La Milagrosa: visual essay about afro-cuban syncretism rituals and aesthetics
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/142532 |
Resumo: | Num cruzamento de videoarte e antropologia visual, o vídeo LA MILAGROSA foca-se no universo da Santería, sincretismo religioso entre divindades africanas e religiosidades católicas, que se gerou em populações afrodescendentes escravizadas em Cuba, segundo entrecruzados processos de assimilação e resistência face aos poderes coloniais, continuando a existir após a independência, inclusive num contexto oficialmente ateu. Testemunhando a perpetuação da mitologia Ioruba, o ensaio visual conduz-nos por rituais e altares domésticos de uma santera, revelando um simbólico e vasto panteão de deuses tribais africanos representado por santos, cantos, objetos e cores presentes em diversos elementos (ex: flores, tecidos, doces, velas, madeiras, colares de contas, etc). A narrativa abre-se posteriormente a espaços públicos de tipologia católica que se tornaram icónicos para práticas da Santería: o cemitério Cristóval Colón (Cristóvão Colombo) e o santuário de São Lázaro. |
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La Milagrosa: visual essay about afro-cuban syncretism rituals and aestheticsLa Milagrosa: ensaio visual sobre rituais e estéticas de sincretismo afrocubanoSanteriaRitualAfrocubanoSincretismoAntropologia visualSanteriaRitualAfro-CubanSyncretismVisual AnthropologyNum cruzamento de videoarte e antropologia visual, o vídeo LA MILAGROSA foca-se no universo da Santería, sincretismo religioso entre divindades africanas e religiosidades católicas, que se gerou em populações afrodescendentes escravizadas em Cuba, segundo entrecruzados processos de assimilação e resistência face aos poderes coloniais, continuando a existir após a independência, inclusive num contexto oficialmente ateu. Testemunhando a perpetuação da mitologia Ioruba, o ensaio visual conduz-nos por rituais e altares domésticos de uma santera, revelando um simbólico e vasto panteão de deuses tribais africanos representado por santos, cantos, objetos e cores presentes em diversos elementos (ex: flores, tecidos, doces, velas, madeiras, colares de contas, etc). A narrativa abre-se posteriormente a espaços públicos de tipologia católica que se tornaram icónicos para práticas da Santería: o cemitério Cristóval Colón (Cristóvão Colombo) e o santuário de São Lázaro.A cross between video art and visual anthropology, the video LA MILAGROSA focuses on the Santeria universe, which is a religious syncretism between African deities and Catholicism originated in Cuba from enslaved Afro-descendant populations, according to intertwined assimilation processes and colonial power resistance, lingering after the political independence, even in an officially atheist context. By witnessing the Ioruba mythology perpetuation, the visual essay takes us through santera's rituals and domestic altars, revealing a vast and symbolic pantheon of African tribal gods represented by saints, street corners, objects and colours present in several elements (for example, flowers, fabrics, sweets, candles, woods, bead necklaces, etc.). The narrative later opens itself to Catholic typology public spaces that became iconic for the practice of Santeria: the Cristóval Colón (Christopher Columbus) cemetery and the San Lázaro (Saint Lazarus) sanctuary.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/14253210.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142532GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 3 n. 1 (2018)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 3 No. 1 (2018)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/142532/141971https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/142532/141972Copyright (c) 2018 Rui Mourãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMourão, Rui2019-10-18T17:21:06Zoai:revistas.usp.br:article/142532Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2019-10-18T17:21:06GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Num cruzamento de videoarte e antropologia visual, o vídeo LA MILAGROSA foca-se no universo da Santería, sincretismo religioso entre divindades africanas e religiosidades católicas, que se gerou em populações afrodescendentes escravizadas em Cuba, segundo entrecruzados processos de assimilação e resistência face aos poderes coloniais, continuando a existir após a independência, inclusive num contexto oficialmente ateu. Testemunhando a perpetuação da mitologia Ioruba, o ensaio visual conduz-nos por rituais e altares domésticos de uma santera, revelando um simbólico e vasto panteão de deuses tribais africanos representado por santos, cantos, objetos e cores presentes em diversos elementos (ex: flores, tecidos, doces, velas, madeiras, colares de contas, etc). A narrativa abre-se posteriormente a espaços públicos de tipologia católica que se tornaram icónicos para práticas da Santería: o cemitério Cristóval Colón (Cristóvão Colombo) e o santuário de São Lázaro. |
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