A origem animal de deus: Flávio de Carvalho e a figura do artista enquanto um etnógrafo da mente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Augusto Guimaraens
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plural (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/122540
Resumo: Este artigo tem por objetivo basilar problematizar a dimensão dialógica entre etnografia e arte na poética composicional de Flávio de Carvalho. Tendo como fio condutor o livro póstumo A origem animal de deus (1973), procuraremos investigar a instância etnográfica tal como a entendia Flávio e seu surrealismo particular; não apenas como uma prática circunscrita a um só gênero de escrita, mas também como uma forma de visão de mundo, um espaço teórico reinventor de tradições, um método de produção de conhecimento e um processo de crítica cultural.
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spelling A origem animal de deus: Flávio de Carvalho e a figura do artista enquanto um etnógrafo da menteThe animal origin of god: Flávio de Carvalho and the artist as an ethnographer of the mindCrítica culturalSurrealismo etnográficoAntropologia da LiteraturaCultural critiqueEthnographic surrealismLiterary AnthropologyEste artigo tem por objetivo basilar problematizar a dimensão dialógica entre etnografia e arte na poética composicional de Flávio de Carvalho. Tendo como fio condutor o livro póstumo A origem animal de deus (1973), procuraremos investigar a instância etnográfica tal como a entendia Flávio e seu surrealismo particular; não apenas como uma prática circunscrita a um só gênero de escrita, mas também como uma forma de visão de mundo, um espaço teórico reinventor de tradições, um método de produção de conhecimento e um processo de crítica cultural.The main objective of this article is to problematize the dialogical dimension between ethnography and art in the work of Flávio de Carvalho. By focusing his posthumous book A origem animal de deus (1973), we will seek to investigate the ethnographic instance as it was understood by Carvalho’s surrealism; not only as a practice circumscribed by a single writing genre, but also as a form of world perspective, a theoretical space of the reinvention of tradition, a method of knowledge production and cultural critique.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/12254010.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.122540Plural; v. 24 n. 1 (2017): A “experiência precoce da punição”: justiça juvenil, adolescentes em conflito com a lei e instituições de internamento; 270-294Plural; Vol. 24 Núm. 1 (2017): A “experiência precoce da punição”: justiça juvenil, adolescentes em conflito com a lei e instituições de internamento; 270-294Plural; Vol. 24 No. 1 (2017): A “experiência precoce da punição”: justiça juvenil, adolescentes em conflito com a lei e instituições de internamento; 270-2942176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/122540/133161https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/122540/180214Copyright (c) 2017 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti, Augusto Guimaraens2022-03-29T15:49:30Zoai:revistas.usp.br:article/122540Revistahttps://www.revistas.usp.br/plural/PUBhttps://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-03-29T15:49:30Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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