Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francine Cruz de Cerqueira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Miklasevicius, Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50875
Resumo: The objective of this paper is to analyze the potential of meanings in the packaging of the brand Mãe Terra. The packaging of a product has a double function: it is both a type of advertising and a source of information. Considering food products with health and nutrition claims, like the ones produced by the brand studied, these two functions are often mixed. Using the semiotics method, this article presents the potential meaning communicated by Mãe Terra to consumers who seek healthier food.
id USP-63_5d6a99b2aed8421fc94794070b16928e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/50875
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativaSemiotic analysis of the brand mãe terra: communication potential of its packagingAnálise semiótica da marca mãe terra: o potencial comunicativo de suas embalagenssemióticaembalajerótuloMãe Terraalimentos saludablessemioticspackagingfood labelMãe Terrafood products health and nutrition claimssemióticaembalagemrótuloMãe Terraalimentos saudáveisThe objective of this paper is to analyze the potential of meanings in the packaging of the brand Mãe Terra. The packaging of a product has a double function: it is both a type of advertising and a source of information. Considering food products with health and nutrition claims, like the ones produced by the brand studied, these two functions are often mixed. Using the semiotics method, this article presents the potential meaning communicated by Mãe Terra to consumers who seek healthier food.El objetivo de este estudio es evaluar el potencial de significación de los embalajes de la marca Mãe Terra. El envase de un producto tiene doble función: es una forma de publicidad y fuente de información. En el caso de los alimentos con llamadas saludables, tales como los comercializados por la marca analizada, estos dos a menudo se mezclan. Utiliza-se el método semiótico para estudiar el potencial de la comunicación de los embalajes de Mãe Terra para los consumidores que buscan alimentos más saludables.O objetivo desse trabalho é avaliar o potencial de significado das embalagens da marca Mãe Terra. A embalagem de um produto tem função dupla: é uma forma de publicidade e fonte de informação. No caso de alimentos com apelo saudável, como é o caso dos comercializados pela marca analisada, essas duas funções muitas vezes se misturam. Pelo método semiótico, apresenta-se o potencial de significado comunicado pela Mãe Terra aos consumidores em busca de alimentos mais saudáveis.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/5087510.11606/issn.1984-5057.v4i2p237-252Signos do Consumo; v. 4 n. 2 (2012): Cultura, criatividade e consumo: espaços simbólicos em diálogo; 237-2521984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50875/54959Copyright (c) 2018 Francine Cruz de Cerqueira Lima, Bárbara Miklaseviciusinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francine Cruz de CerqueiraMiklasevicius, Bárbara2019-04-01T12:56:15Zoai:revistas.usp.br:article/50875Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:15Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa
Semiotic analysis of the brand mãe terra: communication potential of its packaging
Análise semiótica da marca mãe terra: o potencial comunicativo de suas embalagens
title Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa
spellingShingle Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa
Lima, Francine Cruz de Cerqueira
semiótica
embalaje
rótulo
Mãe Terra
alimentos saludables
semiotics
packaging
food label
Mãe Terra
food products health and nutrition claims
semiótica
embalagem
rótulo
Mãe Terra
alimentos saudáveis
title_short Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa
title_full Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa
title_fullStr Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa
title_full_unstemmed Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa
title_sort Análisis de semiótica marca la madre tierra: el potencial de su embalaje comunicativa
author Lima, Francine Cruz de Cerqueira
author_facet Lima, Francine Cruz de Cerqueira
Miklasevicius, Bárbara
author_role author
author2 Miklasevicius, Bárbara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francine Cruz de Cerqueira
Miklasevicius, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv semiótica
embalaje
rótulo
Mãe Terra
alimentos saludables
semiotics
packaging
food label
Mãe Terra
food products health and nutrition claims
semiótica
embalagem
rótulo
Mãe Terra
alimentos saudáveis
topic semiótica
embalaje
rótulo
Mãe Terra
alimentos saludables
semiotics
packaging
food label
Mãe Terra
food products health and nutrition claims
semiótica
embalagem
rótulo
Mãe Terra
alimentos saudáveis
description The objective of this paper is to analyze the potential of meanings in the packaging of the brand Mãe Terra. The packaging of a product has a double function: it is both a type of advertising and a source of information. Considering food products with health and nutrition claims, like the ones produced by the brand studied, these two functions are often mixed. Using the semiotics method, this article presents the potential meaning communicated by Mãe Terra to consumers who seek healthier food.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50875
10.11606/issn.1984-5057.v4i2p237-252
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50875
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v4i2p237-252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50875/54959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Francine Cruz de Cerqueira Lima, Bárbara Miklasevicius
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Francine Cruz de Cerqueira Lima, Bárbara Miklasevicius
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 4 n. 2 (2012): Cultura, criatividade e consumo: espaços simbólicos em diálogo; 237-252
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855824089088