A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langdon, Esther Jean
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116460
Resumo: Entendendo o xamanismo como um modo performático, este texto explora o seu papel entre os índios Siona da Colômbia como expressão de especificidade cultural perante a violência colonial e pós-colonial. A história oral reconta como o papel xamânico transformou-se no papel do poderoso cacique curaca, em resposta adaptativa às atividades missionárias. Após a quase extinção dos xamãs praticantes no século XX, suas performances surgiram nas duas últimas décadas como uma estratégia-chave na fomentação das especificidades étnicas e nas lutas contemporâneas pelos direitos indígenas. Tanto a constituição colombiana de 1991 quanto as redes urbanas neoxamânicas associam o xamanismo à preservação ecológica, à medicina tradicional, à identidade étnica e ao bem-estar da comunidade. Em Putumayo, região caracterizada como “zona de guerra”, as performances xamânicas são uma estratégia fundamental no campo complexo das negociações entre comunidades indígenas, organizações governamentais e não governamentais, indústrias extrativas e diversos grupos armados.Tradução: Elisa Nazarian
id USP-60_6b5543d95c8b8a093b61f32119ac1fa7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/116460
network_acronym_str USP-60
network_name_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository_id_str
spelling A performance da diversidade: o xamanismo como modo performáticoThe performance of diversity: shamanism as a performative modexamanismoperformanceidentidade étnicaíndios Sionadireitos indígenasshamanismperformanceethnic identitySiona indiansindigenous rightsEntendendo o xamanismo como um modo performático, este texto explora o seu papel entre os índios Siona da Colômbia como expressão de especificidade cultural perante a violência colonial e pós-colonial. A história oral reconta como o papel xamânico transformou-se no papel do poderoso cacique curaca, em resposta adaptativa às atividades missionárias. Após a quase extinção dos xamãs praticantes no século XX, suas performances surgiram nas duas últimas décadas como uma estratégia-chave na fomentação das especificidades étnicas e nas lutas contemporâneas pelos direitos indígenas. Tanto a constituição colombiana de 1991 quanto as redes urbanas neoxamânicas associam o xamanismo à preservação ecológica, à medicina tradicional, à identidade étnica e ao bem-estar da comunidade. Em Putumayo, região caracterizada como “zona de guerra”, as performances xamânicas são uma estratégia fundamental no campo complexo das negociações entre comunidades indígenas, organizações governamentais e não governamentais, indústrias extrativas e diversos grupos armados.Tradução: Elisa NazarianThis paper explores the role of shamanism as a performance mode among the Siona Indians of Colombia as an expression of cultural distinctiveness in the face of Colonial and post-Colonial violence. Oral history recounts how the shamanic role transformed to that of the powerful cacique curaca as an adaptive response to missionary activities. After near extinction of practicing shamans in the 20th Century, their performances emerged in the last two decades as a key strategy in promoting ethnic distinctiveness in contemporary struggles for Indigenous rights. Both the Constitution of 1991 and urban neo-shamanic networks associate shamanism with ecological preservation, traditional medicine, ethnic identity and community well-being. In the Putumayo, a region characterized as a “war zone”, shamanic performances are a central strategy in the complex field of negotiations between Indigenous communities, governmental and non-governmental organizations, extractive industries and diverse armed groups.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/11646010.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116460GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 1 n. 1 (2016)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 1 No. 1 (2016)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116460/114058https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116460/114057Copyright (c) 2016 Esther Jean Langdoninfo:eu-repo/semantics/openAccessLangdon, Esther Jean2017-05-31T13:09:05Zoai:revistas.usp.br:article/116460Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2017-05-31T13:09:05GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático
The performance of diversity: shamanism as a performative mode
title A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático
spellingShingle A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático
Langdon, Esther Jean
xamanismo
performance
identidade étnica
índios Siona
direitos indígenas
shamanism
performance
ethnic identity
Siona indians
indigenous rights
title_short A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático
title_full A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático
title_fullStr A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático
title_full_unstemmed A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático
title_sort A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático
author Langdon, Esther Jean
author_facet Langdon, Esther Jean
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Langdon, Esther Jean
dc.subject.por.fl_str_mv xamanismo
performance
identidade étnica
índios Siona
direitos indígenas
shamanism
performance
ethnic identity
Siona indians
indigenous rights
topic xamanismo
performance
identidade étnica
índios Siona
direitos indígenas
shamanism
performance
ethnic identity
Siona indians
indigenous rights
description Entendendo o xamanismo como um modo performático, este texto explora o seu papel entre os índios Siona da Colômbia como expressão de especificidade cultural perante a violência colonial e pós-colonial. A história oral reconta como o papel xamânico transformou-se no papel do poderoso cacique curaca, em resposta adaptativa às atividades missionárias. Após a quase extinção dos xamãs praticantes no século XX, suas performances surgiram nas duas últimas décadas como uma estratégia-chave na fomentação das especificidades étnicas e nas lutas contemporâneas pelos direitos indígenas. Tanto a constituição colombiana de 1991 quanto as redes urbanas neoxamânicas associam o xamanismo à preservação ecológica, à medicina tradicional, à identidade étnica e ao bem-estar da comunidade. Em Putumayo, região caracterizada como “zona de guerra”, as performances xamânicas são uma estratégia fundamental no campo complexo das negociações entre comunidades indígenas, organizações governamentais e não governamentais, indústrias extrativas e diversos grupos armados.Tradução: Elisa Nazarian
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116460
10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116460
url https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116460
identifier_str_mv 10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116460
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116460/114058
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116460/114057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Esther Jean Langdon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Esther Jean Langdon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 1 n. 1 (2016)
GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 1 No. 1 (2016)
2525-3123
reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
collection GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository.name.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistagis@usp.br||
_version_ 1797220406319382528