A questão universitária em Max Weber: entre escritos metodológicos e Sociologia Política
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/102222 |
Resumo: | O presente artigo busca tratar da concepção de educação em Max Weber e, mais especificamente, em como ele aborda a questão universitária, em uma série de seus escritos. Além de textos mais conhecidos, tal qual Ciência como vocação, o estudo incorpora conferências e artigos de intervenção escritos por Weber e alguns de seus trabalhos identificados com sua Sociologia Política. Assim, se o processo de desencantamento do mundo é vital para que se consiga interpretar os diagnósticos elaborados à época, também ocupam lugar central o papel do docente e o conceito de probidade intelectual. Analogamente, o avanço da burocracia – em alguns casos, de maneira a cercear o trabalho intelectual e acadêmico – é tematizado pelo autor, notadamente pela análise crítica do “caso Bernhard” e do “sistema Althoff”. Este artigo busca, então, retraçar essas discussões de Weber, inserindo-as em um quadro analítico mais amplo, ao relacionar sua discussão sobre a educação a conceitos elaborados tanto no âmbito de sua Sociologia da religião quanto de sua Sociologia política. Por fim, delineia-se brevemente o modo como Weber reflete sobre o sentido da liberdade, sobretudo aquela de cunho acadêmico, para destacar a relevância que assumiriam formas de organização dos professores que pudessem atuar em defesa da autonomia exigida pelo trabalho científico-intelectual sério. |
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A questão universitária em Max Weber: entre escritos metodológicos e Sociologia PolíticaThe university question in Max Weber: between methodological writings and political SociologyMax Weberquestão universitáriaprobidade intelectualuniversidadeburocracia.Max WeberQuestion of the universityIntellectual probityUniversityBureaucracyO presente artigo busca tratar da concepção de educação em Max Weber e, mais especificamente, em como ele aborda a questão universitária, em uma série de seus escritos. Além de textos mais conhecidos, tal qual Ciência como vocação, o estudo incorpora conferências e artigos de intervenção escritos por Weber e alguns de seus trabalhos identificados com sua Sociologia Política. Assim, se o processo de desencantamento do mundo é vital para que se consiga interpretar os diagnósticos elaborados à época, também ocupam lugar central o papel do docente e o conceito de probidade intelectual. Analogamente, o avanço da burocracia – em alguns casos, de maneira a cercear o trabalho intelectual e acadêmico – é tematizado pelo autor, notadamente pela análise crítica do “caso Bernhard” e do “sistema Althoff”. Este artigo busca, então, retraçar essas discussões de Weber, inserindo-as em um quadro analítico mais amplo, ao relacionar sua discussão sobre a educação a conceitos elaborados tanto no âmbito de sua Sociologia da religião quanto de sua Sociologia política. Por fim, delineia-se brevemente o modo como Weber reflete sobre o sentido da liberdade, sobretudo aquela de cunho acadêmico, para destacar a relevância que assumiriam formas de organização dos professores que pudessem atuar em defesa da autonomia exigida pelo trabalho científico-intelectual sério.The present article aims to assess the concept of education in the work ofMax Weber and, more specifically, his approach to the question of the university ina series of writings. Besides his best-known texts, such as Science as a vocation, the article incorporates conferences and intervention articles written by Weber, alongside works identified with his political Sociology. Therefore if the process known as “disenchantement of the world” is vital to allow us to interpret the diagnoses he brings forward at the time, the professor’s role and the concept of intellectual probity also occupy a central place in his thoughts. Analogously the advances of bureaucracy – in some cases, in a manner as to limit intellectual and academic work – is thematized by Weber, notably through the critical analysis of the “Bernhard case” and the “Althoff system”. Hence this article intents to retrace these Weberian discussions, inserting them into a wider analytical frame by relating his discussion on education to concepts elaborated amidst his Sociology of religion as well as in his political Sociology. Last but not least it briefly delineates the mode through which Weber reflects on the meaning of liberty, foremost in an academic sense, to point out the relevance that would be undertaken by forms of organizing professors that could embrace the defense of autonomy required by rigorous scientific intellectual work.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/10222210.11606/issn.2176-8099.pcso.2015.102222Plural; v. 22 n. 1 (2015): Movimentos Sociais e Instituições Políticas na América Latina; 182-208Plural; Vol. 22 Núm. 1 (2015): Movimentos Sociais e Instituições Políticas na América Latina; 182-208Plural; Vol. 22 No. 1 (2015): Movimentos Sociais e Instituições Políticas na América Latina; 182-2082176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/102222/100621https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/102222/180276Copyright (c) 2015 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Mariana Toledo2022-03-29T15:22:25Zoai:revistas.usp.br:article/102222Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-03-29T15:22:25Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente artigo busca tratar da concepção de educação em Max Weber e, mais especificamente, em como ele aborda a questão universitária, em uma série de seus escritos. Além de textos mais conhecidos, tal qual Ciência como vocação, o estudo incorpora conferências e artigos de intervenção escritos por Weber e alguns de seus trabalhos identificados com sua Sociologia Política. Assim, se o processo de desencantamento do mundo é vital para que se consiga interpretar os diagnósticos elaborados à época, também ocupam lugar central o papel do docente e o conceito de probidade intelectual. Analogamente, o avanço da burocracia – em alguns casos, de maneira a cercear o trabalho intelectual e acadêmico – é tematizado pelo autor, notadamente pela análise crítica do “caso Bernhard” e do “sistema Althoff”. Este artigo busca, então, retraçar essas discussões de Weber, inserindo-as em um quadro analítico mais amplo, ao relacionar sua discussão sobre a educação a conceitos elaborados tanto no âmbito de sua Sociologia da religião quanto de sua Sociologia política. Por fim, delineia-se brevemente o modo como Weber reflete sobre o sentido da liberdade, sobretudo aquela de cunho acadêmico, para destacar a relevância que assumiriam formas de organização dos professores que pudessem atuar em defesa da autonomia exigida pelo trabalho científico-intelectual sério. |
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