Ritos de passagem: Dioniso e o coro de sátiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116355 |
Resumo: | Nas origens da tragédia grega, no coro de sátiros do teatro dionisíaco, os gregos fitavam o horror. Nessa observação de Nietzsche se encontra o ponto de partida para uma discussão dos ritos de passagem e, particularmente, da experiência do límen. Contribuições da performance e do teatro contemporâneos realçam aspectos dessa experiência. As análises de Julia Kristeva também merecem atenção. A hipótese, inspirada no pensamento de Walter Benjamin, emerge no final: elementos vitais dos ritos de passagem e do teatro dionisíaco tem a ver com o que poderíamos chamar de “margens das margens”. Em destaque, a dupla retirada de máscaras (cotidianas e extraordinárias), os subterrâneos dos símbolos e a experiência de f(r)icção (com r entre parênteses) nas relações entre máscara e corpo. Parafraseando Pascal, o corpo tem razões que a cultura desconhece. Às margens das margens forma-se uma ótica dialética: espantoso (ou extraordinário) cotidiano, nada surpreendente no espantoso. |
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Ritos de passagem: Dioniso e o coro de sátirosRites of passage: Dionysus and the chorus of Satyrsritos de passagemmargens das margensf(r)icçãoespantoso ou extraordináriocotidianocorpoiesisrites of passagemargins of marginsf(r)ictionastounding or extraordinary everyday experiencecorpoiesisNas origens da tragédia grega, no coro de sátiros do teatro dionisíaco, os gregos fitavam o horror. Nessa observação de Nietzsche se encontra o ponto de partida para uma discussão dos ritos de passagem e, particularmente, da experiência do límen. Contribuições da performance e do teatro contemporâneos realçam aspectos dessa experiência. As análises de Julia Kristeva também merecem atenção. A hipótese, inspirada no pensamento de Walter Benjamin, emerge no final: elementos vitais dos ritos de passagem e do teatro dionisíaco tem a ver com o que poderíamos chamar de “margens das margens”. Em destaque, a dupla retirada de máscaras (cotidianas e extraordinárias), os subterrâneos dos símbolos e a experiência de f(r)icção (com r entre parênteses) nas relações entre máscara e corpo. Parafraseando Pascal, o corpo tem razões que a cultura desconhece. Às margens das margens forma-se uma ótica dialética: espantoso (ou extraordinário) cotidiano, nada surpreendente no espantoso.At the origins of Greek tragedy, in the chorus of satyrs of Dionysian theater, Greeks stared into horror. This observation by Nietzsche is the starting point for a discussion of rites of passage and, particularly, of liminal experience. Contributions from contemporary performance and theater highlight aspects of this experience. So also, the studies of Julia Kristeva deserve attention. A hypothesis inspired by the writings of Walter Benjamin emerges at the end: vital elements of rites of passage and Dionysian theater have to do with what may be called “margins of margins”. In focus, the double removal of masks (everyday and extraordinary), the subterranean regions of symbols, and the experience of f(r) iction (with the r between parentheses) in relations between masks and bodies. Paraphrasing Pascal, the body has its reasons of which culture knows not. At margins of margins a double optic is formed: the astounding (or extraordinary) everyday, no surprise in the astounding.Translation: John Cowart Dawsey Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/11635510.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116355GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 1 n. 1 (2016)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 1 No. 1 (2016)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116355/113946https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116355/114065Copyright (c) 2016 John Cowart Dawseyinfo:eu-repo/semantics/openAccessDawsey, John Cowart2017-05-31T13:09:05Zoai:revistas.usp.br:article/116355Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2017-05-31T13:09:05GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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