Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003 |
Resumo: | Com base, principalmente, em alguns textos de Rodrigo Naves e Gilda de Mello e Souza, este artigo almeja discutir e escandir as linhas evolutivas da experiência nacional – diversa, porém não alheia ao resto do mundo – figurada via artes plásticas. Pretende-se, assim, discutir, mais especificamente, algumas formalizações dos autores supracitados quanto a formação das artes plásticas no Brasil, a partir do ponto de vista mesmo da forma artística. É preciso dizer que essa discussão entronca, necessariamente, em um dos tópicos centrais do pensamento político e social brasileiro, a saber, o chamado sentido da formação. O qual, de acordo com Otília e Paulo Arantes (Arantes; Arantes, 1997a; 1997b), galvanizou boa parte da vida mental brasileira – com um intuito tanto descritivo quanto normativo – originando grandes esquemas interpretativos os quais, a um só tempo, registravam tendências reais na sociedade e tinham como ponto de fuga a constituição de uma ossatura moderna sustentadora da evolução de nosso meio disforme em direção a uma nação moderna e integrada, à europeia. |
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Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo NavesVisual arts under the paradigm of formation: the discussion about form and social process in Gilda de Mello e Souza and Rodrigo NavesPensamento político e social brasileiroartes plásticas brasileirasformaçãoRodrigo NavesGilda de Mello e Souza.Brazilian social and political thoughBrazilian visual artsFormationRodrigo NavesGilda de Mello e SouzaCom base, principalmente, em alguns textos de Rodrigo Naves e Gilda de Mello e Souza, este artigo almeja discutir e escandir as linhas evolutivas da experiência nacional – diversa, porém não alheia ao resto do mundo – figurada via artes plásticas. Pretende-se, assim, discutir, mais especificamente, algumas formalizações dos autores supracitados quanto a formação das artes plásticas no Brasil, a partir do ponto de vista mesmo da forma artística. É preciso dizer que essa discussão entronca, necessariamente, em um dos tópicos centrais do pensamento político e social brasileiro, a saber, o chamado sentido da formação. O qual, de acordo com Otília e Paulo Arantes (Arantes; Arantes, 1997a; 1997b), galvanizou boa parte da vida mental brasileira – com um intuito tanto descritivo quanto normativo – originando grandes esquemas interpretativos os quais, a um só tempo, registravam tendências reais na sociedade e tinham como ponto de fuga a constituição de uma ossatura moderna sustentadora da evolução de nosso meio disforme em direção a uma nação moderna e integrada, à europeia.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/14300310.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.143003Plural; v. 24 n. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-228Plural; Vol. 24 Núm. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-228Plural; Vol. 24 No. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-2282176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003/137863https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003/180114Copyright (c) 2017 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarino, Rafael2022-03-29T15:54:09Zoai:revistas.usp.br:article/143003Revistahttps://www.revistas.usp.br/plural/PUBhttps://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-03-29T15:54:09Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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