Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belisário, Bernard
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961
Resumo: O artigo retoma algumas das experiências, movimentos e processos de aprendizagem e produção com o videotape junto a comunidades indígenas no Brasil, quando o equipamento de gravação em fita magnética começava a se popularizar com os formatos portáteis. O cineasta Andrea Tonacci se inquieta com as possibilidades do registro e reprodução simultâneas do videotape como parte da figuração da comunidade, como olhar processual, reflexivo. As camcorders dos Kayapó registraram discursos, viagens, eventos e rituais comunitários, antes mesmo das primeiras experiências do Vídeo nas Aldeias (VNA). O filme A festa da moça (1987), de Vincent Carelli, opera uma alteração naquilo que era imaginado como “olhar do outro” por Tonacci – e por muitas das produções do Vídeo Popular –, pois nos devolve um olhar deslocado, que presencia a retomada dos corpos dos jovens em comunidade, enfeitados e marcados como os antepassados, ao mesmo tempo que nos posiciona como espectadores não indígenas.
id USP-60_d08c69260c7ca9e1f234739134eac5f6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/181961
network_acronym_str USP-60
network_name_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository_id_str
spelling Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeiasRewinding the tape: archeology of videotape in villagesCommunity-based filmsVideo in the VillagesAndrea TonacciDocumentaryIndigenous MediaFilmes indígenasVídeo nas AldeiasAndrea TonacciDocumentárioMídia IndígenaO artigo retoma algumas das experiências, movimentos e processos de aprendizagem e produção com o videotape junto a comunidades indígenas no Brasil, quando o equipamento de gravação em fita magnética começava a se popularizar com os formatos portáteis. O cineasta Andrea Tonacci se inquieta com as possibilidades do registro e reprodução simultâneas do videotape como parte da figuração da comunidade, como olhar processual, reflexivo. As camcorders dos Kayapó registraram discursos, viagens, eventos e rituais comunitários, antes mesmo das primeiras experiências do Vídeo nas Aldeias (VNA). O filme A festa da moça (1987), de Vincent Carelli, opera uma alteração naquilo que era imaginado como “olhar do outro” por Tonacci – e por muitas das produções do Vídeo Popular –, pois nos devolve um olhar deslocado, que presencia a retomada dos corpos dos jovens em comunidade, enfeitados e marcados como os antepassados, ao mesmo tempo que nos posiciona como espectadores não indígenas.The article digs on the soil of experiences, movements, workshops, and processes with videotape production within indigenous communities in Brazil when magnetic tape recording equipment started to become popular with portable formats. Filmmaker Andrea Tonacci is concerned about the possibilities of videotape recording and reproduction, and its figuration inside the community as a procedural, reflexive look. The Kayapó camcorders recorded speeches, trips, events, and community rituals, even before the very first tries of Video in the villages (VNA). Vincent Carelli’s film The girl's celebration (1987) alters what was imagined as “other's look” by Tonacci – and many of the productions by Popular Video Movement in Latin America – as it places its spectator with a displacing look, which witnesses the resumption of the bodies of young people by the community, decorated and marked like their ancestors', while at the same time placing us as non-indigenous spectators.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/18196110.11606/issn.2525-3123.gis.2022.181961GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e181961GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e1819612525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961/180635https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961/180636Copyright (c) 2022 Bernard Belisáriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelisário, BernardBelisário, BernardBelisário, BernardBelisário, Bernard2022-08-30T12:48:13Zoai:revistas.usp.br:article/181961Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2022-08-30T12:48:13GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
Rewinding the tape: archeology of videotape in villages
title Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
spellingShingle Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
Belisário, Bernard
Community-based films
Video in the Villages
Andrea Tonacci
Documentary
Indigenous Media
Filmes indígenas
Vídeo nas Aldeias
Andrea Tonacci
Documentário
Mídia Indígena
title_short Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
title_full Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
title_fullStr Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
title_full_unstemmed Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
title_sort Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
author Belisário, Bernard
author_facet Belisário, Bernard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belisário, Bernard
Belisário, Bernard
Belisário, Bernard
Belisário, Bernard
dc.subject.por.fl_str_mv Community-based films
Video in the Villages
Andrea Tonacci
Documentary
Indigenous Media
Filmes indígenas
Vídeo nas Aldeias
Andrea Tonacci
Documentário
Mídia Indígena
topic Community-based films
Video in the Villages
Andrea Tonacci
Documentary
Indigenous Media
Filmes indígenas
Vídeo nas Aldeias
Andrea Tonacci
Documentário
Mídia Indígena
description O artigo retoma algumas das experiências, movimentos e processos de aprendizagem e produção com o videotape junto a comunidades indígenas no Brasil, quando o equipamento de gravação em fita magnética começava a se popularizar com os formatos portáteis. O cineasta Andrea Tonacci se inquieta com as possibilidades do registro e reprodução simultâneas do videotape como parte da figuração da comunidade, como olhar processual, reflexivo. As camcorders dos Kayapó registraram discursos, viagens, eventos e rituais comunitários, antes mesmo das primeiras experiências do Vídeo nas Aldeias (VNA). O filme A festa da moça (1987), de Vincent Carelli, opera uma alteração naquilo que era imaginado como “olhar do outro” por Tonacci – e por muitas das produções do Vídeo Popular –, pois nos devolve um olhar deslocado, que presencia a retomada dos corpos dos jovens em comunidade, enfeitados e marcados como os antepassados, ao mesmo tempo que nos posiciona como espectadores não indígenas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961
10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.181961
url https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961
identifier_str_mv 10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.181961
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961/180635
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961/180636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Bernard Belisário
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Bernard Belisário
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e181961
GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e181961
2525-3123
reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
collection GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository.name.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistagis@usp.br||
_version_ 1797220406946430976