Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cidade, Noelle Rigel de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Diego de Queiroz, Romero, Cláudia Buhamra Abreu, Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta, Mota, Winny Rebouças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p3-19
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/172612
Resumo: This article aims to analyze how consumers understand the concept of healthy eating to identify the main characteristics of healthy consumer behavior regarding the dimensions of sustainable consumption. A qualitative research approach was used, applied through semi-structured interviews. The results show that individuals with healthy eating habits are sensitive to issues surrounding sustainable consumption, even if they are not fully aware of the environmental impacts caused by their actions.
id USP-63_a2cbaf8e9d0004a06fe8a9e2763bff94
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/172612
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
spelling Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveisDimensions of sustainable consumption in the behavior of healthy food consumersDimensiones del consumo sostenible en el comportamiento de los consumidores de alimentos sanosDimensões do consumo sustentávelAlimentação saudávelComportamento do consumidorDimensiones del consumo sostenibleAlimentación sanaComportamiento del consumidorDimensions of sustainable consumptionDiet healthyConsumer behaviorThis article aims to analyze how consumers understand the concept of healthy eating to identify the main characteristics of healthy consumer behavior regarding the dimensions of sustainable consumption. A qualitative research approach was used, applied through semi-structured interviews. The results show that individuals with healthy eating habits are sensitive to issues surrounding sustainable consumption, even if they are not fully aware of the environmental impacts caused by their actions.Este artículo tiene como objetivo analizar cómo los consumidores entienden el concepto de alimentación saludable para identificar las características principales del comportamiento sano del consumidor con respecto a las dimensiones del consumo sostenible. Se utilizó un enfoque de investigación cualitativa, aplicado por medio de entrevistas semiestructuradas. Los resultados muestran que las personas con hábitos alimenticios saludables son sensibles a los problemas relacionados con el consumo sostenible, incluso si no son plenamente conscientes de los impactos ambientales causados por sus acciones.Este artigo tem como objetivo analisar como os consumidores compreendem o conceito de alimentação saudável para, assim, identificar as principais características do comportamento do consumidor de alimentos saudáveis no que se refere às dimensões do consumo sustentável. Fez-se uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa, aplicada mediante entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que indivíduos com hábitos alimentares saudáveis são sensíveis às questões em torno do consumo sustentável, mesmo que não estejam por completo conscientes sobre os impactos ambientais causados por suas ações.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17261210.11606/issn.1984-5057.v13i1p3-19Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 3-191984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/172612/173767https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/172612/180585Copyright (c) 2021 Noelle Rigel de Oliveira Cidade, Diego de Queiroz Machado, Cláudia Buhamra Abreu Romero, Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo, Winny Rebouças Motahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCidade, Noelle Rigel de OliveiraMachado, Diego de QueirozRomero, Cláudia Buhamra AbreuReinaldo, Hugo Osvaldo AcostaMota, Winny Rebouças2021-07-06T20:57:45Zoai:revistas.usp.br:article/172612Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2021-07-06T20:57:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
Dimensions of sustainable consumption in the behavior of healthy food consumers
Dimensiones del consumo sostenible en el comportamiento de los consumidores de alimentos sanos
title Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
spellingShingle Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
Cidade, Noelle Rigel de Oliveira
Dimensões do consumo sustentável
Alimentação saudável
Comportamento do consumidor
Dimensiones del consumo sostenible
Alimentación sana
Comportamiento del consumidor
Dimensions of sustainable consumption
Diet healthy
Consumer behavior
Cidade, Noelle Rigel de Oliveira
Dimensões do consumo sustentável
Alimentação saudável
Comportamento do consumidor
Dimensiones del consumo sostenible
Alimentación sana
Comportamiento del consumidor
Dimensions of sustainable consumption
Diet healthy
Consumer behavior
title_short Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
title_full Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
title_fullStr Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
title_full_unstemmed Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
title_sort Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis
author Cidade, Noelle Rigel de Oliveira
author_facet Cidade, Noelle Rigel de Oliveira
Cidade, Noelle Rigel de Oliveira
Machado, Diego de Queiroz
Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Mota, Winny Rebouças
Machado, Diego de Queiroz
Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Mota, Winny Rebouças
author_role author
author2 Machado, Diego de Queiroz
Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Mota, Winny Rebouças
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cidade, Noelle Rigel de Oliveira
Machado, Diego de Queiroz
Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Mota, Winny Rebouças
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensões do consumo sustentável
Alimentação saudável
Comportamento do consumidor
Dimensiones del consumo sostenible
Alimentación sana
Comportamiento del consumidor
Dimensions of sustainable consumption
Diet healthy
Consumer behavior
topic Dimensões do consumo sustentável
Alimentação saudável
Comportamento do consumidor
Dimensiones del consumo sostenible
Alimentación sana
Comportamiento del consumidor
Dimensions of sustainable consumption
Diet healthy
Consumer behavior
description This article aims to analyze how consumers understand the concept of healthy eating to identify the main characteristics of healthy consumer behavior regarding the dimensions of sustainable consumption. A qualitative research approach was used, applied through semi-structured interviews. The results show that individuals with healthy eating habits are sensitive to issues surrounding sustainable consumption, even if they are not fully aware of the environmental impacts caused by their actions.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/172612
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p3-19
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/172612
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p3-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/172612/173767
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/172612/180585
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 3-19
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1822180347925757952
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p3-19