Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369 |
Resumo: | Este estudo buscou identificar os pressupostos que compõem o baile de debutante, um consumo repleto de significados que movimenta grandes cifras econômicas e a respeito do qual a pesquisa sobre o consumidor carece de conhecimento. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo para interpretação dos dados. O estudo permitiu identificar que o baile de debutante na contemporaneidade tem como principal motivação a ostentação do poder aquisitivo da família da aniversariante e busca não mais um casamento para a jovem, mas aumentar suas redes de contatos. |
id |
USP-63_6728a1b4d3db5aa8ebf749a00aa64255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/129369 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutanteUnveiling the ritualistic debutante balls consumptionDesvendando o consumo ritualístico dos bailes de debutanteRitualConsumoComportamiento del consumidorBaile de debutanteRitualConsumoComportamento do consumidorBaile de debutanteRitualConsumptionConsumer behaviorDebutante ballEste estudo buscou identificar os pressupostos que compõem o baile de debutante, um consumo repleto de significados que movimenta grandes cifras econômicas e a respeito do qual a pesquisa sobre o consumidor carece de conhecimento. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo para interpretação dos dados. O estudo permitiu identificar que o baile de debutante na contemporaneidade tem como principal motivação a ostentação do poder aquisitivo da família da aniversariante e busca não mais um casamento para a jovem, mas aumentar suas redes de contatos.Este estudio buscó identificar los presupuestos que componen el baile de debutante, consumo repleto de significados que mueve grandes cifras económicas y a respecto del cual la investigación sobre el consumidor carece de conocimiento. Para ello, se aplicó una investigación de carácter cualitativo y exploratorio, siendo que la recolección de datos se dio por medio de entrevistas semiestructuradas y, después, se realizó el análisis de contenido para interpretación de los datos. El estudio permitió identificar que el baile de debutante en la contemporaneidad tiene como principal motivación la ostentación del poder adquisitivo de la familia de la cumpleañera y busca no más un matrimonio para la joven, pero aumentar su red de contactos.This study sought to identify the assumptions that make the debutante’s ball, a consumption that is full of meanings that drives large economic figures and its consumer research lacks knowledge. For that, a qualitative and exploratory research was applied, and the data collection was done through semi-structured interviews and, afterwards, content analysis was performed for the data interpretation. The study made possible to identify that the debutante’s ball in contemporary times has as main motivation the ostentation of the family’s purchasing power of the birthday girl, and seeks no longer a marriage for the debutante, but to increase her networks of contacts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/12936910.11606/issn.1984-5057.v10i1p23-35Signos do Consumo; v. 10 n. 1 (2018): Consumo, tecnologia e redes sociais: apps, 3D e emoticons em análise; 23-351984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369/138326Copyright (c) 2018 Stephanie Duarte Estéban, Olga Maria Coutinho Pépeceinfo:eu-repo/semantics/openAccessEstéban, Stephanie DuartePépece, Olga Maria Coutinho2019-04-01T12:52:12Zoai:revistas.usp.br:article/129369Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:12Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutante Unveiling the ritualistic debutante balls consumption Desvendando o consumo ritualístico dos bailes de debutante |
title |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutante |
spellingShingle |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutante Estéban, Stephanie Duarte Ritual Consumo Comportamiento del consumidor Baile de debutante Ritual Consumo Comportamento do consumidor Baile de debutante Ritual Consumption Consumer behavior Debutante ball |
title_short |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutante |
title_full |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutante |
title_fullStr |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutante |
title_full_unstemmed |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutante |
title_sort |
Revelando el consumo ritual de bailes de debutante |
author |
Estéban, Stephanie Duarte |
author_facet |
Estéban, Stephanie Duarte Pépece, Olga Maria Coutinho |
author_role |
author |
author2 |
Pépece, Olga Maria Coutinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estéban, Stephanie Duarte Pépece, Olga Maria Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ritual Consumo Comportamiento del consumidor Baile de debutante Ritual Consumo Comportamento do consumidor Baile de debutante Ritual Consumption Consumer behavior Debutante ball |
topic |
Ritual Consumo Comportamiento del consumidor Baile de debutante Ritual Consumo Comportamento do consumidor Baile de debutante Ritual Consumption Consumer behavior Debutante ball |
description |
Este estudo buscou identificar os pressupostos que compõem o baile de debutante, um consumo repleto de significados que movimenta grandes cifras econômicas e a respeito do qual a pesquisa sobre o consumidor carece de conhecimento. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo para interpretação dos dados. O estudo permitiu identificar que o baile de debutante na contemporaneidade tem como principal motivação a ostentação do poder aquisitivo da família da aniversariante e busca não mais um casamento para a jovem, mas aumentar suas redes de contatos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p23-35 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v10i1p23-35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369/138326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Stephanie Duarte Estéban, Olga Maria Coutinho Pépece info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Stephanie Duarte Estéban, Olga Maria Coutinho Pépece |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 10 n. 1 (2018): Consumo, tecnologia e redes sociais: apps, 3D e emoticons em análise; 23-35 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856284413952 |