A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992 |
Resumo: | O colecionar é uma forma especializada de comportamento do consumidor. O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o colecionismo de estátuas e figuras de ação proporciona a seus colecionadores uma experiência estética e contribui para uma vida estetizada. Por meio de um levantamento bibliográfico e revisão da literatura, revela-se que esse tipo de coleção corresponde a um processo ativo, seletivo e apaixonado de adquirir e possuir coisas percebidas como parte de um conjunto de objetos de memória, comprometido com o sentir. A partir da interação de componentes cognitivos e emocionais do colecionador com os objetos de coleção, desencadeia-se sentimentos, impressões e imagens carregadas de sentido simbólico. Conclui-se que o poder de evocação sentimental dos objetos de coleção proporciona uma imersão estetizada do consumo, surgindo como uma forma de expressão e cultura hedônica individualista. |
id |
USP-63_8b5b982bb6737c7b0214fc3aa1cb677c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/159992 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de açãoThe aesthetic experience in the consumption of collections: a study about collectors of statues and action figuresLa experiencia estética en el consumo de colecciones: un estudio sobre coleccionistas de estatuas y figuras de acciónCollectingAesthetic experienceAesthetizationMemoryNostalgiaColeccionismoExperiencia estéticaEstetizaciónLa memoriaNostalgiacolecionismoexperiência estéticamemórianostalgiaO colecionar é uma forma especializada de comportamento do consumidor. O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o colecionismo de estátuas e figuras de ação proporciona a seus colecionadores uma experiência estética e contribui para uma vida estetizada. Por meio de um levantamento bibliográfico e revisão da literatura, revela-se que esse tipo de coleção corresponde a um processo ativo, seletivo e apaixonado de adquirir e possuir coisas percebidas como parte de um conjunto de objetos de memória, comprometido com o sentir. A partir da interação de componentes cognitivos e emocionais do colecionador com os objetos de coleção, desencadeia-se sentimentos, impressões e imagens carregadas de sentido simbólico. Conclui-se que o poder de evocação sentimental dos objetos de coleção proporciona uma imersão estetizada do consumo, surgindo como uma forma de expressão e cultura hedônica individualista.El coleccionar es una forma especializada de comportamiento del consumidor. El presente artículo tiene por objetivo demostrar cómo el coleccionismo de estatuas y figuras de acción proporciona a sus coleccionistas una experiencia estética y contribuye a una vida estetizada. Por medio de un levantamiento bibliográfico y revisión de la literatura, se revela que ese tipo de colección corresponde a un proceso activo, selectivo y apasionado de adquirir y poseer cosas percibidas como parte de un conjunto de objetos de memoria, comprometido con el sentir. A partir de la interacción de componentes cognitivos y emocionales del coleccionista con los objetos de colección, se desencadenan sentimientos, impresiones e imágenes cargadas de sentido simbólico. Se concluye que el poder de evocación sentimental de los objetos de colección proporciona una inmersión estetizada del consumo, surgiendo como una forma de expresión y cultura hedónica individualista.The collecting is a specialized form of consumer behavior. The aim of this article is to demonstrate how the collecting of statues and figures of action gives their collectors an aesthetic experience and contributes to an aesthetic life. Through a literature review reveals that this type of collection corresponds to an active, selective and passionate process of acquiring and possessing things perceived as part of a set of memory objects, committed to feel. From the interaction of cognitive and emotional components of the collector with the collection of objects, it triggers feelings, impressions and images loaded with symbolic meaning. It is concluded that the power of sentimental evocation of collection objects provides an aesthetic immersion of consumption, appearing as a form of expression and hedonic individualistic culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion'texto'textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15999210.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111Signos do Consumo; v. 12 n. 1 (2020): Transformações na publicidade e nos consumos a partir da mediação dos algoritmos e processos em Big Data; 94-1111984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992/159688Copyright (c) 2020 Helder Haddad Carneiro da Silva, Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Vivian Iara Strehlauinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Helder Haddad Carneiro daNunes, Mônica Rebecca FerrariStrehlau, Vivian Iara2020-04-10T22:13:18Zoai:revistas.usp.br:article/159992Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2020-04-10T22:13:18Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação The aesthetic experience in the consumption of collections: a study about collectors of statues and action figures La experiencia estética en el consumo de colecciones: un estudio sobre coleccionistas de estatuas y figuras de acción |
title |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação |
spellingShingle |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação Silva, Helder Haddad Carneiro da Collecting Aesthetic experience Aesthetization Memory Nostalgia Coleccionismo Experiencia estética Estetización La memoria Nostalgia colecionismo experiência estética memória nostalgia |
title_short |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação |
title_full |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação |
title_fullStr |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação |
title_full_unstemmed |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação |
title_sort |
A experiência estética no consumo de coleções: um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação |
author |
Silva, Helder Haddad Carneiro da |
author_facet |
Silva, Helder Haddad Carneiro da Nunes, Mônica Rebecca Ferrari Strehlau, Vivian Iara |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari Strehlau, Vivian Iara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Helder Haddad Carneiro da Nunes, Mônica Rebecca Ferrari Strehlau, Vivian Iara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Collecting Aesthetic experience Aesthetization Memory Nostalgia Coleccionismo Experiencia estética Estetización La memoria Nostalgia colecionismo experiência estética memória nostalgia |
topic |
Collecting Aesthetic experience Aesthetization Memory Nostalgia Coleccionismo Experiencia estética Estetización La memoria Nostalgia colecionismo experiência estética memória nostalgia |
description |
O colecionar é uma forma especializada de comportamento do consumidor. O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o colecionismo de estátuas e figuras de ação proporciona a seus colecionadores uma experiência estética e contribui para uma vida estetizada. Por meio de um levantamento bibliográfico e revisão da literatura, revela-se que esse tipo de coleção corresponde a um processo ativo, seletivo e apaixonado de adquirir e possuir coisas percebidas como parte de um conjunto de objetos de memória, comprometido com o sentir. A partir da interação de componentes cognitivos e emocionais do colecionador com os objetos de coleção, desencadeia-se sentimentos, impressões e imagens carregadas de sentido simbólico. Conclui-se que o poder de evocação sentimental dos objetos de coleção proporciona uma imersão estetizada do consumo, surgindo como uma forma de expressão e cultura hedônica individualista. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion 'texto' texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/159992/159688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 12 n. 1 (2020): Transformações na publicidade e nos consumos a partir da mediação dos algoritmos e processos em Big Data; 94-111 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856377737216 |