A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helder Haddad Carneiro da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes, Mônica Rebecca Ferrari, Strehlau, Vivian Iara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992
Resumo: O colecionar é uma forma especializada de comportamento do consumidor. O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o colecionismo de estátuas e figuras de ação proporciona a seus colecionadores uma experiência estética e contribui para uma vida estetizada. Por meio de um levantamento bibliográfico e revisão da literatura, revela-se que esse tipo de coleção corresponde a um processo ativo, seletivo e apaixonado de adquirir e possuir coisas percebidas como parte de um conjunto de objetos de memória, comprometido com o sentir. A partir da interação de componentes cognitivos e emocionais do colecionador com os objetos de coleção, desencadeia-se sentimentos, impressões e imagens carregadas de sentido simbólico. Conclui-se que o poder de evocação sentimental dos objetos de coleção proporciona uma imersão estetizada do consumo, surgindo como uma forma de expressão e cultura hedônica individualista.
id USP-63_8b5b982bb6737c7b0214fc3aa1cb677c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/159992
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de açãoThe aesthetic experience in the consumption of collections: a study about collectors of statues and action figuresLa experiencia estética en el consumo de colecciones: un estudio sobre coleccionistas de estatuas y figuras de acciónCollectingAesthetic experienceAesthetizationMemoryNostalgiaColeccionismoExperiencia estéticaEstetizaciónLa memoriaNostalgiacolecionismoexperiência estéticamemórianostalgiaO colecionar é uma forma especializada de comportamento do consumidor. O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o colecionismo de estátuas e figuras de ação proporciona a seus colecionadores uma experiência estética e contribui para uma vida estetizada. Por meio de um levantamento bibliográfico e revisão da literatura, revela-se que esse tipo de coleção corresponde a um processo ativo, seletivo e apaixonado de adquirir e possuir coisas percebidas como parte de um conjunto de objetos de memória, comprometido com o sentir. A partir da interação de componentes cognitivos e emocionais do colecionador com os objetos de coleção, desencadeia-se sentimentos, impressões e imagens carregadas de sentido simbólico. Conclui-se que o poder de evocação sentimental dos objetos de coleção proporciona uma imersão estetizada do consumo, surgindo como uma forma de expressão e cultura hedônica individualista.El coleccionar es una forma especializada de comportamiento del consumidor. El presente artículo tiene por objetivo demostrar cómo el coleccionismo de estatuas y figuras de acción proporciona a sus coleccionistas una experiencia estética y contribuye a una vida estetizada. Por medio de un levantamiento bibliográfico y revisión de la literatura, se revela que ese tipo de colección corresponde a un proceso activo, selectivo y apasionado de adquirir y poseer cosas percibidas como parte de un conjunto de objetos de memoria, comprometido con el sentir. A partir de la interacción de componentes cognitivos y emocionales del coleccionista con los objetos de colección, se desencadenan sentimientos, impresiones e imágenes cargadas de sentido simbólico. Se concluye que el poder de evocación sentimental de los objetos de colección proporciona una inmersión estetizada del consumo, surgiendo como una forma de expresión y cultura hedónica individualista.The collecting is a specialized form of consumer behavior. The aim of this article is to demonstrate how the collecting of statues and figures of action gives their collectors an aesthetic experience and contributes to an aesthetic life. Through a literature review reveals that this type of collection corresponds to an active, selective and passionate process of acquiring and possessing things perceived as part of a set of memory objects, committed to feel. From the interaction of cognitive and emotional components of the collector with the collection of objects, it triggers feelings, impressions and images loaded with symbolic meaning. It is concluded that the power of sentimental evocation of collection objects provides an aesthetic immersion of consumption, appearing as a form of expression and hedonic individualistic culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion'texto'textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15999210.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111Signos do Consumo; v. 12 n. 1 (2020): Transformações na publicidade e nos consumos a partir da mediação dos algoritmos e processos em Big Data; 94-1111984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992/159688Copyright (c) 2020 Helder Haddad Carneiro da Silva, Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Vivian Iara Strehlauinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Helder Haddad Carneiro daNunes, Mônica Rebecca FerrariStrehlau, Vivian Iara2020-04-10T22:13:18Zoai:revistas.usp.br:article/159992Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2020-04-10T22:13:18Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
The aesthetic experience in the consumption of collections: a study about collectors of statues and action figures
La experiencia estética en el consumo de colecciones: un estudio sobre coleccionistas de estatuas y figuras de acción
title A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
spellingShingle A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
Silva, Helder Haddad Carneiro da
Collecting
Aesthetic experience
Aesthetization
Memory
Nostalgia
Coleccionismo
Experiencia estética
Estetización
La memoria
Nostalgia
colecionismo
experiência estética
memória
nostalgia
title_short A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
title_full A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
title_fullStr A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
title_full_unstemmed A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
title_sort A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
author Silva, Helder Haddad Carneiro da
author_facet Silva, Helder Haddad Carneiro da
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
Strehlau, Vivian Iara
author_role author
author2 Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
Strehlau, Vivian Iara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Helder Haddad Carneiro da
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
Strehlau, Vivian Iara
dc.subject.por.fl_str_mv Collecting
Aesthetic experience
Aesthetization
Memory
Nostalgia
Coleccionismo
Experiencia estética
Estetización
La memoria
Nostalgia
colecionismo
experiência estética
memória
nostalgia
topic Collecting
Aesthetic experience
Aesthetization
Memory
Nostalgia
Coleccionismo
Experiencia estética
Estetización
La memoria
Nostalgia
colecionismo
experiência estética
memória
nostalgia
description O colecionar é uma forma especializada de comportamento do consumidor. O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o colecionismo de estátuas e figuras de ação proporciona a seus colecionadores uma experiência estética e contribui para uma vida estetizada. Por meio de um levantamento bibliográfico e revisão da literatura, revela-se que esse tipo de coleção corresponde a um processo ativo, seletivo e apaixonado de adquirir e possuir coisas percebidas como parte de um conjunto de objetos de memória, comprometido com o sentir. A partir da interação de componentes cognitivos e emocionais do colecionador com os objetos de coleção, desencadeia-se sentimentos, impressões e imagens carregadas de sentido simbólico. Conclui-se que o poder de evocação sentimental dos objetos de coleção proporciona uma imersão estetizada do consumo, surgindo como uma forma de expressão e cultura hedônica individualista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
'texto'
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992
10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992/159688
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 12 n. 1 (2020): Transformações na publicidade e nos consumos a partir da mediação dos algoritmos e processos em Big Data; 94-111
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856377737216