Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961 |
Resumo: | O artigo retoma algumas das experiências, movimentos e processos de aprendizagem e produção com o videotape junto a comunidades indígenas no Brasil, quando o equipamento de gravação em fita magnética começava a se popularizar com os formatos portáteis. O cineasta Andrea Tonacci se inquieta com as possibilidades do registro e reprodução simultâneas do videotape como parte da figuração da comunidade, como olhar processual, reflexivo. As camcorders dos Kayapó registraram discursos, viagens, eventos e rituais comunitários, antes mesmo das primeiras experiências do Vídeo nas Aldeias (VNA). O filme A festa da moça (1987), de Vincent Carelli, opera uma alteração naquilo que era imaginado como “olhar do outro” por Tonacci – e por muitas das produções do Vídeo Popular –, pois nos devolve um olhar deslocado, que presencia a retomada dos corpos dos jovens em comunidade, enfeitados e marcados como os antepassados, ao mesmo tempo que nos posiciona como espectadores não indígenas. |
id |
USP-60_d08c69260c7ca9e1f234739134eac5f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/181961 |
network_acronym_str |
USP-60 |
network_name_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeiasRewinding the tape: archeology of videotape in villagesCommunity-based filmsVideo in the VillagesAndrea TonacciDocumentaryIndigenous MediaFilmes indígenasVídeo nas AldeiasAndrea TonacciDocumentárioMídia IndígenaO artigo retoma algumas das experiências, movimentos e processos de aprendizagem e produção com o videotape junto a comunidades indígenas no Brasil, quando o equipamento de gravação em fita magnética começava a se popularizar com os formatos portáteis. O cineasta Andrea Tonacci se inquieta com as possibilidades do registro e reprodução simultâneas do videotape como parte da figuração da comunidade, como olhar processual, reflexivo. As camcorders dos Kayapó registraram discursos, viagens, eventos e rituais comunitários, antes mesmo das primeiras experiências do Vídeo nas Aldeias (VNA). O filme A festa da moça (1987), de Vincent Carelli, opera uma alteração naquilo que era imaginado como “olhar do outro” por Tonacci – e por muitas das produções do Vídeo Popular –, pois nos devolve um olhar deslocado, que presencia a retomada dos corpos dos jovens em comunidade, enfeitados e marcados como os antepassados, ao mesmo tempo que nos posiciona como espectadores não indígenas.The article digs on the soil of experiences, movements, workshops, and processes with videotape production within indigenous communities in Brazil when magnetic tape recording equipment started to become popular with portable formats. Filmmaker Andrea Tonacci is concerned about the possibilities of videotape recording and reproduction, and its figuration inside the community as a procedural, reflexive look. The Kayapó camcorders recorded speeches, trips, events, and community rituals, even before the very first tries of Video in the villages (VNA). Vincent Carelli’s film The girl's celebration (1987) alters what was imagined as “other's look” by Tonacci – and many of the productions by Popular Video Movement in Latin America – as it places its spectator with a displacing look, which witnesses the resumption of the bodies of young people by the community, decorated and marked like their ancestors', while at the same time placing us as non-indigenous spectators.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/18196110.11606/issn.2525-3123.gis.2022.181961GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e181961GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e1819612525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961/180635https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961/180636Copyright (c) 2022 Bernard Belisáriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelisário, BernardBelisário, BernardBelisário, BernardBelisário, Bernard2022-08-30T12:48:13Zoai:revistas.usp.br:article/181961Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2022-08-30T12:48:13GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias Rewinding the tape: archeology of videotape in villages |
title |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias |
spellingShingle |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias Belisário, Bernard Community-based films Video in the Villages Andrea Tonacci Documentary Indigenous Media Filmes indígenas Vídeo nas Aldeias Andrea Tonacci Documentário Mídia Indígena |
title_short |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias |
title_full |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias |
title_fullStr |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias |
title_full_unstemmed |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias |
title_sort |
Rebobinando a fita: arqueologia do videotape nas aldeias |
author |
Belisário, Bernard |
author_facet |
Belisário, Bernard |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belisário, Bernard Belisário, Bernard Belisário, Bernard Belisário, Bernard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Community-based films Video in the Villages Andrea Tonacci Documentary Indigenous Media Filmes indígenas Vídeo nas Aldeias Andrea Tonacci Documentário Mídia Indígena |
topic |
Community-based films Video in the Villages Andrea Tonacci Documentary Indigenous Media Filmes indígenas Vídeo nas Aldeias Andrea Tonacci Documentário Mídia Indígena |
description |
O artigo retoma algumas das experiências, movimentos e processos de aprendizagem e produção com o videotape junto a comunidades indígenas no Brasil, quando o equipamento de gravação em fita magnética começava a se popularizar com os formatos portáteis. O cineasta Andrea Tonacci se inquieta com as possibilidades do registro e reprodução simultâneas do videotape como parte da figuração da comunidade, como olhar processual, reflexivo. As camcorders dos Kayapó registraram discursos, viagens, eventos e rituais comunitários, antes mesmo das primeiras experiências do Vídeo nas Aldeias (VNA). O filme A festa da moça (1987), de Vincent Carelli, opera uma alteração naquilo que era imaginado como “olhar do outro” por Tonacci – e por muitas das produções do Vídeo Popular –, pois nos devolve um olhar deslocado, que presencia a retomada dos corpos dos jovens em comunidade, enfeitados e marcados como os antepassados, ao mesmo tempo que nos posiciona como espectadores não indígenas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961 10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.181961 |
url |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.181961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961/180635 https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/181961/180636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bernard Belisário http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bernard Belisário http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e181961 GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e181961 2525-3123 reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
collection |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository.name.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagis@usp.br|| |
_version_ |
1797220406946430976 |