A renovação popularizadora católica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75766 |
Resumo: | Na década de 1990, a Igreja Católica teve intensificada a concorrência no mercado religioso brasileiro. Isso provocou primeiro o fortalecimento da Renovação Carismática Católica (RCC) e depois a valorização da música, da dança, das "missas-espetáculo", num processo de renovação popularizadora. Diferente da RCC, a renovação popularizadora não é um movimento orgânico de leigos, mas uma nova forma de reação católica ao mercado religioso, centrada nos chamados padres cantores. Padre Marcelo Rossi é a figura central dessa outra renovação em curso na Igreja Católica, que também é marcada pelo uso intenso de técnicas de marketing. |
id |
USP-61_1c6a83348215182223f4265d765e7bcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/75766 |
network_acronym_str |
USP-61 |
network_name_str |
Plural (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A renovação popularizadora católicaIgreja Católicamercado religiosomarketing católicopadres cantoresRenovação Carismática Católica.Na década de 1990, a Igreja Católica teve intensificada a concorrência no mercado religioso brasileiro. Isso provocou primeiro o fortalecimento da Renovação Carismática Católica (RCC) e depois a valorização da música, da dança, das "missas-espetáculo", num processo de renovação popularizadora. Diferente da RCC, a renovação popularizadora não é um movimento orgânico de leigos, mas uma nova forma de reação católica ao mercado religioso, centrada nos chamados padres cantores. Padre Marcelo Rossi é a figura central dessa outra renovação em curso na Igreja Católica, que também é marcada pelo uso intenso de técnicas de marketing.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2002-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/7576610.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75766Plural; v. 9 (2002); 89-102Plural; Vol. 9 (2002); 89-102Plural; Vol. 9 (2002); 89-1022176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75766/79253Souza, André Ricardo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T03:59:58Zoai:revistas.usp.br:article/75766Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2020-06-23T03:59:58Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A renovação popularizadora católica |
title |
A renovação popularizadora católica |
spellingShingle |
A renovação popularizadora católica Souza, André Ricardo de Igreja Católica mercado religioso marketing católico padres cantores Renovação Carismática Católica. |
title_short |
A renovação popularizadora católica |
title_full |
A renovação popularizadora católica |
title_fullStr |
A renovação popularizadora católica |
title_full_unstemmed |
A renovação popularizadora católica |
title_sort |
A renovação popularizadora católica |
author |
Souza, André Ricardo de |
author_facet |
Souza, André Ricardo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, André Ricardo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igreja Católica mercado religioso marketing católico padres cantores Renovação Carismática Católica. |
topic |
Igreja Católica mercado religioso marketing católico padres cantores Renovação Carismática Católica. |
description |
Na década de 1990, a Igreja Católica teve intensificada a concorrência no mercado religioso brasileiro. Isso provocou primeiro o fortalecimento da Renovação Carismática Católica (RCC) e depois a valorização da música, da dança, das "missas-espetáculo", num processo de renovação popularizadora. Diferente da RCC, a renovação popularizadora não é um movimento orgânico de leigos, mas uma nova forma de reação católica ao mercado religioso, centrada nos chamados padres cantores. Padre Marcelo Rossi é a figura central dessa outra renovação em curso na Igreja Católica, que também é marcada pelo uso intenso de técnicas de marketing. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Originais" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75766 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75766 |
url |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75766 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75766/79253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plural; v. 9 (2002); 89-102 Plural; Vol. 9 (2002); 89-102 Plural; Vol. 9 (2002); 89-102 2176-8099 0104-6721 reponame:Plural (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Plural (São Paulo. Online) |
collection |
Plural (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
plural@usp.br|| |
_version_ |
1797221633798176768 |