Propaganda: o prazer como mercadoria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41809 |
Resumo: | A publicidade estabelece valores estéticos em busca da persuasão, de modo que o comportamento do consumidor nos chama a atenção para uma análise da sustentação do desejo como mediador do consumo. Por meio da semiótica da comunicação, no seu flanco psicanalítico, oferecemos uma perspectiva de análise desta questão, considerando a subjetividade do sujeito como ponto de partida para a compreensão de suas escolhas. Abordamos elementos que estão no jogo de concepção do desejo de consumo e que nos abriu para a compreensão da correspondência entre o que se anuncia e o que se deseja. |
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Propaganda: o prazer como mercadoriaPublicidad, media y consumo: uma interacción más allá de los sentidosAdvertising, media and consumption: an interaction beyond SensesadvertisingconsumptionpsychoanalysisadvertisingconsumptionpsychoanalysispropagandaconsumopsicanáliseA publicidade estabelece valores estéticos em busca da persuasão, de modo que o comportamento do consumidor nos chama a atenção para uma análise da sustentação do desejo como mediador do consumo. Por meio da semiótica da comunicação, no seu flanco psicanalítico, oferecemos uma perspectiva de análise desta questão, considerando a subjetividade do sujeito como ponto de partida para a compreensão de suas escolhas. Abordamos elementos que estão no jogo de concepção do desejo de consumo e que nos abriu para a compreensão da correspondência entre o que se anuncia e o que se deseja.La publicidad ofrece valores estéticos en la búsqueda de la persuasión, de manera que el comportamiento del consumidor nos llama la atención para un análisis de apoyo del deseo como mediador de consumo. A través de la semiótica de la comunicación y de la psicoanálisis ofrecemos una perspectiva de análisis sobre esta cuestión, teniendo en cuenta la subjetividad del sujeto como punto de partida para entender sus opciones. Nos dirigimos a los elementos que se encuentran en el diseño del juego del deseo de los consumidores y hemos abierto para la comprensión de la correspondencia entre lo que se anuncia y lo que deseamos.The advertising world introduces the consumer in an imaginary universe, establishing its proper aesthetic values in search of persuasion, of the way that the behavior of the spectator of the announcements attract attention for an analysis of the sustentation of the desire as appa-ratus to establish the consumption - that it is the bigger objective of the advertising. The semi-otics of the communication, in psychoanalytic source, offers to a perspective of analysis of this question, considering the subjectivity of the citizen as starting point for the understanding of its choices. In this work, we approach elements that are in game of conception of the con-sumption desire, as the structural lack, in the subject, that saved the desire; the Other as de-terminative of this lack; the enjoyment in serving to a speech that dissimulates to have what it goes to fill the lack. The study in it opened them for the understanding of the correspondence between what it is announced and what is desired.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4180910.11606/issn.1984-5057.v3i2p167-180Signos do Consumo; v. 3 n. 2 (2011): Signos do Consumo: Jovem Maturidade?; 167-1801984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41809/45476Copyright (c) 2018 Patrícia Martins Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia Martins2019-04-01T12:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/41809Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:24Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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