Revelando el consumo ritual de bailes de debutante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estéban, Stephanie Duarte
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pépece, Olga Maria Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369
Resumo: Este estudo buscou identificar os pressupostos que compõem o baile de debutante, um consumo repleto de significados que movimenta grandes cifras econômicas e a respeito do qual a pesquisa sobre o consumidor carece de conhecimento. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo para interpretação dos dados. O estudo permitiu identificar que o baile de debutante na contemporaneidade tem como principal motivação a ostentação do poder aquisitivo da família da aniversariante e busca não mais um casamento para a jovem, mas aumentar suas redes de contatos.
id USP-63_6728a1b4d3db5aa8ebf749a00aa64255
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/129369
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Revelando el consumo ritual de bailes de debutanteUnveiling the ritualistic debutante balls consumptionDesvendando o consumo ritualístico dos bailes de debutanteRitualConsumoComportamiento del consumidorBaile de debutanteRitualConsumoComportamento do consumidorBaile de debutanteRitualConsumptionConsumer behaviorDebutante ballEste estudo buscou identificar os pressupostos que compõem o baile de debutante, um consumo repleto de significados que movimenta grandes cifras econômicas e a respeito do qual a pesquisa sobre o consumidor carece de conhecimento. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo para interpretação dos dados. O estudo permitiu identificar que o baile de debutante na contemporaneidade tem como principal motivação a ostentação do poder aquisitivo da família da aniversariante e busca não mais um casamento para a jovem, mas aumentar suas redes de contatos.Este estudio buscó identificar los presupuestos que componen el baile de debutante, consumo repleto de significados que mueve grandes cifras económicas y a respecto del cual la investigación sobre el consumidor carece de conocimiento. Para ello, se aplicó una investigación de carácter cualitativo y exploratorio, siendo que la recolección de datos se dio por medio de entrevistas semiestructuradas y, después, se realizó el análisis de contenido para interpretación de los datos. El estudio permitió identificar que el baile de debutante en la contemporaneidad tiene como principal motivación la ostentación del poder adquisitivo de la familia de la cumpleañera y busca no más un matrimonio para la joven, pero aumentar su red de contactos.This study sought to identify the assumptions that make the debutante’s ball, a consumption that is full of meanings that drives large economic figures and its consumer research lacks knowledge. For that, a qualitative and exploratory research was applied, and the data collection was done through semi-structured interviews and, afterwards, content analysis was performed for the data interpretation. The study made possible to identify that the debutante’s ball in contemporary times has as main motivation the ostentation of the family’s purchasing power of the birthday girl, and seeks no longer a marriage for the debutante, but to increase her networks of contacts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/12936910.11606/issn.1984-5057.v10i1p23-35Signos do Consumo; v. 10 n. 1 (2018): Consumo, tecnologia e redes sociais: apps, 3D e emoticons em análise; 23-351984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369/138326Copyright (c) 2018 Stephanie Duarte Estéban, Olga Maria Coutinho Pépeceinfo:eu-repo/semantics/openAccessEstéban, Stephanie DuartePépece, Olga Maria Coutinho2019-04-01T12:52:12Zoai:revistas.usp.br:article/129369Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:12Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
Unveiling the ritualistic debutante balls consumption
Desvendando o consumo ritualístico dos bailes de debutante
title Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
spellingShingle Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
Estéban, Stephanie Duarte
Ritual
Consumo
Comportamiento del consumidor
Baile de debutante
Ritual
Consumo
Comportamento do consumidor
Baile de debutante
Ritual
Consumption
Consumer behavior
Debutante ball
title_short Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
title_full Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
title_fullStr Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
title_full_unstemmed Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
title_sort Revelando el consumo ritual de bailes de debutante
author Estéban, Stephanie Duarte
author_facet Estéban, Stephanie Duarte
Pépece, Olga Maria Coutinho
author_role author
author2 Pépece, Olga Maria Coutinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estéban, Stephanie Duarte
Pépece, Olga Maria Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ritual
Consumo
Comportamiento del consumidor
Baile de debutante
Ritual
Consumo
Comportamento do consumidor
Baile de debutante
Ritual
Consumption
Consumer behavior
Debutante ball
topic Ritual
Consumo
Comportamiento del consumidor
Baile de debutante
Ritual
Consumo
Comportamento do consumidor
Baile de debutante
Ritual
Consumption
Consumer behavior
Debutante ball
description Este estudo buscou identificar os pressupostos que compõem o baile de debutante, um consumo repleto de significados que movimenta grandes cifras econômicas e a respeito do qual a pesquisa sobre o consumidor carece de conhecimento. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo para interpretação dos dados. O estudo permitiu identificar que o baile de debutante na contemporaneidade tem como principal motivação a ostentação do poder aquisitivo da família da aniversariante e busca não mais um casamento para a jovem, mas aumentar suas redes de contatos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369
10.11606/issn.1984-5057.v10i1p23-35
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p23-35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369/138326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Stephanie Duarte Estéban, Olga Maria Coutinho Pépece
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Stephanie Duarte Estéban, Olga Maria Coutinho Pépece
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 10 n. 1 (2018): Consumo, tecnologia e redes sociais: apps, 3D e emoticons em análise; 23-35
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856284413952