Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavan, Maria Angela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins, Denise Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50871
Resumo: Jack Daniel’s, Salvador Dali e Jack Nicholson, Alex DeLarge do filme Laranja Mecânica e Night Elf do jogo virtual War of Craft. Todos esses elementos tem mais em comum do que o tocante a mídia visual e audiovisual, são as tatuagens dos entrevistados da pesquisa “Memória da pele e histórias de consumo: marcas e produtos tatuados no corpo” da UFRN, que resultou no vídeo-documentário“Pela Pele: Technicolor em gotas . Todos são potiguares (nascidos em Natal/RN) por nascimento ou por adoção e trazem no corpo o sinal do afeto com sua identificação. Este artigo pretende fazer uma reflexão do processo de construção do vídeo documentário e análise das entrevistas transcritas, com vistas ao entendimento identitário instaurado nas tatuagens. Iniciamos com uma abordagem teórica sobre as definições e conceituações de identidade em Hall (2000), Breton (2009) e Maffesoli (2000). Refletimos a partir de Canevacci (2008 – 2010) Appadurai (2004) os estudos dos fenômenos comunicação e cultura e de mediação sígnica do consumo por meio de suas marcas na vida afetiva das pessoas.
id USP-63_d76ea56c4b41123de7d19733134694d0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/50871
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RNPela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RNFor the Skin: stories of affectivity, memory and communication in the skin in Natal / RNTattooConsumptionCommunicationCulture and Identitytattooconsumocomunicacióncultura e identidadtatuagemconsumocomunicaçãoidentidade e culturaJack Daniel’s, Salvador Dali e Jack Nicholson, Alex DeLarge do filme Laranja Mecânica e Night Elf do jogo virtual War of Craft. Todos esses elementos tem mais em comum do que o tocante a mídia visual e audiovisual, são as tatuagens dos entrevistados da pesquisa “Memória da pele e histórias de consumo: marcas e produtos tatuados no corpo” da UFRN, que resultou no vídeo-documentário“Pela Pele: Technicolor em gotas . Todos são potiguares (nascidos em Natal/RN) por nascimento ou por adoção e trazem no corpo o sinal do afeto com sua identificação. Este artigo pretende fazer uma reflexão do processo de construção do vídeo documentário e análise das entrevistas transcritas, com vistas ao entendimento identitário instaurado nas tatuagens. Iniciamos com uma abordagem teórica sobre as definições e conceituações de identidade em Hall (2000), Breton (2009) e Maffesoli (2000). Refletimos a partir de Canevacci (2008 – 2010) Appadurai (2004) os estudos dos fenômenos comunicação e cultura e de mediação sígnica do consumo por meio de suas marcas na vida afetiva das pessoas.Jack Daniel´s, Jack Nicholson y Salvador Dalí, Alex DeLarge de la película Clockwork Orange, Elf Noche del juego virtual de War Craft. Todos estos elementos tienen más en común de lo que los medios respeten visuales y audiovisuales, están los tatuajes de los encuestados "piel de memoria y las historias de los consumidores: tatuados los nombres de productos y marcas en el cuerpo" UFRN, lo que resultó en el video documental "Para la piel: Technicolor en gotas. Todos son potiguares (nacidos en Natal / RN) por nacimiento o adopción y llevar el cuerpo de la señal de afecto con su identificación. Este artículo trata de reflejar el proceso de construcción del video documental y el análisis de las entrevistas transcritas, con el fin de entender la identidad establecida en tatuajes. Comenzamos con una aproximación teórica a las definiciones y conceptualizaciones de identidad en el pabellón (2000), Breton (2009) y Maffesoli (2000). Reflexionamos desde Canevacci (2008 - 2010) Appadurai (2004) estudia los fenómenos de la cultura y la comunicación y el consumo de mediación semiótica a través de sus marcas en la vida emocional de las personas.Jack Daniel's, Jack Nicholson and Salvador Dali, Alex DeLarge from A Clockwork Orange Movie Night Elf and the virtual game of War Craft. All these elements have more in common than that respect visual and audiovisual media, are the tattoos of survey respondents "Memory skin and stories of consumer: brand and product names tattooed on the body" UFRN, which resulted in the documentary video "for Skin: Technicolor in drops. All are potiguares (born in Natal / RN) by birth or adoption and bring the body the sign of affection with their identification. This article aims to reflect the process of building the documentary video and analysis of the transcribed interviews, with a view to understanding identity established in tattoos. We start with a theoretical approach to the definitions and conceptualizations of identity in Hall (2000), Breton (2009) and Maffesoli (2000). We reflected from Canevacci (2008 - 2010) Appadurai (2004) studies the phenomena of culture and communication and mediation semiotic consumption through its brands in the emotional life of the people.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/5087110.11606/issn.1984-5057.v4i2p165-179Signos do Consumo; v. 4 n. 2 (2012): Cultura, criatividade e consumo: espaços simbólicos em diálogo; 165-1791984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50871/54955Copyright (c) 2018 Maria Angela Pavan, Denice Leal Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessPavan, Maria AngelaMartins, Denise Leal2019-04-01T12:56:15Zoai:revistas.usp.br:article/50871Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:15Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
For the Skin: stories of affectivity, memory and communication in the skin in Natal / RN
title Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
spellingShingle Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
Pavan, Maria Angela
Tattoo
Consumption
Communication
Culture and Identity
tattoo
consumo
comunicación
cultura e identidad
tatuagem
consumo
comunicação
identidade e cultura
title_short Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
title_full Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
title_fullStr Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
title_full_unstemmed Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
title_sort Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
author Pavan, Maria Angela
author_facet Pavan, Maria Angela
Martins, Denise Leal
author_role author
author2 Martins, Denise Leal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavan, Maria Angela
Martins, Denise Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Tattoo
Consumption
Communication
Culture and Identity
tattoo
consumo
comunicación
cultura e identidad
tatuagem
consumo
comunicação
identidade e cultura
topic Tattoo
Consumption
Communication
Culture and Identity
tattoo
consumo
comunicación
cultura e identidad
tatuagem
consumo
comunicação
identidade e cultura
description Jack Daniel’s, Salvador Dali e Jack Nicholson, Alex DeLarge do filme Laranja Mecânica e Night Elf do jogo virtual War of Craft. Todos esses elementos tem mais em comum do que o tocante a mídia visual e audiovisual, são as tatuagens dos entrevistados da pesquisa “Memória da pele e histórias de consumo: marcas e produtos tatuados no corpo” da UFRN, que resultou no vídeo-documentário“Pela Pele: Technicolor em gotas . Todos são potiguares (nascidos em Natal/RN) por nascimento ou por adoção e trazem no corpo o sinal do afeto com sua identificação. Este artigo pretende fazer uma reflexão do processo de construção do vídeo documentário e análise das entrevistas transcritas, com vistas ao entendimento identitário instaurado nas tatuagens. Iniciamos com uma abordagem teórica sobre as definições e conceituações de identidade em Hall (2000), Breton (2009) e Maffesoli (2000). Refletimos a partir de Canevacci (2008 – 2010) Appadurai (2004) os estudos dos fenômenos comunicação e cultura e de mediação sígnica do consumo por meio de suas marcas na vida afetiva das pessoas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50871
10.11606/issn.1984-5057.v4i2p165-179
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50871
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v4i2p165-179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50871/54955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Angela Pavan, Denice Leal Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Angela Pavan, Denice Leal Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 4 n. 2 (2012): Cultura, criatividade e consumo: espaços simbólicos em diálogo; 165-179
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855814651904