Desenhar com uma câmera? Filme etnográfico e antropologia transformadora: Tradução de Tatiana Lotierzo e Luís Felipe Kojima Hirano
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/178546 |
Resumo: | O desenho tem emergido como um foco recente de atenção antropológica. Escritores como Ingold e Taussig defenderam sua importância como um tipo especial de prática de conhecimento, ligando-o a uma reimaginação mais ampla do próprio projeto antropológico. Em respaldo a sua abordagem, está uma oposição entre o lápis e a câmera, entre “fazer” e “tirar”, entre modos de inquirição restritiva e produtiva. Este artigo desafia tal suposição, argumentando que tais elementos no desenho e na realização de filmes existem em uma relação dialética, em vez de polarizada. Destacam-se insights particulares desdobrados de um diálogo entre antropologias escritas e baseadas em filmes, relacionando-os a debates amplos no interior da disciplina – por exemplo, debates sobre modos de conhecer, sobre a prática qualificada [skilled practice], a improvisação e a imaginação, e a antropologia como um tipo de prática de fazer imagens. Tradução do texto "Drawing with a camera? Ethnographic film and transformative anthropology", de Anna Grimshaw e Amanda Ravetz, feita por Tatiana Lotierzo e Luís Felipe Kojima Hirano. |
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Desenhar com uma câmera? Filme etnográfico e antropologia transformadora: Tradução de Tatiana Lotierzo e Luís Felipe Kojima HiranoDrawing with a camera? Ethnographic film and transformative anthropology: Tradução de Tatiana Lotierzo e Luís Felipe Kojima HiranoDesenhoAntropologiaFilmeO desenho tem emergido como um foco recente de atenção antropológica. Escritores como Ingold e Taussig defenderam sua importância como um tipo especial de prática de conhecimento, ligando-o a uma reimaginação mais ampla do próprio projeto antropológico. Em respaldo a sua abordagem, está uma oposição entre o lápis e a câmera, entre “fazer” e “tirar”, entre modos de inquirição restritiva e produtiva. Este artigo desafia tal suposição, argumentando que tais elementos no desenho e na realização de filmes existem em uma relação dialética, em vez de polarizada. Destacam-se insights particulares desdobrados de um diálogo entre antropologias escritas e baseadas em filmes, relacionando-os a debates amplos no interior da disciplina – por exemplo, debates sobre modos de conhecer, sobre a prática qualificada [skilled practice], a improvisação e a imaginação, e a antropologia como um tipo de prática de fazer imagens. Tradução do texto "Drawing with a camera? Ethnographic film and transformative anthropology", de Anna Grimshaw e Amanda Ravetz, feita por Tatiana Lotierzo e Luís Felipe Kojima Hirano.Le dessin est un objet d’étude anthropologique d’apparition récente. Ingold et Taussig ont mis en lumière son importance comme pratique de connaissance d’un genre particulier, le liant à une ré-imagination plus large du projet anthropologique lui-même. Leur approche s’appuie sur une opposition entre crayon et caméra, entre « faire » et « prendre », entre modes d’acquisition d’informations restrictifs et génératifs. Notre article remet en cause cette hypothèse en avançant que ces éléments du dessin et du film se situent dans une relation dialectique plutôt que polarisée. Il éclaire des idées particulières nées d’un dialogue entre l’anthropologie écrite et filmée et fait le lien entre ces activités et des débats plus larges au sein de la discipline, par exemple à propos des modes de connaissance, des savoir-faire, de l’improvisation et de l’imagination, ou encore de l’anthropologie comme forme de pratique de la création d’images.Drawing has emerged as a recent focus of anthropological attention. Writers such as Ingold and Taussig have argued for its significance as a special kind of knowledge practice, linking it to a broader re‐imagining of the anthropological project itself. Underpinning their approach is an opposition between the pencil and the camera, between ‘making’ and ‘taking’, between restrictive and generative modes of inquiry. This essay challenges this assumption, arguing that these elements in drawing and filmmaking exist in a dialectical rather than a polarized relationship. It highlights particular insights that follow from a dialogue between written and film‐based anthropologies and links them to broader debates within the discipline – for example, debates about ways of knowing, skilled practice, improvisation and the imagination, and anthropology as a form of image‐making practice. Original: Journal of the Royal Anthropological Institute (N.S.) 21, 255-27. Available: https://rai.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1467-9655.12161Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/17854610.11606/issn.2525-3123.gis.2021.178546GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 6 n. 1 (2021); e-178546GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 6 No. 1 (2021); e-1785462525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/178546/167951Copyright (c) 2021 Anna Grimshaw, Amanda Ravetzhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrimshaw, AnnaRavetz, AmandaGrimshaw, AnnaRavetz, AmandaGrimshaw, AnnaRavetz, AmandaGrimshaw, AnnaRavetz, Amanda2021-09-28T18:58:13Zoai:revistas.usp.br:article/178546Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2021-09-28T18:58:13GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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