“A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sztutman, Renato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146013
Resumo: This essay explores films directed by Réal Junior Leblanc, a young Innu filmmaker. Leblanc is connected to the Wapikoni Mobile Project, which trains new filmmakers in Indigenous communities in Québec (Canada). The present essay arguments that his films – both the experimental ones and the documentaries – foreground a poetic dimension, which points to a cosmopolitical aesthetics that insists on not separating human and “other than human” worlds, offering itself as an instrument of struggle and political resistance.
id USP-60_54d717b86362dc415515d88f1f9f3822
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/146013
network_acronym_str USP-60
network_name_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository_id_str
spelling “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)“The Camera is My Hunting Weapon”: The Poetics of Réal J. Leblanc, Innu Filmmaker (Dossier Intersecting Eyes)Filmes-poemaEstética cosmopolíticaResistênciaMemóriaCinema indígenaPovos indígenas do QuebecPoem-filmsCosmopolitical aestheticsResistanceMemoryIndigenous cinemaIndigenous peoples of QuébecThis essay explores films directed by Réal Junior Leblanc, a young Innu filmmaker. Leblanc is connected to the Wapikoni Mobile Project, which trains new filmmakers in Indigenous communities in Québec (Canada). The present essay arguments that his films – both the experimental ones and the documentaries – foreground a poetic dimension, which points to a cosmopolitical aesthetics that insists on not separating human and “other than human” worlds, offering itself as an instrument of struggle and political resistance.Este ensaio explora o conjunto de filmes do jovem cineasta Innu, Real Junior Leblanc, ligados ao Projeto Wapikoni Mobile, que atua em comunidades indígenas do Quebec (Canadá), formando realizadores. Seu argumento é o de que estes filmes, tanto os mais experimentais como os mais documentais, privilegiam uma dimensão poética, que acenam a uma estética cosmopolítica, esta que insiste em não separar mundos humanos e além do humano e que se oferece como instrumento de luta e resistência política.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/14601310.11606/issn.2525-3123.gis.2018.146013GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 3 n. 1 (2018)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 3 No. 1 (2018)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146013/141965https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146013/141966Copyright (c) 2018 Renato Sztutmaninfo:eu-repo/semantics/openAccessSztutman, Renato2019-10-18T17:21:06Zoai:revistas.usp.br:article/146013Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2019-10-18T17:21:06GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)
“The Camera is My Hunting Weapon”: The Poetics of Réal J. Leblanc, Innu Filmmaker (Dossier Intersecting Eyes)
title “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)
spellingShingle “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)
Sztutman, Renato
Filmes-poema
Estética cosmopolítica
Resistência
Memória
Cinema indígena
Povos indígenas do Quebec
Poem-films
Cosmopolitical aesthetics
Resistance
Memory
Indigenous cinema
Indigenous peoples of Québec
title_short “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)
title_full “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)
title_fullStr “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)
title_full_unstemmed “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)
title_sort “A câmera é minha arma de caça” A poética dos filmes de Réal J. Leblanc, cineasta innu (Dossiê Olhares Cruzados)
author Sztutman, Renato
author_facet Sztutman, Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sztutman, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Filmes-poema
Estética cosmopolítica
Resistência
Memória
Cinema indígena
Povos indígenas do Quebec
Poem-films
Cosmopolitical aesthetics
Resistance
Memory
Indigenous cinema
Indigenous peoples of Québec
topic Filmes-poema
Estética cosmopolítica
Resistência
Memória
Cinema indígena
Povos indígenas do Quebec
Poem-films
Cosmopolitical aesthetics
Resistance
Memory
Indigenous cinema
Indigenous peoples of Québec
description This essay explores films directed by Réal Junior Leblanc, a young Innu filmmaker. Leblanc is connected to the Wapikoni Mobile Project, which trains new filmmakers in Indigenous communities in Québec (Canada). The present essay arguments that his films – both the experimental ones and the documentaries – foreground a poetic dimension, which points to a cosmopolitical aesthetics that insists on not separating human and “other than human” worlds, offering itself as an instrument of struggle and political resistance.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146013
10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.146013
url https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146013
identifier_str_mv 10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.146013
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146013/141965
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146013/141966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Renato Sztutman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Renato Sztutman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 3 n. 1 (2018)
GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 3 No. 1 (2018)
2525-3123
reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
collection GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository.name.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistagis@usp.br||
_version_ 1797220406456745984