Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730 |
Resumo: | Este artículo busca comprender los efectos de sentidos acerca del ethos discursivo y de la consecuente proyección del sujeto consumidor en dos editoriales de periódicos brasileños en momentos decisivos de la historia política del país, a saber: “¡Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) y “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir de las categorías de análisis “gobierno”, “president”, “democracia” y “pueblo”, analizamos las similitudes, continuidades y alejamientos entre los dos discursos, el camino teórico-metodológico que elegimos es la Análisis del discurso de línea francesa. |
id |
USP-63_929089badbbefb2f0f3d4a7c52fe03be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/150730 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)Enough is enough: from the ethos of the producers to the projection of the editorial consumer subjects in two distinct moments of Brazilian politics (1964 and 2016)Basta y basta: del ethos de los productores a la proyección de los sujetos consumidores de editoriales en dos momentos distintos de la política brasileña (1964 e 2016)communication and consumptionjournalistic discoursediscourse analysiscoup of 1964Dilma Rousseff ‘s Impeachmentcomunicación y consumodiscurso periodísticoanálisis del discursogolpe de 1964impeachment de Dilma Rousseffcomunicação e consumodiscurso jornalísticoanálise de discursogolpe de 1964impeachment de Dilma RousseffEste artículo busca comprender los efectos de sentidos acerca del ethos discursivo y de la consecuente proyección del sujeto consumidor en dos editoriales de periódicos brasileños en momentos decisivos de la historia política del país, a saber: “¡Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) y “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir de las categorías de análisis “gobierno”, “president”, “democracia” y “pueblo”, analizamos las similitudes, continuidades y alejamientos entre los dos discursos, el camino teórico-metodológico que elegimos es la Análisis del discurso de línea francesa.This article aims to understand the effects of meanings on the discursive ethos and the consequent projection of the consumer subject in two Brazilian newspaper editorials at decisive moments of the country›s political history, namely: “Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) and “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). From the categories of analysis “government”, “president”, “democracy” and “people”, the similarities, continuities and dissociation between the two discourses were analyzed, having the French Discourse Analysis as a theoretical-methodological path.Este artigo visa a compreensão dos efeitos de sentidos acerca do ethos discursivo e da, consequente, projeção do sujeito consumidor em dois editoriais de jornais brasileiros em momentos decisivos da história política do país, a saber: Basta! (CORREIO DA MANHÃ, 1964) e Chegou a hora de dizer: basta! (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir das categorias de análise “governo”, “presidente”, “democracia” e “povo”, analisamos as similitudes, continuidades e afastamentos entres os dois discursos, tendo como caminho teórico-metodológico a Análise de discurso de linha francesa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15073010.11606/issn.1984-5057.v11i1p60-72Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 60-721984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730/150667Copyright (c) 2018 Tânia Hoff, Guy Pinto de Almeida Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoff, TâniaAlmeida Junior, Guy Pinto de2019-04-01T12:51:52Zoai:revistas.usp.br:article/150730Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:51:52Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016) Enough is enough: from the ethos of the producers to the projection of the editorial consumer subjects in two distinct moments of Brazilian politics (1964 and 2016) Basta y basta: del ethos de los productores a la proyección de los sujetos consumidores de editoriales en dos momentos distintos de la política brasileña (1964 e 2016) |
title |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016) |
spellingShingle |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016) Hoff, Tânia communication and consumption journalistic discourse discourse analysis coup of 1964 Dilma Rousseff ‘s Impeachment comunicación y consumo discurso periodístico análisis del discurso golpe de 1964 impeachment de Dilma Rousseff comunicação e consumo discurso jornalístico análise de discurso golpe de 1964 impeachment de Dilma Rousseff |
title_short |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016) |
title_full |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016) |
title_fullStr |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016) |
title_full_unstemmed |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016) |
title_sort |
Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016) |
author |
Hoff, Tânia |
author_facet |
Hoff, Tânia Almeida Junior, Guy Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida Junior, Guy Pinto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoff, Tânia Almeida Junior, Guy Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
communication and consumption journalistic discourse discourse analysis coup of 1964 Dilma Rousseff ‘s Impeachment comunicación y consumo discurso periodístico análisis del discurso golpe de 1964 impeachment de Dilma Rousseff comunicação e consumo discurso jornalístico análise de discurso golpe de 1964 impeachment de Dilma Rousseff |
topic |
communication and consumption journalistic discourse discourse analysis coup of 1964 Dilma Rousseff ‘s Impeachment comunicación y consumo discurso periodístico análisis del discurso golpe de 1964 impeachment de Dilma Rousseff comunicação e consumo discurso jornalístico análise de discurso golpe de 1964 impeachment de Dilma Rousseff |
description |
Este artículo busca comprender los efectos de sentidos acerca del ethos discursivo y de la consecuente proyección del sujeto consumidor en dos editoriales de periódicos brasileños en momentos decisivos de la historia política del país, a saber: “¡Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) y “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir de las categorías de análisis “gobierno”, “president”, “democracia” y “pueblo”, analizamos las similitudes, continuidades y alejamientos entre los dos discursos, el camino teórico-metodológico que elegimos es la Análisis del discurso de línea francesa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p60-72 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v11i1p60-72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730/150667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tânia Hoff, Guy Pinto de Almeida Junior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tânia Hoff, Guy Pinto de Almeida Junior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 60-72 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856347328512 |