Amaculo manihamba: canções de caminhar de mulheres de uma região transfronteiriça ao sul do continente africano: Resenha | Dossiê Musicar Local
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/176168 |
Resumo: | No oeste de Maputaland, uma região fronteiriça localizada na junção da África do Sul, Moçambique e Suazilândia, Song Walking examina a políticas territoriais, seu papel nas memórias e suas evoluções. Angela Impey explora relatos contrastantes acerca deste triângulo estratégico pouco conhecido, contrapondo narrativas textuais com as memórias de um grupo de mulheres idosas cujas canções e atividades diárias trazem narrativas e pontos de vista subalternos sobre a dinâmica na fronteira. Realizada durante a travessia de vastas distâncias com o acompanhamento da harpa bucal Isitweletwele, a etnografia de Impey encontra, nas canções de caminhadas femininas (amaculo manihamba), uma miríade de impactos sobre a propriedade, meios de subsistência e sentidos de localização causados por políticas de conservação ambiental transfronteiriça internacionalmente guiadas. Este livro vincula a pesquisa etnomusicológica aos temas mais amplos de desenvolvimento internacional, conservação do meio ambiente, gênero e acesso a recursos para fins econômicos locais. Song Walking atesta as dimensões afetivas, espaciais e econômicas do lugar, demonstrando que os processos de desenvolvimento são essencialmente culturais e revelando como a música se presta à expressão de sujeitos silenciados, ao mesmo tempo em que contribui para um alinhamento mais inclusivo e culturalmente apropriado entre as políticas fundiária e ambiental e necessidades e práticas locais. |
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Amaculo manihamba: canções de caminhar de mulheres de uma região transfronteiriça ao sul do continente africano: Resenha | Dossiê Musicar LocalResenhaMusicar localAngela ImpeyNo oeste de Maputaland, uma região fronteiriça localizada na junção da África do Sul, Moçambique e Suazilândia, Song Walking examina a políticas territoriais, seu papel nas memórias e suas evoluções. Angela Impey explora relatos contrastantes acerca deste triângulo estratégico pouco conhecido, contrapondo narrativas textuais com as memórias de um grupo de mulheres idosas cujas canções e atividades diárias trazem narrativas e pontos de vista subalternos sobre a dinâmica na fronteira. Realizada durante a travessia de vastas distâncias com o acompanhamento da harpa bucal Isitweletwele, a etnografia de Impey encontra, nas canções de caminhadas femininas (amaculo manihamba), uma miríade de impactos sobre a propriedade, meios de subsistência e sentidos de localização causados por políticas de conservação ambiental transfronteiriça internacionalmente guiadas. Este livro vincula a pesquisa etnomusicológica aos temas mais amplos de desenvolvimento internacional, conservação do meio ambiente, gênero e acesso a recursos para fins econômicos locais. Song Walking atesta as dimensões afetivas, espaciais e econômicas do lugar, demonstrando que os processos de desenvolvimento são essencialmente culturais e revelando como a música se presta à expressão de sujeitos silenciados, ao mesmo tempo em que contribui para um alinhamento mais inclusivo e culturalmente apropriado entre as políticas fundiária e ambiental e necessidades e práticas locais.In western Maputaland, a borderland region located at the juncture of South Africa, Mozambique, and Swaziland, Song Walking examines the politics of land, its role in memories, and its evolution. Angela Impey explores opposing accounts of this little-known strategic triangle, opposing textual narratives with the memories of an elderly group of women whose songs and daily activities bring subaltern narratives and points of view about the dynamics in the borderlands. Performed while traversing vast distances to the accompaniment of the mouth-harp Isitweletwele, Impey’s ethography finds in women's walking songs (amaculo manihamba) a myriad of impacts on property, livelihoods, and senses of location caused by internationally guided politics on transboundary environmental conservation. This book ties ethnomusicological research to the broader themes of international development, conservation of the environment, gender, and access to resources for local economic purposes. Song Walking testifies to the affective, spatial, and economic dimensions of the place by demonstrating that development processes are essentially cultural processes and revealing how music can be used by silenced subjects for self-expression, while contributing to a more inclusive and culturally appropriate alignment between land and environmental policies and local needs and practices.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/17616810.11606/issn.2525-3123.gis.2021.176168GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 6 n. 1 (2021); e-176168GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 6 No. 1 (2021); e-1761682525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/176168/167943https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/176168/172059Copyright (c) 2021 Erica Giesbrechthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiesbrecht, EricaGiesbrecht, EricaGiesbrecht, EricaGiesbrecht, Erica2021-09-28T19:01:04Zoai:revistas.usp.br:article/176168Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2021-09-28T19:01:04GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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