SOCIAL DISCLOSURE AND ABNORMAL RETURNS: AN EVENT STUDY WITH BRAZILIAN PUBLIC COMPANIES FROM 2005 TO 2012
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/81136 |
Resumo: | O presente estudo investiga se o evento da divulgação da informação social é determinante para melhoria do retorno acionário das empresas brasileiras de capital aberto. A hipótese subjacente é que o social disclosure deve servir como instrumento capaz de reduzir o risco reputacional, favorecendo a captação de recursos mais atrativos à organização. Foram analisadas 49 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, que divulgaram relatórios de responsabilidade social no período de 2005 a 2012, totalizando 254 observações. Os níveis de social disclosure foram mensurados por um índice (ISD), baseado em Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004), que avalia as informações através de 13 indicadores. Os resultados encontrados apontaram que, para as empresas de maior ISD há uma tendência de maiores retornos, sobretudo imediatamente após a divulgação da informação. Os referidos resultados foram corroborados ao nível de significância de 5%, indicando que empresas com maiores níveis de social disclosure tendem a apresentam apresentar retornos anormais acumulados positivos e estatisticamente significantes. |
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SOCIAL DISCLOSURE AND ABNORMAL RETURNS: AN EVENT STUDY WITH BRAZILIAN PUBLIC COMPANIES FROM 2005 TO 2012SOCIAL DISCLOSURE E RETORNOS ANORMAIS: UM ESTUDO DE EVENTOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS ABERTAS NO PERÍODO DE 2005 A 2012Social Disclosure. Event Study. Corporate Reputation. Market Efficiency. Abnormal Return.Social Disclosure. Estudo de Evento. Reputação Corporativa. Eficiência de Mercado. Retorno Anormal.O presente estudo investiga se o evento da divulgação da informação social é determinante para melhoria do retorno acionário das empresas brasileiras de capital aberto. A hipótese subjacente é que o social disclosure deve servir como instrumento capaz de reduzir o risco reputacional, favorecendo a captação de recursos mais atrativos à organização. Foram analisadas 49 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, que divulgaram relatórios de responsabilidade social no período de 2005 a 2012, totalizando 254 observações. Os níveis de social disclosure foram mensurados por um índice (ISD), baseado em Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004), que avalia as informações através de 13 indicadores. Os resultados encontrados apontaram que, para as empresas de maior ISD há uma tendência de maiores retornos, sobretudo imediatamente após a divulgação da informação. Os referidos resultados foram corroborados ao nível de significância de 5%, indicando que empresas com maiores níveis de social disclosure tendem a apresentam apresentar retornos anormais acumulados positivos e estatisticamente significantes.The present study investigates if the event of social information disclosure improves stock returns of Brazilian public companies. Forty nine Brazilian companies listed on the BM&FBovespa which reported their social responsibility reports in the 2005-2012 period were analyzed, resulting in 254 pooled observations. Levels of social disclosure were measured by an index (ISD), based on Ramanathan (1976), Haydel (1989) and Hammond and Miles (2004), that evaluates the companies’ disclosed data by means of 13 indicators,. The results have shown that companies with higher ISDs usually present greater returns, especially immediately after the disclosure. These results were confirmed at a 5% significance level, indicating that firms with higher social disclosure levels tend to present positive and statistically significant accumulated abnormal returns.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2015-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/8113610.11606/rco.v9i24.81136Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 9 No. 24 (2015); 56-70Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 9 Núm. 24 (2015); 56-70Revista de Contabilidade e Organizações; v. 9 n. 24 (2015); 56-701982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/81136/103840https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/81136/146309Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Rodrigo de SouzaBarbosa, Natália de MenezesBarroso, Caio RodriguesDe Medeiros, Otávio Ribeiro2020-06-25T13:36:43Zoai:revistas.usp.br:article/81136Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:43Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
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