TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menezes, Andreia dos Santos, Sousa, Greice de Nóbrega e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caracol (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597
Resumo: O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes.
id USP-62_3ee93424dc7df9323d7dda2151e1b41b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/122597
network_acronym_str USP-62
network_name_str Caracol (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomiaTDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomiaDICT and teachers’ education: expanding classroom limits, critical thinking and autonomyFormação de professoresTDICletramento digitalconsciência críticaautonomia.Formação de professoresTDICletramento digitalconsciência críticaautonomia.Teacher educationDICTdigital literaciescritical awarenessautonomy.O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes.O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes.This paper presents some reflections about the experiences of using Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the Bachelor’s Degree in Portuguese and Spanish Language and Literature (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, from the Universidade Federal de São Paulo). These reflections arose from actions performed by some professors who aimed at providing undergraduate students with practical experiences and theoretical reflections that can offer them a more consistent preparation to deal with the contemporary society’s demands (M. Freire, 2009). The authors believe that teacher education must include the development of reflective and critical capacity (Freire, 1979; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), as well as the perspectives for the use of DICT teaching as outlined by Buzato (2006, 2009), Valente and Silva (2006) and Masetto (2000). This paper discourses about the mistakes, achievements and adjustments of the experiences, and their impact on the undergraduate students and professors. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/12259710.11606/issn.2317-9651.v0i13p102-134Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 102-134Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 102-1342317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597/124772https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597/184635Copyright (c) 2017 Rosângela Aparecida Dantas de Oliveira, Andreia dos Santos Menezes, Greice de Nóbrega e Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosângela Aparecida Dantas deMenezes, Andreia dos SantosSousa, Greice de Nóbrega e2020-07-01T03:51:57Zoai:revistas.usp.br:article/122597Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2020-07-01T03:51:57Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
DICT and teachers’ education: expanding classroom limits, critical thinking and autonomy
title TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
spellingShingle TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de
Formação de professores
TDIC
letramento digital
consciência crítica
autonomia.
Formação de professores
TDIC
letramento digital
consciência crítica
autonomia.
Teacher education
DICT
digital literacies
critical awareness
autonomy.
title_short TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
title_full TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
title_fullStr TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
title_full_unstemmed TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
title_sort TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
author Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de
author_facet Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de
Menezes, Andreia dos Santos
Sousa, Greice de Nóbrega e
author_role author
author2 Menezes, Andreia dos Santos
Sousa, Greice de Nóbrega e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de
Menezes, Andreia dos Santos
Sousa, Greice de Nóbrega e
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
TDIC
letramento digital
consciência crítica
autonomia.
Formação de professores
TDIC
letramento digital
consciência crítica
autonomia.
Teacher education
DICT
digital literacies
critical awareness
autonomy.
topic Formação de professores
TDIC
letramento digital
consciência crítica
autonomia.
Formação de professores
TDIC
letramento digital
consciência crítica
autonomia.
Teacher education
DICT
digital literacies
critical awareness
autonomy.
description O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597
10.11606/issn.2317-9651.v0i13p102-134
url https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-9651.v0i13p102-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597/124772
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597/184635
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 102-134
Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 102-134
2317-9651
2178-1702
reponame:Caracol (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Caracol (São Paulo. Online)
collection Caracol (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.caracol@usp.br||
_version_ 1797231605730770944