temporalmente juntas, em distintas naturezas de distâncias, com e sem intermédio de telas, em práticas como viagens xamânicas, diálogos e experimentos tele(em)páticos, fluxos de escrita automática, registros de sonhos, consultas e criações oraculares. Revisitamos e partilhamos alguns rastros desse processo de dois anos e meio que, de um modo ou de outro, constituíram aquilo que resultou na obra fílmica Mundos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275 10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275 |
url |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275/198820 https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275/198819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rita, Alice, Giselle http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rita, Alice, Giselle http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 8 n. 1 (2023); e208275 GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 8 No. 1 (2023); e208275 2525-3123 reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
collection |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository.name.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagis@usp.br|| |
_version_ |
1797220407168729088 |