Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marino, Rafael
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plural (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003
Resumo: Com base, principalmente, em alguns textos de Rodrigo Naves e Gilda de Mello e Souza, este artigo almeja discutir e escandir as linhas evolutivas da experiência nacional – diversa, porém não alheia ao resto do mundo – figurada via artes plásticas. Pretende-se, assim, discutir, mais especificamente, algumas formalizações dos autores supracitados quanto a formação das artes plásticas no Brasil, a partir do ponto de vista mesmo da forma artística. É preciso dizer que essa discussão entronca, necessariamente, em um dos tópicos centrais do pensamento político e social brasileiro, a saber, o chamado sentido da formação. O qual, de acordo com Otília e Paulo Arantes (Arantes; Arantes, 1997a; 1997b), galvanizou boa parte da vida mental brasileira – com um intuito tanto descritivo quanto normativo – originando grandes esquemas interpretativos os quais, a um só tempo, registravam tendências reais na sociedade e tinham como ponto de fuga a constituição de uma ossatura moderna sustentadora da evolução de nosso meio disforme em direção a uma nação moderna e integrada, à europeia.
id USP-61_18bde5bc60e7b0417f92d0d07a873797
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/143003
network_acronym_str USP-61
network_name_str Plural (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo NavesVisual arts under the paradigm of formation: the discussion about form and social process in Gilda de Mello e Souza and Rodrigo NavesPensamento político e social brasileiroartes plásticas brasileirasformaçãoRodrigo NavesGilda de Mello e Souza.Brazilian social and political thoughBrazilian visual artsFormationRodrigo NavesGilda de Mello e SouzaCom base, principalmente, em alguns textos de Rodrigo Naves e Gilda de Mello e Souza, este artigo almeja discutir e escandir as linhas evolutivas da experiência nacional – diversa, porém não alheia ao resto do mundo – figurada via artes plásticas. Pretende-se, assim, discutir, mais especificamente, algumas formalizações dos autores supracitados quanto a formação das artes plásticas no Brasil, a partir do ponto de vista mesmo da forma artística. É preciso dizer que essa discussão entronca, necessariamente, em um dos tópicos centrais do pensamento político e social brasileiro, a saber, o chamado sentido da formação. O qual, de acordo com Otília e Paulo Arantes (Arantes; Arantes, 1997a; 1997b), galvanizou boa parte da vida mental brasileira – com um intuito tanto descritivo quanto normativo – originando grandes esquemas interpretativos os quais, a um só tempo, registravam tendências reais na sociedade e tinham como ponto de fuga a constituição de uma ossatura moderna sustentadora da evolução de nosso meio disforme em direção a uma nação moderna e integrada, à europeia.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/14300310.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.143003Plural; v. 24 n. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-228Plural; Vol. 24 Núm. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-228Plural; Vol. 24 No. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-2282176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003/137863https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003/180114Copyright (c) 2017 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarino, Rafael2022-03-29T15:54:09Zoai:revistas.usp.br:article/143003Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-03-29T15:54:09Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
Visual arts under the paradigm of formation: the discussion about form and social process in Gilda de Mello e Souza and Rodrigo Naves
title Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
spellingShingle Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
Marino, Rafael
Pensamento político e social brasileiro
artes plásticas brasileiras
formação
Rodrigo Naves
Gilda de Mello e Souza.
Brazilian social and political though
Brazilian visual arts
Formation
Rodrigo Naves
Gilda de Mello e Souza
title_short Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
title_full Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
title_fullStr Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
title_full_unstemmed Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
title_sort Artes plásticas sob o crivo da formação: a discussão sobre forma e processo social em Gilda de Mello e Souza e Rodrigo Naves
author Marino, Rafael
author_facet Marino, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marino, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento político e social brasileiro
artes plásticas brasileiras
formação
Rodrigo Naves
Gilda de Mello e Souza.
Brazilian social and political though
Brazilian visual arts
Formation
Rodrigo Naves
Gilda de Mello e Souza
topic Pensamento político e social brasileiro
artes plásticas brasileiras
formação
Rodrigo Naves
Gilda de Mello e Souza.
Brazilian social and political though
Brazilian visual arts
Formation
Rodrigo Naves
Gilda de Mello e Souza
description Com base, principalmente, em alguns textos de Rodrigo Naves e Gilda de Mello e Souza, este artigo almeja discutir e escandir as linhas evolutivas da experiência nacional – diversa, porém não alheia ao resto do mundo – figurada via artes plásticas. Pretende-se, assim, discutir, mais especificamente, algumas formalizações dos autores supracitados quanto a formação das artes plásticas no Brasil, a partir do ponto de vista mesmo da forma artística. É preciso dizer que essa discussão entronca, necessariamente, em um dos tópicos centrais do pensamento político e social brasileiro, a saber, o chamado sentido da formação. O qual, de acordo com Otília e Paulo Arantes (Arantes; Arantes, 1997a; 1997b), galvanizou boa parte da vida mental brasileira – com um intuito tanto descritivo quanto normativo – originando grandes esquemas interpretativos os quais, a um só tempo, registravam tendências reais na sociedade e tinham como ponto de fuga a constituição de uma ossatura moderna sustentadora da evolução de nosso meio disforme em direção a uma nação moderna e integrada, à europeia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Originais"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.143003
url https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.143003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003/137863
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/143003/180114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Política de direitos compartilhados
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Política de direitos compartilhados
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Plural; v. 24 n. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-228
Plural; Vol. 24 Núm. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-228
Plural; Vol. 24 No. 2 (2017): Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?; 207-228
2176-8099
0104-6721
reponame:Plural (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Plural (São Paulo. Online)
collection Plural (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv plural@usp.br||
_version_ 1797221634567831552