Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Adolpho
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Manhanelli, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42778
Resumo: Este artigo pretende recuperar a memória dos slogans eleitorais no Brasil, na ótica da propaganda política, mostrando de que forma essas palavras ajudam na construção da imagem eleitoral e na comunicação política dos candidatos. O estudo presente tem como objetivo a análise das representações discursivas, políticas e dos valores contidos nos slogans das eleições presidenciais, estaduais e municipais. Os resultados do estudo incidirão na análise da diferenciação discursiva, política, ideológica e dos valores contidos nos slogans de campanha. Do ponto de vista metodológico, este estudo utiliza a análise de conteúdo, percepções lingüísticas e visão histórica de sua evolução no Brasil.
id USP-63_f131cc182509d2e5f23047b47e023689
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/42778
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicanosloganspropaganda políticaBrasildiscursos.Este artigo pretende recuperar a memória dos slogans eleitorais no Brasil, na ótica da propaganda política, mostrando de que forma essas palavras ajudam na construção da imagem eleitoral e na comunicação política dos candidatos. O estudo presente tem como objetivo a análise das representações discursivas, políticas e dos valores contidos nos slogans das eleições presidenciais, estaduais e municipais. Os resultados do estudo incidirão na análise da diferenciação discursiva, política, ideológica e dos valores contidos nos slogans de campanha. Do ponto de vista metodológico, este estudo utiliza a análise de conteúdo, percepções lingüísticas e visão histórica de sua evolução no Brasil.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4277810.11606/issn.1984-5057.v1i2p235-253Signos do Consumo; v. 1 n. 2 (2009): Os signos do consumo e suas múltiplas expressões; 235-2531984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42778/46432Copyright (c) 2018 Adolpho Queiroz, Carlos Manhanelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, AdolphoManhanelli, Carlos2019-04-01T12:56:45Zoai:revistas.usp.br:article/42778Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano
title Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano
spellingShingle Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano
Queiroz, Adolpho
slogans
propaganda política
Brasil
discursos.
title_short Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano
title_full Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano
title_fullStr Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano
title_full_unstemmed Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano
title_sort Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano
author Queiroz, Adolpho
author_facet Queiroz, Adolpho
Manhanelli, Carlos
author_role author
author2 Manhanelli, Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Adolpho
Manhanelli, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv slogans
propaganda política
Brasil
discursos.
topic slogans
propaganda política
Brasil
discursos.
description Este artigo pretende recuperar a memória dos slogans eleitorais no Brasil, na ótica da propaganda política, mostrando de que forma essas palavras ajudam na construção da imagem eleitoral e na comunicação política dos candidatos. O estudo presente tem como objetivo a análise das representações discursivas, políticas e dos valores contidos nos slogans das eleições presidenciais, estaduais e municipais. Os resultados do estudo incidirão na análise da diferenciação discursiva, política, ideológica e dos valores contidos nos slogans de campanha. Do ponto de vista metodológico, este estudo utiliza a análise de conteúdo, percepções lingüísticas e visão histórica de sua evolução no Brasil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42778
10.11606/issn.1984-5057.v1i2p235-253
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42778
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v1i2p235-253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42778/46432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Adolpho Queiroz, Carlos Manhanelli
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Adolpho Queiroz, Carlos Manhanelli
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 1 n. 2 (2009): Os signos do consumo e suas múltiplas expressões; 235-253
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855442407424