Representação visual e cognição: o potencial da analogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drigo, Maria Ogécia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44595
Resumo: Com o propósito de analisar o papel da representação visual na cognição, iniciamos com ideias peirceanas e explicitamos que a semiose, ação de signo na mente humana, se dá em meio a três tipos de raciocínio: abdução, dedução e indução. Em seguida, também com contribuições em Perelman y Olbretchs-Tyteca sobre analogia, avaliamos o movimento dessa operação mental como propício à abdução, bem como para a geração de futuras semioses.
id USP-63_28025e5736d107e3407f8635ea795669
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44595
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Representação visual e cognição: o potencial da analogiaRepresentação VisualCogniçãoAnalogiaSigno.Com o propósito de analisar o papel da representação visual na cognição, iniciamos com ideias peirceanas e explicitamos que a semiose, ação de signo na mente humana, se dá em meio a três tipos de raciocínio: abdução, dedução e indução. Em seguida, também com contribuições em Perelman y Olbretchs-Tyteca sobre analogia, avaliamos o movimento dessa operação mental como propício à abdução, bem como para a geração de futuras semioses.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos pareshttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4459510.11606/issn.1984-5057.v2i2p170-185Signos do Consumo; v. 2 n. 2 (2010): Signos do Consumo, uma abordagem plural; 170-1851984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPCopyright (c) 2018 Maria Ogécia Drigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDrigo, Maria Ogécia2019-04-01T12:56:33Zoai:revistas.usp.br:article/44595Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:33Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação visual e cognição: o potencial da analogia
title Representação visual e cognição: o potencial da analogia
spellingShingle Representação visual e cognição: o potencial da analogia
Drigo, Maria Ogécia
Representação Visual
Cognição
Analogia
Signo.
title_short Representação visual e cognição: o potencial da analogia
title_full Representação visual e cognição: o potencial da analogia
title_fullStr Representação visual e cognição: o potencial da analogia
title_full_unstemmed Representação visual e cognição: o potencial da analogia
title_sort Representação visual e cognição: o potencial da analogia
author Drigo, Maria Ogécia
author_facet Drigo, Maria Ogécia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drigo, Maria Ogécia
dc.subject.por.fl_str_mv Representação Visual
Cognição
Analogia
Signo.
topic Representação Visual
Cognição
Analogia
Signo.
description Com o propósito de analisar o papel da representação visual na cognição, iniciamos com ideias peirceanas e explicitamos que a semiose, ação de signo na mente humana, se dá em meio a três tipos de raciocínio: abdução, dedução e indução. Em seguida, também com contribuições em Perelman y Olbretchs-Tyteca sobre analogia, avaliamos o movimento dessa operação mental como propício à abdução, bem como para a geração de futuras semioses.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44595
10.11606/issn.1984-5057.v2i2p170-185
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44595
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v2i2p170-185
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Ogécia Drigo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Ogécia Drigo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 2 n. 2 (2010): Signos do Consumo, uma abordagem plural; 170-185
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855457087488