Contratos de comunicação e análise do discurso: bases teóricas aplicadas ao enunciado persuasivo de moda masculina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49976 |
Resumo: | O artigo apresenta parte dos estudos conceituais aplicados à análise do discurso, caracterizando os fundamentos da pesquisa sobre o discurso do empreendedor de sucesso, veiculado nas revistas de negócios Você S/A e Exame, ambas publicações brasileiras. Tais revistas prometem orientação para jovens executivos e 'futuros homens de negócios', com receitas para o sucesso, incluindo roteiros para alcançar o ápice profissional, conforme as condições de consumo contemporâneas. Objetiva-se com o recorte apresentar as bases conceituais para a análise do discurso persuasivo dos anúncios de moda masculina executiva, presentes nas publicações destacadas e em outras diversas, dos veículos semanais informativos aos dedicados ao entretenimento. As perspectivas teóricas aproximarão a análise da mensagem publicitária ao conceito de contrato de comunicação de Patrick Charaudeau pela relação entre o quadro de referência presumido entre os interlocutores no contrato de comunicação e o desenvolvimento de hábitos - proposta por Peirce - que levam à fixação das crenças. Tal desenvolvimento observará a operação do signo indexical, na análise da mensagem publicitária, abordado por Santaella. Partindo desta aproximação conceitual, o artigo discutirá a abordagem sobre um dos motivos que podem gerenciar a eficácia contratual dos anúncios, conforme o conceito de substância cultural proposto por Baudrillard, e segundo a lógica dos produtos culturais na busca da performance adequada, tanto na vida particular quanto na atuação profissional. Conforme a construção de regimes de visibilidade e interação, proposta por Prado, o artigo focará as relações entre produtos e pessoas nas tematizações orientadas pelos contratos de comunicação, e referir-se-ão à busca pelo consumo de produtos que traduzem o homem de sucesso. Desta forma, o trabalho investigará possibilidades de desconstrução e reconstrução da sensação de conflito entre o 'ser eu' e 'ser alguém', organizado por João Freire Filho, como resultado da mensagem publicitária da marca ARAMIS, “mens wear”. Assim, espera-se que o ensaio conceitual colabore para agrupar conceitos necessários visando compreender o valor semiótico agregado por meio da transferência de características do vestuário masculino para atingir os sentimentos pessoais e organizar a construção do 'ser alguém'; desta forma, esperamos poder demonstrar a configuração do culturalmente aceito como destaque do 'ser consumidor' pela exaltação ao pertencimento a determinado grupo de pessoas. Tais estudos indicam em sua trajetória final a eficácia do discurso publicitário, explicitando algumas relações socioculturais que atuariam no processo de construção dos discursos, especialmente os destinados às experiências da felicidade, fundamentalmente pela análise dos signos do anúncio. |
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Contratos de comunicação e análise do discurso: bases teóricas aplicadas ao enunciado persuasivo de moda masculinaLos contratos de comunicación y el análisis del discurso: teórica aplicada a la declaración persuasiva de ropa de hombreContracts for communication and discourse analysis: theoretical applied to persuasive statement of menswearcontract of communicationdiscourse analysispersuasionadvertisingcontrato de comunicaciónanálisis del discursopersuasiónpublicidadcontrato de comunicaçãoanálise do discursopersuasãopublicidadeO artigo apresenta parte dos estudos conceituais aplicados à análise do discurso, caracterizando os fundamentos da pesquisa sobre o discurso do empreendedor de sucesso, veiculado nas revistas de negócios Você S/A e Exame, ambas publicações brasileiras. Tais revistas prometem orientação para jovens executivos e 'futuros homens de negócios', com receitas para o sucesso, incluindo roteiros para alcançar o ápice profissional, conforme as condições de consumo contemporâneas. Objetiva-se com o recorte apresentar as bases conceituais para a análise do discurso persuasivo dos anúncios de moda masculina executiva, presentes nas publicações destacadas e em outras diversas, dos veículos semanais informativos aos dedicados ao entretenimento. As perspectivas teóricas aproximarão a análise da mensagem publicitária ao conceito de contrato de comunicação de Patrick Charaudeau pela relação entre o quadro de referência presumido entre os interlocutores no contrato de comunicação e o desenvolvimento de hábitos - proposta por Peirce - que levam à fixação das crenças. Tal desenvolvimento observará a operação do signo indexical, na análise da mensagem publicitária, abordado por Santaella. Partindo desta aproximação conceitual, o artigo discutirá a abordagem sobre um dos motivos que podem gerenciar a eficácia contratual dos anúncios, conforme o conceito de substância cultural proposto por Baudrillard, e segundo a lógica dos produtos culturais na busca da performance adequada, tanto na vida particular quanto na atuação profissional. Conforme a construção de regimes de visibilidade e interação, proposta por Prado, o artigo focará as relações entre produtos e pessoas nas tematizações orientadas pelos contratos de comunicação, e referir-se-ão à busca pelo consumo de produtos que traduzem o homem de sucesso. Desta forma, o trabalho investigará possibilidades de desconstrução e reconstrução da sensação de conflito entre o 'ser eu' e 'ser alguém', organizado por João Freire Filho, como resultado da mensagem publicitária da marca ARAMIS, “mens wear”. Assim, espera-se que o ensaio conceitual colabore para agrupar conceitos necessários visando compreender o valor semiótico agregado por meio da transferência de características do vestuário masculino para atingir os sentimentos pessoais e organizar a construção do 'ser alguém'; desta forma, esperamos poder demonstrar a configuração do culturalmente aceito como destaque do 'ser consumidor' pela exaltação ao pertencimento a determinado grupo de pessoas. Tais estudos indicam em sua trajetória final a eficácia do discurso publicitário, explicitando algumas relações socioculturais que atuariam no processo de construção dos discursos, especialmente os destinados às experiências da felicidade, fundamentalmente pela análise dos signos do anúncio.El artículo presenta algunos estudios conceptuales aplicados al análisis del discurso, la caracterización de los fundamentos de la investigación sobre el discurso del empresario exitoso, en revistas de negocios Você S / A y Examen, ambas publicaciones brasileñas. Las revistas prometen orientación para futuros "empresarios" ejecutivos jóvenes, con recetas para el éxito, incluyendo hojas de ruta para lograr el tope profesional, como previsto en las condiciones de consumo contemporánea. Su objetivo es servir de base conceptual para el análisis del discurso persuasivo ejecutivo de la publicidad de ropa masculina, presente en importantes publicaciones y otros vehículos dedicados al entretenimiento. Las perspectivas teóricas abordarán el análisis de la publicidad al concepto de presentación de informes contrato por Patrick Charaudeau relación entre el marco de referencia adoptado en el contrato entre los interlocutores de la comunicación y el desarrollo de hábitos - propuesto por Peirce - que conducen a la fijación de creencias. Este desarrollo se observa el funcionamiento de la signo indicial, el análisis del mensaje publicitario, dirigida por Santaella. Sobre la base de este enfoque conceptual, el artículo discutirá el enfoque sobre una de las razones que pueden administrar la eficacia de los anuncios de contratos, como el concepto de sustancia cultural propuesta por Baudrillard, y de acuerdo a la lógica de los productos culturales en la búsqueda de un rendimiento adecuado, tanto en la vida privada y en la práctica profesional. Como la construcción de sistemas de visibilidad e interacción, propuesta por Prado, el artículo se centrará en la relación entre las personas y los productos en tematizaciones guiados por los contratos de la comunicación, y se referirá a la búsqueda del consumo de productos que traducir el hombre de éxito. Por lo tanto, el trabajo será investigar las posibilidades de la deconstrucción y la reconstrucción del conflicto entre el sentimiento de "ser yo" y "ser alguien", organizado por Juan Freire Filho, como resultado del mensaje publicitario de las marcas ARAMIS, "mens desgaste". Por lo tanto, se espera que las pruebas puedan colaborar a agrupar conceptos necesarios para entender el posible valor semiótico añadido a través de las características de transferencia de ropa de hombre para lograr sus sentimientos personales y organizar la construcción de "ser alguien", de esta manera, esperamos poder demostrar configuración culturalmente aceptado como punto culminante de «consumidor ser" la exaltación de la pertenencia a un determinado grupo de personas. Estos estudios indican en su trayectoria final de la eficacia del discurso publicitario, explicando algunas de las relaciones socioculturales que actúan en la construcción de los discursos, especialmente los destinados experiencias de felicidad, principalmente mediante el análisis de los signos del anuncio.The article presents some conceptual studies applied to the analysis of discourse, characterizing the fundamentals of research on the discourse of successful entrepreneur, business magazines Você SA and Exame, both Brazilian publications. Such magazines promise and guidance for young executives 'future businessmen', with recipes for success, including roadmaps to achieve professional apex as the conditions of contemporary consumption. It aims to cut the present the conceptual basis for the discourse analysis of persuasive advertisements menswear executive, present in prominent publications and other miscellaneous vehicles weekly newsletter dedicated to entertainment. The theoretical perspectives will approach the analysis of advertising to the concept of contract reporting by Patrick Charaudeau relationship between the reference frame assumed in the contract between the interlocutors of communication and the development of habits - proposed by Peirce - that lead to the fixation of belief. Such development will observe the operation of the indexical sign, analysis of the advertising message, addressed by Santaella. Building on this conceptual approach, the article will discuss the approach on one of the reasons that can manage the effectiveness of contract announcements, as the concept of cultural substance proposed by Baudrillard, and according to the logic of cultural products in the search for adequate performance, both in private life and in professional practice. As building visibility and interaction schemes, proposed by Prado, the article will focus on the relationship between people and products in thematizations guided by contracts for communication, and will refer to the search for the consumption of products that translate the successful man. Thus, the work will investigate possibilities of deconstruction and reconstruction of conflict between the feeling of 'being me' and 'be somebody', organized by John Freire Filho, as a result of the advertising message of the brand ARAMIS, "mens wear". Thus, it is expected that the test conceptual collaborate to group concepts needed to understand the possible semiotic value added through the transfer characteristics of menswear to achieve personal feelings and organize the construction of 'be someone', this way, we hope to demonstrate configuration culturally accepted as highlight of 'consumer be' the exaltation of belonging to a particular group of people. Such studies indicate in its final trajectory the effectiveness of advertising discourse, explaining some sociocultural relationships that act in the construction of discourses, especially those destined experiences of happiness, mainly by analyzing the signs of the ad.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4997610.11606/issn.1984-5057.v4i1p4-19Signos do Consumo; v. 4 n. 1 (2012): Signos do Consumo: o jogo expressivo das marcas e da publicidade; 4-191984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49976/54100Copyright (c) 2018 Allan Kozlakowskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessKozlakowski, Allan2019-04-01T12:53:24Zoai:revistas.usp.br:article/49976Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:53:24Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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