Vozes e silêncios: apontamentos sobre reflexividade em filmes etnográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, João Martinho de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116356
Resumo: Este artigo pretende discutir a voz autoral como expressão de subjetividade e de reflexividade em filmes etnográficos. Analisa três usos da voz autoral para estabelecer correlações entre níveis teórico-metodológicos, audiovisuais e emocionais. A voz, pensada como um tipo especial de performance corporal, é sugerida como exercício e prática de pesquisa. A abordagem aqui experimentada procura perceber, todavia, como vozes autorais nos filmes podem ser situadas num esforço de aproximação dos problemas da antropologia contemporânea desde os anos 1980. Assim, a preocupação central recai sobre como filmes etnográficos contribuem para o pensamento antropológico, com especial atenção para a experiência etnográfica, o diálogo e a subjetividade. Filmes de antropólogos como Margaret Mead e Jean Rouch, bem como de um autor brasileiro mais recente, Edgar Cunha, são tomados como base analítica a partir da qual a importância da voz autoral pode ser reavaliada. Espera- -se que essa discussão possa contribuir para o exame crítico tanto de produções já realizadas quanto em projetos futuros.Translation: Thaddeus Gregory Blanchette
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spelling Vozes e silêncios: apontamentos sobre reflexividade em filmes etnográficosVoices and silences: some thoughts regarding reflexivity in ethnographic filmsfilme etnográficoreflexividadesubjetividadeJean RouchMargaret MeadEdgar Teodoro da CunhaEste artigo pretende discutir a voz autoral como expressão de subjetividade e de reflexividade em filmes etnográficos. Analisa três usos da voz autoral para estabelecer correlações entre níveis teórico-metodológicos, audiovisuais e emocionais. A voz, pensada como um tipo especial de performance corporal, é sugerida como exercício e prática de pesquisa. A abordagem aqui experimentada procura perceber, todavia, como vozes autorais nos filmes podem ser situadas num esforço de aproximação dos problemas da antropologia contemporânea desde os anos 1980. Assim, a preocupação central recai sobre como filmes etnográficos contribuem para o pensamento antropológico, com especial atenção para a experiência etnográfica, o diálogo e a subjetividade. Filmes de antropólogos como Margaret Mead e Jean Rouch, bem como de um autor brasileiro mais recente, Edgar Cunha, são tomados como base analítica a partir da qual a importância da voz autoral pode ser reavaliada. Espera- -se que essa discussão possa contribuir para o exame crítico tanto de produções já realizadas quanto em projetos futuros.Translation: Thaddeus Gregory BlanchetteThis article aims to discuss the author’s voice as an expression of subjectivity and reflexivity in ethnographic films. It analyzes three different ways of working with the author’s voice to establish correlations between emotional, audio-visual and theoretical-methodological levels. The voice as a special kind of performance is suggested as an object for further research and practice, although the approach presented here focuses on the ways these voices could be situated in an effort to consider problems of contemporary anthropology, which have been apparent since the 1980’s. Our major concern is to ask how ethnographic films can contribute to anthropological thinking, paying special attention to ethnographic experience, dialogue and subjectivity. The films of anthropologists such as Margaret Mead and Jean Rouch, as well as a more recent Brazilian film-maker, Edgar Cunha, are used as an analytic basis from which the author’s voice can be reevaluated. It is expected that this discussion will contribute to the critical reconsideration of already released productions as well as further projects.Translation: John Cowart DawseyUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/11635610.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116356GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 1 n. 1 (2016)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 1 No. 1 (2016)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116356/113947https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/116356/114066Copyright (c) 2016 João Martinho de Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, João Martinho de2017-05-31T13:09:05Zoai:revistas.usp.br:article/116356Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2017-05-31T13:09:05GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
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