Epistemology of eshu and audiovisibility in the 2020 pandemic: writexperience and gestures in images on digital platforms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migliano, Milene
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hornhardt, Nathalie de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185778
Resumo: Partindo da escrevivência, de Conceição Evaristo e da epistemologia exúlica, proposta por Reis Neto, analisamos duas produções audiovisuais vinculadas às religiões afrodescendentes: "Negras Vozes: Tempos de Alakan", dirigido por Beto Brant e "AmarElo: É tudo para ontem", dirigido por Fred Ouro Preto. Ambas as produções de 2020 emergiram em meio à pandemia da Covid-19. O objetivo do artigo é refletir sobre as possibilidades de fruição estética que emergiram frente à impossibilidade do contato presencial. Imagem e som se fizeram presentes diante do vídeo e as comunidades se apropriaram desse movimento. Diferentes modelos de partilha do sensível foram experimentados nesta proposta de etnografia digital em liminaridades criativas.
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spelling Epistemology of eshu and audiovisibility in the 2020 pandemic: writexperience and gestures in images on digital platformsEpistemologia exúlica e audiovisibilidade na pandemia de 2020: escrevivências e gestos em imagens nas plataformas digitaisEscrevivênciaEpistemologia exúlicaAudiovisuabilidadePandemiaEtnografia digitalWritexperienceEpistemology of EshuAudiovisibilitiesPandemyDigital ethnographyPartindo da escrevivência, de Conceição Evaristo e da epistemologia exúlica, proposta por Reis Neto, analisamos duas produções audiovisuais vinculadas às religiões afrodescendentes: "Negras Vozes: Tempos de Alakan", dirigido por Beto Brant e "AmarElo: É tudo para ontem", dirigido por Fred Ouro Preto. Ambas as produções de 2020 emergiram em meio à pandemia da Covid-19. O objetivo do artigo é refletir sobre as possibilidades de fruição estética que emergiram frente à impossibilidade do contato presencial. Imagem e som se fizeram presentes diante do vídeo e as comunidades se apropriaram desse movimento. Diferentes modelos de partilha do sensível foram experimentados nesta proposta de etnografia digital em liminaridades criativas.Starting from “escrevivências”, from Conceição Evaristo and the Epistemology of “Exu”, proposed by Reis Neto, we analyzed two audiovisual productions linked to Afro-descendant religions: Negras Vozes: Tempos of Alakan, directed by Beto Brant and “AmarElo: É tudo pra ontem”, directed by Fred Ouro Preto. Both 2020 productions emerged amid the COVID-19 pandemic. The aim of the article is to reflect on the possibilities of aesthetic enjoyment that have emerged in the face of the impossibility of face-to-face contact. Image and sound were present in front of the video and the communities took ownership of this movement. Different models of sharing the sensitive were tried in this proposal of digital ethnography in creative liminalities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPeer-reviewed articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/18577810.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185778GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e185778GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e1857782525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185778/182386https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185778/182387Copyright (c) 2022 Milene Migliano, Nathalie de Almeida Hornhardthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMigliano, MileneHornhardt, Nathalie de AlmeidaMigliano, MileneHornhardt, Nathalie de AlmeidaMigliano, MileneHornhardt, Nathalie de AlmeidaMigliano, MileneHornhardt, Nathalie de Almeida2022-08-30T12:48:08Zoai:revistas.usp.br:article/185778Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2022-08-30T12:48:08GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
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