Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoff, Tânia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida Junior, Guy Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730
Resumo: Este artículo busca comprender los efectos de sentidos acerca del ethos discursivo y de la consecuente proyección del sujeto consumidor en dos editoriales de periódicos brasileños en momentos decisivos de la historia política del país, a saber: “¡Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) y “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir de las categorías de análisis “gobierno”, “president”, “democracia” y “pueblo”, analizamos las similitudes, continuidades y alejamientos entre los dos discursos, el camino teórico-metodológico que elegimos es la Análisis del discurso de línea francesa.
id USP-63_929089badbbefb2f0f3d4a7c52fe03be
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/150730
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)Enough is enough: from the ethos of the producers to the projection of the editorial consumer subjects in two distinct moments of Brazilian politics (1964 and 2016)Basta y basta: del ethos de los productores a la proyección de los sujetos consumidores de editoriales en dos momentos distintos de la política brasileña (1964 e 2016)communication and consumptionjournalistic discoursediscourse analysiscoup of 1964Dilma Rousseff ‘s Impeachmentcomunicación y consumodiscurso periodísticoanálisis del discursogolpe de 1964impeachment de Dilma Rousseffcomunicação e consumodiscurso jornalísticoanálise de discursogolpe de 1964impeachment de Dilma RousseffEste artículo busca comprender los efectos de sentidos acerca del ethos discursivo y de la consecuente proyección del sujeto consumidor en dos editoriales de periódicos brasileños en momentos decisivos de la historia política del país, a saber: “¡Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) y “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir de las categorías de análisis “gobierno”, “president”, “democracia” y “pueblo”, analizamos las similitudes, continuidades y alejamientos entre los dos discursos, el camino teórico-metodológico que elegimos es la Análisis del discurso de línea francesa.This article aims to understand the effects of meanings on the discursive ethos and the consequent projection of the consumer subject in two Brazilian newspaper editorials at decisive moments of the country›s political history, namely: “Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) and “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). From the categories of analysis “government”, “president”, “democracy” and “people”, the similarities, continuities and dissociation between the two discourses were analyzed, having the French Discourse Analysis as a theoretical-methodological path.Este artigo visa a compreensão dos efeitos de sentidos acerca do ethos discursivo e da, consequente, projeção do sujeito consumidor em dois editoriais de jornais brasileiros em momentos decisivos da história política do país, a saber: Basta! (CORREIO DA MANHÃ, 1964) e Chegou a hora de dizer: basta! (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir das categorias de análise “governo”, “presidente”, “democracia” e “povo”, analisamos as similitudes, continuidades e afastamentos entres os dois discursos, tendo como caminho teórico-metodológico a Análise de discurso de linha francesa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15073010.11606/issn.1984-5057.v11i1p60-72Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 60-721984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730/150667Copyright (c) 2018 Tânia Hoff, Guy Pinto de Almeida Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoff, TâniaAlmeida Junior, Guy Pinto de2019-04-01T12:51:52Zoai:revistas.usp.br:article/150730Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:51:52Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
Enough is enough: from the ethos of the producers to the projection of the editorial consumer subjects in two distinct moments of Brazilian politics (1964 and 2016)
Basta y basta: del ethos de los productores a la proyección de los sujetos consumidores de editoriales en dos momentos distintos de la política brasileña (1964 e 2016)
title Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
spellingShingle Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
Hoff, Tânia
communication and consumption
journalistic discourse
discourse analysis
coup of 1964
Dilma Rousseff ‘s Impeachment
comunicación y consumo
discurso periodístico
análisis del discurso
golpe de 1964
impeachment de Dilma Rousseff
comunicação e consumo
discurso jornalístico
análise de discurso
golpe de 1964
impeachment de Dilma Rousseff
title_short Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
title_full Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
title_fullStr Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
title_full_unstemmed Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
title_sort Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
author Hoff, Tânia
author_facet Hoff, Tânia
Almeida Junior, Guy Pinto de
author_role author
author2 Almeida Junior, Guy Pinto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoff, Tânia
Almeida Junior, Guy Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv communication and consumption
journalistic discourse
discourse analysis
coup of 1964
Dilma Rousseff ‘s Impeachment
comunicación y consumo
discurso periodístico
análisis del discurso
golpe de 1964
impeachment de Dilma Rousseff
comunicação e consumo
discurso jornalístico
análise de discurso
golpe de 1964
impeachment de Dilma Rousseff
topic communication and consumption
journalistic discourse
discourse analysis
coup of 1964
Dilma Rousseff ‘s Impeachment
comunicación y consumo
discurso periodístico
análisis del discurso
golpe de 1964
impeachment de Dilma Rousseff
comunicação e consumo
discurso jornalístico
análise de discurso
golpe de 1964
impeachment de Dilma Rousseff
description Este artículo busca comprender los efectos de sentidos acerca del ethos discursivo y de la consecuente proyección del sujeto consumidor en dos editoriales de periódicos brasileños en momentos decisivos de la historia política del país, a saber: “¡Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) y “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir de las categorías de análisis “gobierno”, “president”, “democracia” y “pueblo”, analizamos las similitudes, continuidades y alejamientos entre los dos discursos, el camino teórico-metodológico que elegimos es la Análisis del discurso de línea francesa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730
10.11606/issn.1984-5057.v11i1p60-72
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p60-72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730/150667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tânia Hoff, Guy Pinto de Almeida Junior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tânia Hoff, Guy Pinto de Almeida Junior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 60-72
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856347328512