Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
DOI: | 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997 |
Resumo: | Neste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo. |
id |
USP-63_910f7a883f279123a26eca1ef1cdd60f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/193997 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
spelling |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginárioMythosphere of consumption: notes on a theory of communication, consumption, and imaginaryMitosfera del consumo: notas de una teoría sobre comunicación, consumo e imaginarioMitosfera do consumoMitoConsumaçãoImaginárioImagem simbólicaMitosfera del consumoMitoConsumaciónImaginarioImagen simbólicaMythosphere of consumptionMythConsummationImaginarySymbolic imageNeste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo.En este artículo trato de presentar algunas notas sobre la mitosfera del consumo como una teoría que pretende acercar la comunicación al consumo y al imaginario. Para ello propondré una reflexión epistemológica sobre los estudios de comunicación y consumo, relacionándolos con los estudios del imaginario. Entre otros objetivos menos explícitos, también buscaré aportar bases teóricas para que podamos discutir el estatuto de las imágenes simbólicas y los mitos en la sociedad mediática y de consumo.In this article, I present some considerations on the mythosphere of consumption as a theory that aims to bring together communication, consumption, and imaginary. To this end, I carry out an epistemological reflection on communication and consumption studies, relating them to studies of the imaginary. Among other less explicit objectives, I will seek to provide theoretical bases to discuss the status of symbolic images and myths in the media and consumer society.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestextotextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/19399710.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997Signos do Consumo; v. 14 n. 1 (2022): Sensibilidades, experiências e formas de apropriação; e1939971984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/181154https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/183324Copyright (c) 2022 Frederico Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Frederico Jorge Tavares de2022-11-03T20:54:03Zoai:revistas.usp.br:article/193997Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2022-11-03T20:54:03Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário Mythosphere of consumption: notes on a theory of communication, consumption, and imaginary Mitosfera del consumo: notas de una teoría sobre comunicación, consumo e imaginario |
title |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
spellingShingle |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário Oliveira, Frederico Jorge Tavares de Mitosfera do consumo Mito Consumação Imaginário Imagem simbólica Mitosfera del consumo Mito Consumación Imaginario Imagen simbólica Mythosphere of consumption Myth Consummation Imaginary Symbolic image Oliveira, Frederico Jorge Tavares de Mitosfera do consumo Mito Consumação Imaginário Imagem simbólica Mitosfera del consumo Mito Consumación Imaginario Imagen simbólica Mythosphere of consumption Myth Consummation Imaginary Symbolic image |
title_short |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
title_full |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
title_fullStr |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
title_full_unstemmed |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
title_sort |
Mitosfera do consumo: notas de uma teoria sobre comunicação, consumo e imaginário |
author |
Oliveira, Frederico Jorge Tavares de |
author_facet |
Oliveira, Frederico Jorge Tavares de Oliveira, Frederico Jorge Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Frederico Jorge Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mitosfera do consumo Mito Consumação Imaginário Imagem simbólica Mitosfera del consumo Mito Consumación Imaginario Imagen simbólica Mythosphere of consumption Myth Consummation Imaginary Symbolic image |
topic |
Mitosfera do consumo Mito Consumação Imaginário Imagem simbólica Mitosfera del consumo Mito Consumación Imaginario Imagen simbólica Mythosphere of consumption Myth Consummation Imaginary Symbolic image |
description |
Neste artigo apresento algumas considerações sobre a mitosfera do consumo enquanto teoria que visa aproximar comunicação, consumo e imaginário. Para isso, realizo uma reflexão epistemológica aos estudos de comunicação e consumo, relacionando-os aos estudos do imaginário. Entre outros objetivos menos explícitos, buscarei fornecer bases teóricas para que possamos discutir o estatuto das imagens simbólicas e dos mitos na sociedade midiática e de consumo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares texto texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/181154 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193997/183324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Frederico Tavares http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Frederico Tavares http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 14 n. 1 (2022): Sensibilidades, experiências e formas de apropriação; e193997 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1822180347963506688 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193997 |