Jornadas performativas para reencantamento de Mundos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curi, Alice Stefânia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castro, Rita de Almeida, Brito, Giselle Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275
Resumo: Neste artigo, discorremos sobre o processo de criação da obra Mundos, do coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com a deflagração da pandemia de covid-19, o trabalho de criação foi redimensionado para ocorrer sem a presença física dos artistas, fator inicialmente considerado crucial. O interdito se desdobrou em uma busca que envolveu não apenas a pesquisa acerca de possibilidades poéticas e de presença síncrona em telas digitais, como também em mergulhos e fabulações em nossas telas mentais. Experimentamos diferentes modos de estar temporalmente juntas, em distintas naturezas de distâncias, com e sem intermédio de telas, em práticas como viagens xamânicas, diálogos e experimentos tele(em)páticos, fluxos de escrita automática, registros de sonhos, consultas e criações oraculares. Revisitamos e partilhamos alguns rastros desse processo de dois anos e meio que, de um modo ou de outro, constituíram aquilo que resultou na obra fílmica Mundos.
id USP-60_0b9683f93b380e14d13fc5e398318a93
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/208275
network_acronym_str USP-60
network_name_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository_id_str
spelling Jornadas performativas para reencantamento de MundosPerformative journeys for the reenchantment of Mundos (Worlds)PerformanceCreative processBody-memoryPresenceNaturePerformanceProcesso criativoCorpo-memóriaPresençaNaturezaNeste artigo, discorremos sobre o processo de criação da obra Mundos, do coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com a deflagração da pandemia de covid-19, o trabalho de criação foi redimensionado para ocorrer sem a presença física dos artistas, fator inicialmente considerado crucial. O interdito se desdobrou em uma busca que envolveu não apenas a pesquisa acerca de possibilidades poéticas e de presença síncrona em telas digitais, como também em mergulhos e fabulações em nossas telas mentais. Experimentamos diferentes modos de estar temporalmente juntas, em distintas naturezas de distâncias, com e sem intermédio de telas, em práticas como viagens xamânicas, diálogos e experimentos tele(em)páticos, fluxos de escrita automática, registros de sonhos, consultas e criações oraculares. Revisitamos e partilhamos alguns rastros desse processo de dois anos e meio que, de um modo ou de outro, constituíram aquilo que resultou na obra fílmica Mundos.In this study, we discuss the work Mundos and the process of its creation by the collective Teatro do Instante, linked to the Department of Performing Arts at University of Brasília. With the outbreak of the COVID-19 pandemic, this creative work was reconfigured to occur without the artists’ physical copresence, a factor that had initially been considered crucial. The interdict unfolded in an exploration that involved not only research on the poetic possibilities and synchronous presence on digital screens but also on immersive taletelling into the screens of our minds. We experienced different ways of being together temporally across different distances with and without the intermediation of screens in practices such as shamanic journeys, tele(em)pathetic dialogues and experiments, automatic writing flows, dream recordings, consultations, and oracular creations. We revisit and share some traces of this two-and-a-half-year process that constituted what eventually became the film work Mundos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/20827510.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 8 n. 1 (2023); e208275GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 8 No. 1 (2023); e2082752525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275/198820https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275/198819Copyright (c) 2023 Rita, Alice, Gisellehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Alice StefâniaCastro, Rita de AlmeidaBrito, Giselle Rodrigues deCuri, Alice StefâniaCastro, Rita de AlmeidaBrito, Giselle Rodrigues de2023-10-19T21:40:25Zoai:revistas.usp.br:article/208275Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2023-10-19T21:40:25GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
Performative journeys for the reenchantment of Mundos (Worlds)
title Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
spellingShingle Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
Curi, Alice Stefânia
Performance
Creative process
Body-memory
Presence
Nature
Performance
Processo criativo
Corpo-memória
Presença
Natureza
title_short Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
title_full Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
title_fullStr Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
title_full_unstemmed Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
title_sort Jornadas performativas para reencantamento de Mundos
author Curi, Alice Stefânia
author_facet Curi, Alice Stefânia
Castro, Rita de Almeida
Brito, Giselle Rodrigues de
author_role author
author2 Castro, Rita de Almeida
Brito, Giselle Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curi, Alice Stefânia
Castro, Rita de Almeida
Brito, Giselle Rodrigues de
Curi, Alice Stefânia
Castro, Rita de Almeida
Brito, Giselle Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Creative process
Body-memory
Presence
Nature
Performance
Processo criativo
Corpo-memória
Presença
Natureza
topic Performance
Creative process
Body-memory
Presence
Nature
Performance
Processo criativo
Corpo-memória
Presença
Natureza
description Neste artigo, discorremos sobre o processo de criação da obra Mundos, do coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com a deflagração da pandemia de covid-19, o trabalho de criação foi redimensionado para ocorrer sem a presença física dos artistas, fator inicialmente considerado crucial. O interdito se desdobrou em uma busca que envolveu não apenas a pesquisa acerca de possibilidades poéticas e de presença síncrona em telas digitais, como também em mergulhos e fabulações em nossas telas mentais. Experimentamos diferentes modos de estar temporalmente juntas, em distintas naturezas de distâncias, com e sem intermédio de telas, em práticas como viagens xamânicas, diálogos e experimentos tele(em)páticos, fluxos de escrita automática, registros de sonhos, consultas e criações oraculares. Revisitamos e partilhamos alguns rastros desse processo de dois anos e meio que, de um modo ou de outro, constituíram aquilo que resultou na obra fílmica Mundos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275
10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275
url https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275
identifier_str_mv 10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275/198820
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/208275/198819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rita, Alice, Giselle
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rita, Alice, Giselle
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 8 n. 1 (2023); e208275
GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 8 No. 1 (2023); e208275
2525-3123
reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
collection GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository.name.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistagis@usp.br||
_version_ 1797220407168729088