TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caracol (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes. |
id |
USP-62_3ee93424dc7df9323d7dda2151e1b41b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/122597 |
network_acronym_str |
USP-62 |
network_name_str |
Caracol (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomiaTDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomiaDICT and teachers’ education: expanding classroom limits, critical thinking and autonomyFormação de professoresTDICletramento digitalconsciência críticaautonomia.Formação de professoresTDICletramento digitalconsciência críticaautonomia.Teacher educationDICTdigital literaciescritical awarenessautonomy.O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes.O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes.This paper presents some reflections about the experiences of using Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the Bachelor’s Degree in Portuguese and Spanish Language and Literature (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, from the Universidade Federal de São Paulo). These reflections arose from actions performed by some professors who aimed at providing undergraduate students with practical experiences and theoretical reflections that can offer them a more consistent preparation to deal with the contemporary society’s demands (M. Freire, 2009). The authors believe that teacher education must include the development of reflective and critical capacity (Freire, 1979; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), as well as the perspectives for the use of DICT teaching as outlined by Buzato (2006, 2009), Valente and Silva (2006) and Masetto (2000). This paper discourses about the mistakes, achievements and adjustments of the experiences, and their impact on the undergraduate students and professors. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/12259710.11606/issn.2317-9651.v0i13p102-134Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 102-134Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 102-1342317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597/124772https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597/184635Copyright (c) 2017 Rosângela Aparecida Dantas de Oliveira, Andreia dos Santos Menezes, Greice de Nóbrega e Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosângela Aparecida Dantas deMenezes, Andreia dos SantosSousa, Greice de Nóbrega e2020-07-01T03:51:57Zoai:revistas.usp.br:article/122597Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2020-07-01T03:51:57Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia DICT and teachers’ education: expanding classroom limits, critical thinking and autonomy |
title |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia |
spellingShingle |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de Formação de professores TDIC letramento digital consciência crítica autonomia. Formação de professores TDIC letramento digital consciência crítica autonomia. Teacher education DICT digital literacies critical awareness autonomy. |
title_short |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia |
title_full |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia |
title_fullStr |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia |
title_full_unstemmed |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia |
title_sort |
TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia |
author |
Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de |
author_facet |
Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de Menezes, Andreia dos Santos Sousa, Greice de Nóbrega e |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Andreia dos Santos Sousa, Greice de Nóbrega e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosângela Aparecida Dantas de Menezes, Andreia dos Santos Sousa, Greice de Nóbrega e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores TDIC letramento digital consciência crítica autonomia. Formação de professores TDIC letramento digital consciência crítica autonomia. Teacher education DICT digital literacies critical awareness autonomy. |
topic |
Formação de professores TDIC letramento digital consciência crítica autonomia. Formação de professores TDIC letramento digital consciência crítica autonomia. Teacher education DICT digital literacies critical awareness autonomy. |
description |
O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597 10.11606/issn.2317-9651.v0i13p102-134 |
url |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-9651.v0i13p102-134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597/124772 https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597/184635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 102-134 Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 102-134 2317-9651 2178-1702 reponame:Caracol (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Caracol (São Paulo. Online) |
collection |
Caracol (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.caracol@usp.br|| |
_version_ |
1797231605730770944 |