Ontological perspectives of the games in the 21st century

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry, Luís Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/111275
Resumo: A presente proposta situa-se em um processo de pesquisa que vem sendo desenvolvido no PPG da PUCSP, Tecnologias da Inteligência e Design Digital, dentro do qual investigamos, conjuntamente com nossos orientandos e outros colegas, as relações existentes entre o conceito de desenvolvimento de games e metaversos, com as inúmeras discussões e contextualizações realizadas por pesquisadores do digital no que tange a presença de conceitos ontológicos em sua constituição e processo2. Situamos o conceito de ontologia digital e sua incidência na pesquisa dos metaversos e games. Apresentamos algumas ideias normativas sobre a questão, relacionando-as a proposta de uma análise que leve em conta os pressupostos ontológicos que estão presentes na conceitualização e no desenvolvimento de um game. A partir de uma delimitação provisória do conceito de Worldbuilding (enquanto conceito de formação de mundo no campo dos games) organiza os dois casos modelos. Finalmente, indica a importância que um pensar orientado ontologicamente pode desempenhar, não somente para uma compreensão mais contextualizada dos games e metaversos, mais igualmente para aqueles que se engajam em seus processos de concepção e desenvolvimento.
id USP-63_6154bec048711a2b7b9701c37a9879d5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/111275
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Ontological perspectives of the games in the 21st centuryPerspectivas ontológicas de los juegos en el siglo XXIPerspectivas ontológicas dos games no século XXIjuegometaversoontologíatopofilosofiaMystBioshockgamemetaversoontologiatopofilosofiaMystBioshockgamemetaverseontologytopophilosophyMystBioshockA presente proposta situa-se em um processo de pesquisa que vem sendo desenvolvido no PPG da PUCSP, Tecnologias da Inteligência e Design Digital, dentro do qual investigamos, conjuntamente com nossos orientandos e outros colegas, as relações existentes entre o conceito de desenvolvimento de games e metaversos, com as inúmeras discussões e contextualizações realizadas por pesquisadores do digital no que tange a presença de conceitos ontológicos em sua constituição e processo2. Situamos o conceito de ontologia digital e sua incidência na pesquisa dos metaversos e games. Apresentamos algumas ideias normativas sobre a questão, relacionando-as a proposta de uma análise que leve em conta os pressupostos ontológicos que estão presentes na conceitualização e no desenvolvimento de um game. A partir de uma delimitação provisória do conceito de Worldbuilding (enquanto conceito de formação de mundo no campo dos games) organiza os dois casos modelos. Finalmente, indica a importância que um pensar orientado ontologicamente pode desempenhar, não somente para uma compreensão mais contextualizada dos games e metaversos, mais igualmente para aqueles que se engajam em seus processos de concepção e desenvolvimento.The proposal lies in a research process that is being developed at PPG PUCSP, Intelligence and Design Digital Technologies, within which we investigate, together with our mentees and other colleagues, the relationship between the concept of game development and metaverse, with the numerous discussions and contextualization made by digital researchers regarding the presence of ontological concepts in its constitution and process. We situate the concept of digital ontology and its impact on research of metaverses and games. We present some normative ideas on the issue, relating them to draft an analysis that takes into account the ontological assumptions that are present in the conceptualization and development of a game. From a provisional definition of the concept of Worldbuilding (as a concept in the world of training in the games field) organizes both cases models. Finally, it indicates the importance that an ontologically oriented thinking can play not only for a more contextualized understanding of games and metaverses plus also for those who are engaged in their design and development processes.La presente propuesta se encuentra en un proceso de investigación que se está desarrollando en PPG PUCSP, Inteligencia y Diseño Digital Technologies, dentro de los cuales se investiga, junto con nuestros aprendices y otros colegas, la relación entre el concepto de desarrollo de juegos y metaverso, con las numerosas discusiones y contextualización de los investigadores digitales en cuanto a la presencia de conceptos ontológicos en su constitución y proceso. Nos situamos el concepto de ontología digital y su impacto en la investigación de los metaversos y juegos. Presentamos algunas ideas normativas sobre el tema, relacionándolos con la elaboración de un análisis que tenga en cuenta los supuestos ontológicos que están presentes en la conceptualización y el desarrollo de un juego. A partir de una definición provisional del concepto de worldbuilding (como un concepto en el mundo de la formación en el campo de juegos) organiza ambos modelos casos. Por último, indica la importancia de que un pensamiento orientado ontológicamente puede jugar no sólo para una comprensión más contextualizada de juegos y metaversos además también para aquellos que están involucrados en sus procesos de diseño y desarrollo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11127510.11606/issn.1984-5057.v7i1p85-108Signos do Consumo; v. 7 n. 1 (2015): Consumo e a estetização da vida cotidiana: uma perspectiva a cerca da publicidade e dos games; 85-1081984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/111275/109526Copyright (c) 2018 Luís Carlos Petryinfo:eu-repo/semantics/openAccessPetry, Luís Carlos2019-04-01T12:52:47Zoai:revistas.usp.br:article/111275Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:47Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ontological perspectives of the games in the 21st century
Perspectivas ontológicas de los juegos en el siglo XXI
Perspectivas ontológicas dos games no século XXI
title Ontological perspectives of the games in the 21st century
spellingShingle Ontological perspectives of the games in the 21st century
Petry, Luís Carlos
juego
metaverso
ontología
topofilosofia
Myst
Bioshock
game
metaverso
ontologia
topofilosofia
Myst
Bioshock
game
metaverse
ontology
topophilosophy
Myst
Bioshock
title_short Ontological perspectives of the games in the 21st century
title_full Ontological perspectives of the games in the 21st century
title_fullStr Ontological perspectives of the games in the 21st century
title_full_unstemmed Ontological perspectives of the games in the 21st century
title_sort Ontological perspectives of the games in the 21st century
author Petry, Luís Carlos
author_facet Petry, Luís Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry, Luís Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv juego
metaverso
ontología
topofilosofia
Myst
Bioshock
game
metaverso
ontologia
topofilosofia
Myst
Bioshock
game
metaverse
ontology
topophilosophy
Myst
Bioshock
topic juego
metaverso
ontología
topofilosofia
Myst
Bioshock
game
metaverso
ontologia
topofilosofia
Myst
Bioshock
game
metaverse
ontology
topophilosophy
Myst
Bioshock
description A presente proposta situa-se em um processo de pesquisa que vem sendo desenvolvido no PPG da PUCSP, Tecnologias da Inteligência e Design Digital, dentro do qual investigamos, conjuntamente com nossos orientandos e outros colegas, as relações existentes entre o conceito de desenvolvimento de games e metaversos, com as inúmeras discussões e contextualizações realizadas por pesquisadores do digital no que tange a presença de conceitos ontológicos em sua constituição e processo2. Situamos o conceito de ontologia digital e sua incidência na pesquisa dos metaversos e games. Apresentamos algumas ideias normativas sobre a questão, relacionando-as a proposta de uma análise que leve em conta os pressupostos ontológicos que estão presentes na conceitualização e no desenvolvimento de um game. A partir de uma delimitação provisória do conceito de Worldbuilding (enquanto conceito de formação de mundo no campo dos games) organiza os dois casos modelos. Finalmente, indica a importância que um pensar orientado ontologicamente pode desempenhar, não somente para uma compreensão mais contextualizada dos games e metaversos, mais igualmente para aqueles que se engajam em seus processos de concepção e desenvolvimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/111275
10.11606/issn.1984-5057.v7i1p85-108
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/111275
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v7i1p85-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/111275/109526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Luís Carlos Petry
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Luís Carlos Petry
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 7 n. 1 (2015): Consumo e a estetização da vida cotidiana: uma perspectiva a cerca da publicidade e dos games; 85-108
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855910072320