Filmes como coisas na Índia colonial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/171664 |
Resumo: | Este artigo argumenta que um produto visual também é material, no sentido de que objetos visuais (mesmo digitais) podem circular pelos mais variados espaços e, dependendo do contexto, podem adquirir ou expressar propriedades muito diferentes. Este artigo baseia-se em pesquisas conduzidas pelo autor em arquivos de filmes na Índia e no Reino Unido. O objetivo é mostrar que os filmes de não ficção (e a duração das filmagens) filmados por oficiais coloniais britânicos e visitantes da Índia na primeira metade do século XX formam “documentos” visuais que se baseiam em convenções fotográficas e filmes anteriores. Simultaneamente, o cinema de ficção indiano toma forma, com o trabalho pioneiro de DG Phalke. Os cinemas usam os mesmos materiais, possivelmente os mesmos tipos de câmera, porém sem intersectarem-se. Conclui-se que os filmes do período citado e posterior auxiliam entender as relações visuais entre o povo indiano como sujeito e os colonizadores britânicos. |
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Filmes como coisas na Índia colonialFilms as things in colonial IndiaVisual anthropology;India;Colonial filmAntropologia visualCinema colonialÍndiaEste artigo argumenta que um produto visual também é material, no sentido de que objetos visuais (mesmo digitais) podem circular pelos mais variados espaços e, dependendo do contexto, podem adquirir ou expressar propriedades muito diferentes. Este artigo baseia-se em pesquisas conduzidas pelo autor em arquivos de filmes na Índia e no Reino Unido. O objetivo é mostrar que os filmes de não ficção (e a duração das filmagens) filmados por oficiais coloniais britânicos e visitantes da Índia na primeira metade do século XX formam “documentos” visuais que se baseiam em convenções fotográficas e filmes anteriores. Simultaneamente, o cinema de ficção indiano toma forma, com o trabalho pioneiro de DG Phalke. Os cinemas usam os mesmos materiais, possivelmente os mesmos tipos de câmera, porém sem intersectarem-se. Conclui-se que os filmes do período citado e posterior auxiliam entender as relações visuais entre o povo indiano como sujeito e os colonizadores britânicos.This paper argues that the visual is also material, in the sense that visual objects (even digital ones) can circulate through a variety of different spaces and, depending on the context, may acquire or express very different properties. This paper draws upon research conducted by the author in film archives in both India and the UK, aiming to show that non-fiction films (and lengths of film footage) shot by British colonial officials and visitors to India in the first half of the 20th century form visual “documents” that draw upon earlier film and photographic conventions.Concurrently, the nascent Indian fiction film gets underway, with the pioneering work of D. G. Phalke. Both cinemas use the same materials – even possibly the same kinds of camera – yet never intersect. The films of this period, and subsequently,have to be considered so one can understand visual relations between Indian subjects and British colonisers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/17166410.11606/issn.2525-3123.gis.2020.171664GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 5 n. 1 (2020)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 5 No. 1 (2020)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/171664/162868https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/171664/162869Copyright (c) 2020 Marcus Banksinfo:eu-repo/semantics/openAccessBanks, Marcus2020-09-24T14:29:50Zoai:revistas.usp.br:article/171664Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2020-09-24T14:29:50GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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