Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75459 |
Resumo: | O presente artigo visa discutir a trajetória de Jean Baptiste Debret (1768-1848), partindo dos seus últimos momentos como pintor de cenas heróicas de Napoleão Bonaparte (1769-1821), em 1815, até sua vinda para o Brasil em 1816, onde permaneceu até 1831. Debret veio ao Brasil como pintor de história da chamada Missão Artística Francesa, acontecimento polêmico que resultou na fundação da Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro, em 1826. Debret foi um dos principais artistas desse grupo, e lutou desde o início com a hostilidade de artistas portugueses, como Henrique José da Silva, pela instituição de um ensi-no artístico aos moldes franceses. Após 15 anos de estadia no pais, Debret regres-sou à França e lançou seu livro Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, obra que garantiu sua posteridade, tanto entre os franceses como entre os brasileiros. |
id |
USP-61_313defb6a02c876fe8ea7022ef8d48db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/75459 |
network_acronym_str |
USP-61 |
network_name_str |
Plural (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no BrasilDebretJean Baptiste (1768-1848)missão artística francesa de 1816Academia Imperial de Belas-Artesarte acadêmicahistória do Brasil (Império)sociologia da culturasociologia da arte.O presente artigo visa discutir a trajetória de Jean Baptiste Debret (1768-1848), partindo dos seus últimos momentos como pintor de cenas heróicas de Napoleão Bonaparte (1769-1821), em 1815, até sua vinda para o Brasil em 1816, onde permaneceu até 1831. Debret veio ao Brasil como pintor de história da chamada Missão Artística Francesa, acontecimento polêmico que resultou na fundação da Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro, em 1826. Debret foi um dos principais artistas desse grupo, e lutou desde o início com a hostilidade de artistas portugueses, como Henrique José da Silva, pela instituição de um ensi-no artístico aos moldes franceses. Após 15 anos de estadia no pais, Debret regres-sou à França e lançou seu livro Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, obra que garantiu sua posteridade, tanto entre os franceses como entre os brasileiros.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/7545910.11606/issn.2176-8099.pcso.2007.75459Plural; v. 14 (2007); 9-32Plural; Vol. 14 (2007); 9-32Plural; Vol. 14 (2007); 9-322176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75459/79015Trevisan, Anderson Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T03:59:12Zoai:revistas.usp.br:article/75459Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2020-06-23T03:59:12Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil |
title |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil |
spellingShingle |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil Trevisan, Anderson Ricardo Debret Jean Baptiste (1768-1848) missão artística francesa de 1816 Academia Imperial de Belas-Artes arte acadêmica história do Brasil (Império) sociologia da cultura sociologia da arte. |
title_short |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil |
title_full |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil |
title_fullStr |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil |
title_sort |
Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil |
author |
Trevisan, Anderson Ricardo |
author_facet |
Trevisan, Anderson Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Anderson Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Debret Jean Baptiste (1768-1848) missão artística francesa de 1816 Academia Imperial de Belas-Artes arte acadêmica história do Brasil (Império) sociologia da cultura sociologia da arte. |
topic |
Debret Jean Baptiste (1768-1848) missão artística francesa de 1816 Academia Imperial de Belas-Artes arte acadêmica história do Brasil (Império) sociologia da cultura sociologia da arte. |
description |
O presente artigo visa discutir a trajetória de Jean Baptiste Debret (1768-1848), partindo dos seus últimos momentos como pintor de cenas heróicas de Napoleão Bonaparte (1769-1821), em 1815, até sua vinda para o Brasil em 1816, onde permaneceu até 1831. Debret veio ao Brasil como pintor de história da chamada Missão Artística Francesa, acontecimento polêmico que resultou na fundação da Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro, em 1826. Debret foi um dos principais artistas desse grupo, e lutou desde o início com a hostilidade de artistas portugueses, como Henrique José da Silva, pela instituição de um ensi-no artístico aos moldes franceses. Após 15 anos de estadia no pais, Debret regres-sou à França e lançou seu livro Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, obra que garantiu sua posteridade, tanto entre os franceses como entre os brasileiros. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Originais" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75459 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2007.75459 |
url |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75459 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2007.75459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75459/79015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plural; v. 14 (2007); 9-32 Plural; Vol. 14 (2007); 9-32 Plural; Vol. 14 (2007); 9-32 2176-8099 0104-6721 reponame:Plural (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Plural (São Paulo. Online) |
collection |
Plural (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
plural@usp.br|| |
_version_ |
1797221633746796544 |