A Igreja Universal e suas “mídias”: uma análise crítica sobre religião, mídia e secularismo

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Autor(a) principal: Ciochetti, Vitor Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/182838
Resumo: Neste artigo, propõe-se pensar a reconfiguração do secularismo brasileiro, marcada pelo ativismo evangélico pentecostal na esfera pública e o consequente declínio da hegemonia da Igreja Católica no país. A partir de uma revisão crítica da literatura sobre religião, mídia e secularismo, tomamos o Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, como objeto privilegiado desta reflexão. Analisando a visibilidade midiática de algumas cenas e narrativas sobre o Templo de Salomão, apontamos para a importância da incorporação de novas mídias no repertório religioso da IURD como fator de transformação das práticas de mediação religiosa em curso no país. Busca-se sustentar que as dinâmicas de publicidade da formação estética inspirada em uma concepção mítica de Israel, materializada nos mais diversos objetos, edifícios, cerimônias, gestos, performances e símbolos pelas igrejas pentecostais, tornaram-se um fator importante para a emergência do Pentecostalismo como uma religião pública.
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spelling A Igreja Universal e suas “mídias”: uma análise crítica sobre religião, mídia e secularismoUniversal Church and its “medias”: a critical analysis about religion, media and secularismReligiãoPentecostalismoMídiaTemplo de SalomãoIgreja Universal do Reino de DeusNeste artigo, propõe-se pensar a reconfiguração do secularismo brasileiro, marcada pelo ativismo evangélico pentecostal na esfera pública e o consequente declínio da hegemonia da Igreja Católica no país. A partir de uma revisão crítica da literatura sobre religião, mídia e secularismo, tomamos o Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, como objeto privilegiado desta reflexão. Analisando a visibilidade midiática de algumas cenas e narrativas sobre o Templo de Salomão, apontamos para a importância da incorporação de novas mídias no repertório religioso da IURD como fator de transformação das práticas de mediação religiosa em curso no país. Busca-se sustentar que as dinâmicas de publicidade da formação estética inspirada em uma concepção mítica de Israel, materializada nos mais diversos objetos, edifícios, cerimônias, gestos, performances e símbolos pelas igrejas pentecostais, tornaram-se um fator importante para a emergência do Pentecostalismo como uma religião pública.This article discusses the reconfiguration of Brazilian secularism, marked by Pentecostal evangelical activism in the public sphere and the consequent decline of the hegemony of the Catholic Church in the country. From a critical review of the literature about religion, media and secularism, we consider Universal Church of the Kingdom of God's (IURD) greatest center, Solomon’s Temple, as the privileged object of this analysis. Observing the media visibility of some scenes and narratives about the Solomon’s Temple, we sustain that the incorporation of new media into the IURD's religious repertoire has transformed the practices of religious mediation in the country. Our objective is to demonstrate that the publicity dynamics of aesthetic formation— inspired by a mythical conception of Israel and materialized in a diversity of objects, such as buildings, ceremonies, gestures, performances and symbols, by Pentecostal churches— became an important factor for the emergence of Pentecostalism as a public religion.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPeer-reviewed articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/18283810.11606/issn.2525-3123.gis.2022.182838GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e182838GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e1828382525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/182838/182575https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/182838/182576Copyright (c) 2022 Vitor Miranda Ciochettihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCiochetti, Vitor MirandaCiochetti, Vitor MirandaCiochetti, Vitor MirandaCiochetti, Vitor Miranda2022-08-30T12:48:12Zoai:revistas.usp.br:article/182838Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2022-08-30T12:48:12GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
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